Home TVMinisséries Crítica | Explicando… o Coronavírus – Minissérie Completa

Crítica | Explicando… o Coronavírus – Minissérie Completa

por Leonardo Campos
204 views (a partir de agosto de 2020)

Em parceria com a Vox Media, os produtores do serviço de streaming Netflix produziram e lançaram, no peculiar ano de 2020, a minissérie documental Explicando o Coronavírus, realização audiovisual que conta com três episódios dinâmicos, visualmente interessantes, delineados por forte apelo didático, elementos comuns ao que é entretenimento, aqui complementado pelo tom informativo adequado, legitimado por depoimentos firmes e embalados por uma construção narrativa que foge do sensacionalismo e pessimismo para nos apontar caminhos mais perseverantes. Ao longo dos três blocos que possuem a média de 30 minutos, a minissérie expõe como as ações humanas que envolvem desmatamento, bem como o convívio e o confinamento de algumas espécies silvestres nos levou ao atual cenário pandêmico que ganhou os primeiros passos no final de 2019, na China, atravessou de maneira devastadora 2020 e ainda continua com seus desdobramentos não apenas em 2021, mas provavelmente depois.

O tom, no entanto, é otimista, como já mencionado, diferente de muitas produções televisivas que focam na polêmica e constroem um clima de puro horror para deixar os espectadores ainda mais tensos e assustados. Nenhum vírus, por mais avassalador que seja, nos derrotou enquanto espécie. Essa é uma das mensagens da narração que acompanha infográficos envolventes, desenvolvidos com adequação pelo setor de efeitos visuais da narrativa, produção que também ganha pontos por sua boa direção de fotografia, condução musical e edição, esta última, muito bem estabelecida ao mesclar depoimentos atuais com imagens de arquivos mais antigos, em simbiose com as perspectivas contemporâneas. Idris Elba, Laura Linney e J. K. Simmons narram os episódios com elegância, nos apresentando a Índia, como sempre, cautelosa; os Estados Unidos em sua constante arrogância; o Brasil, vergonhosamente, a seguir os passos do mentor de nosso instável e abobalhado ocupante da cadeira da presidência; sendo o desprezo da Itália e os resultados logo no começo da pandemia um dos pontos mais impactantes, tamanha o tom desolador, um motivo para debater exemplos que não devem ser seguidos.

Em sua estrutura organizada para ensinar sem complicar as coisas, tampouco ser guiado pelo marasmo que toda produção documental corre o risco de atravessar quando não é devidamente dirigida e editada, Explicando o Coronavírus investiga a pandemia e expõe conceitos, para mais adiante, no segundo episódio, apresentar os esforços de quem busca combate-la, antecipação para seu terceiro e último “ato”, voltado aos impactos sofridos por muitas pessoas que tiveram a saúde mental colapsada depois de tamanha crise sanitária que mudou o mundo que conhecíamos e estabeleceu novas formas de se trabalhar, estudar, namorar, pensar, etc. Os testes com as vacinas, a busca por derrubar campanhas de desinformação, estratégias de enfrentamento para o medo, a insônia e a ansiedade estão no texto desta minissérie documental breve, mas marcante e elucidativa ao demonstrar como reagimos ao estresse causado pelo momento pandêmico e como podemos (e devemos) lidar com o que nos foi provocado.

Para alguns, o tema pode soar repetitivo, acha vista a quantidade de estudos publicados e debatidos na mídia, bem como as informações que circulam pelo senso comum para preparar as pessoas diante de tantos impactos nos comportamentos anteriormente viciados. Assim, em sua jornada pedagógica, Explicando o Coronavírus debate o SARS-COV-2, micro-organismo da família do coronavírus, demonstrando como o processo pandêmico começou a se alastrar na China, provavelmente após o deslocamento do vírus dos bichos para os humanos, num mercado de animais na localidade que ficou conhecida por ser o epicentro da covid-19. Diante das explicações mais básicas, a minissérie expõe o que é achatar a curva, delineia questões sobre a importância da manutenção da imunidade, retrata a decadente postura de negacionistas diante das vacinas e reforça que a melhor maneira de enfrentar e diminuir os impactos causados pela pandemia é a velha tática da quarentena, algo negado por muitos descuidados. A participação de trechos de uma entrevista com Bill Gates, parte integrante de uma produção documental anterior, chamada A Próxima Pandemia, cria um tom profético, mas sem nunca perder a sua seriedade, qualidade narrativa e função social de informar num mundo tomado pelas fake news e afins.

Explicando… o Coronavírus — (Coronavirus, Explained, EUA/2020)
Direção: Claire Gordon
Roteiro: Claire Gordon, Chad Mumm, Mark W. Olsen
Elenco: Idris Elba, LauraLinney, J. K. Simmons, Ali Mattu,  Peter Daszak, Jennifer Haller, Peter Hotez, Bill Gates
Duração: 03 Episódios/30 min. cada.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais