Home TVEpisódio Crítica | For All Mankind – 2X04: Pathfinder

Crítica | For All Mankind – 2X04: Pathfinder

por Ritter Fan
905 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.

No segundo episódio dirigido por Andrew Stanton, a pegada mais marcadamente sentimental e humanista do diretor faz-se presente mais uma vez, com um resultado ainda melhor do que no já ótimo Rules of Engagement muito em razão de um roteiro por David Weddle e Bradley Thompson que reinsere com força a temática dupla de exclusão de minorias com bom foco em Ellen Wilson de um lado e Danielle Poole de outro. Claro que a história principal não é esquecida, até porque há consequência direta da explosão de Ed diante de sua esposa e filha em razão da decisão de Kelly de estudar na Academia Naval.

Essa consequência é a franca e direta conversa que Karen tem com o marido. Depois que a poeira da discussão na noite anterior baixou, ela acordou para o inegável fato de que Ed só aceitou um trabalho “atrás de escrivaninha” na NASA depois da morte de Sean porque ele prometeu a si mesmo jamais deixar sua família, por culpar-se profundamente por ter estado longe quando seu filho morreu em razão de atropelamento. Vendo a jaula em que Ed se encontrava, Karen o liberta, deixando-o – ou melhor, exigindo – que ele vá novamente para o espaço. A conversa à mesa de café da manhã é simples e inequívoca, sem rodeios e firulas, em um ótimo trabalho de Shantel VanSanten. E é claro que isso, como esperado, leva Ed a autodesignar-se comandante da missão Pathfinder, com objetivo de chegar à Marte com um ônibus espacial de propulsão atômica, deixando Molly, que já parece sentir os primeiros sintomas do inevitável câncer, em seu lugar.

Com isso, a série de certa forma “rebobina” o tempo e coloca toda a equipe original novamente em missões espaciais. Tudo bem que sabemos que Molly dificilmente voará novamente, mas Ed, exercendo seu favoritismo, colocou seu amigos Gordo e Danielle em missões novamente, com Tracy jamais as tendo largado e Ellen com seu próprio plano de também chegar em Marte. Confesso que me incomoda um pouco esse poder todo dado a Ed que, com um estalar de dedos, aparentemente faz o que quiser em termos de escolha de astronautas, o que demonstra um sistema falho e inerentemente perigoso que certamente trará problemas em breve, como o final, com Ed tendo que se ejetar de seu avião depois de usá-lo para “brincar” com Gordo, já sendo o primeiro sinal disso. Além disso, o uso dos mesmo personagens em missões-chave depois do pulo temporal de quase 10 anos cria uma situação em que uma “segunda” geração” de personagens não é criada, pois não podemos ainda contar com os extras de luxo que Ed recruta para sua missão como efetivos personagens da série.

Por outro lado, a permanência da temporada com seus decanos facilita a nossa adaptação aos temas importantes que são abordados em Pathfinder. Nós já conhecemos bem Elle e seu casamento de fachada com Larry para esconder que ela (e ele) são gays e o retorno à temática, à manutenção desse segredo bem lá no fundo do armário, com Ellen basicamente negando sua sexualidade para todos os efeitos, não precisa de muito para funcionar. O roteiro delicadamente reinsere a questão na surpreendente conversa dela com Thomas Paine, em que o político revela, com franqueza, seu amor pela exploração espacial enquanto que, inadvertidamente, ela diz para ela jamais esquecer quem ela verdadeiramente é. Com isso, a ambiciosa astronauta passa a refletir sobre seu passado, algo em que é ajudado pela providencial encomenda que recebe de sua ex-namorada e que a faz relembrar os tempos em que ela tinha mais alguém em sua vida e não só trabalho.

De maneira semelhante, mas bem mais direta como um verdadeiro tapa na cara, Dani tem sua condição de mulher negra que só foi originalmente escalada como astronauta justamente por ser negra exposta à ela por sua cunhada. Na verdade, mais do que é isso é jogada em seu colo, especialmente a eterna crítica de diversos setores da sociedade sobre os gastos do governo com o programa espacial, esvaziando os cofres para investimentos em causas sociais, como, no caso concreto, é a questão dos direitos civis dos negros nos EUA. Diria que esse é um dos principais alicerces de For All Mankind, já que a chegada dos soviéticos à Lua antes dos americanos, situação que leva exatamente à criação da História Alternativa explorada na série, tem como consequência imediata uma antecipação da igualdade entre os sexos e da valorização dos afro-americanos e isso não vinha sendo muito abordado. Na verdade, era uma temática esquecida até.

Será essencial que o assunto seja mantido na pauta da temporada e não seja “resolvida” com o comando que Dani exige de Ed e que Ed acaba entregando a ela, enfrentando Thomas no processo. Se aqui aprendemos que os direitos civis dos negros nesse EUA alternativo não mudaram tanto assim, exatamente como em nossa realidade, será muito feito se os showrunners lidarem com a questão apenas colocando Dani em momentânea posição de destaque. Claro, isso é sem dúvida importante, mas não pode ser tratado em um episódio e esquecido nos demais. É torcer para que essa abordagem passe a ser mais orgânica, assim como os direitos dos homossexuais representados na série por Ellen e que ainda não foram trabalhados a contento.

Mesmo assim, Pathfinder foi outro grande episódio de For All Mankind, equilibrando ação com um foco em questões sociais de relevo que estão no DNA da série. Não só Dani e Ellen precisam de mais ênfase como representantes das minorias de que fazem parte, como é essencial que outras causas semelhantes sejam trabalhadas com harmonia neste universo paralelo em que a Corrida Espacial perpetuou-se e acirrou-se. Aliás, só para terminar, já que falei em acirrar, ainda quero ver os astronautas na Lua portando armas…

For All Mankind – 2X04: Pathfinder (EUA, 12 de março de 2021)
Criação: Ronald D. Moore, Matt Wolpert, Ben Nedivi
Direção: Andrew Stanton
Roteiro: David Weddle, Bradley Thompson
Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Wrenn Schmidt, Sarah Jones, Shantel VanSanten, Jodi Balfour, Krys Marshall, Sonya Walger, Nate Corddry, Dan Donohue, Noah Harpster, Michael Benz, Leonora Pitts, Teya Patt, Coral Peña
Duração: 60 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais