Home TVEpisódio Crítica | For All Mankind – 2X05: The Weight

Crítica | For All Mankind – 2X05: The Weight

por Ritter Fan
735 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.

The Weight foi uma escolha interessante para episódio de metade de temporada. Nada de cliffhangers gigantescos – no máximo tivemos a bem discreta chegada dos soldados armados à Lua – e nada de momentos de tensão que marcassem esse momento normalmente “especial” em uma temporada. E não é que a metade precise ser marcada com alguma coisa, vejam bem, mas é que isso já se tornou um hábito televisivo tão grande que eu jurava que algo fora do comum fosse acontecer.

Mas a verdade é que o episódio foi muito bem conduzido por Meera Menon, que conseguiu transpor com grande eficiência o roteiro escrito por Nichole Beattie e Joe Menosky, lida com a realidade e a forma como a encaramos. Tematicamente, a única sub-trama que é mantida de Pathfinder é a de Ellen e sua resignação em esconder quem verdadeiramente é de tudo e de todos, com ela finalmente procurando sua ex-namorada e entregando-se ao seu amor quase que completamente perdido em uma boa sucessões de cenas que culmina com as duas na cama. Mesmo assim, vê-se Ellen tendo que lidar com a realidade de seu jeito e será interessante ver se ela realmente reatará aquela relação ou usará essa centelha para mudar seu comportamento, mesmo que isso ameace sua posição na NASA.

Ed Baldwin, por seu turno, agora teve que lidar com as consequências de seus atos depois de anos trabalhando atrás de uma mesa. Nada de fazer o que quiser e, principalmente, nada de não responder pelo que faz. Claro que seu castigo inexistente, graças à proteção de Molly, tornou tudo mais leve, mas a grande verdade é que ele não encarou assim como seu silêncio posterior deixou bem claro. Ed precisa parar de achar que é o mesmo jovem impetuoso que viajou para o espaço 10 anos atrás e precisa perceber que ele precisa crescer ainda mais do que já cresceu, algo que sua esposa Karen já percebeu e vem tentando agir de acordo, ainda que eu não tenha entendido muito bem o diálogo dela com o jovem Danny, dando a entender que o garoto talvez esteja romanticamente interessado por ela (ou eu estou vendo fantasmas, não sei…).

No entanto, o verdadeiro ponto alto foi a contraposição de Tracy e Gordo. Ela em Jamestown pela primeira vez, levando consigo seu estrelato e seu natural tratamento preferencial como relações públicas da base e ele fazendo de tudo não só para treinar para sua vindoura missão, como também – e principalmente – para lutar contra seu trauma que se manifesta com ataques de pânico (ou de claustrofobia, não tenho certeza) sempre que ele veste o capacete da roupa de astronauta. A forma como a diretora tratou do assunto, começando de maneira jocosa, com direito até a sequências de montagem clássicas, mas, depois, mergulhando nos lados psicológicos de cada um dos dois, foi exemplar e muito bem trabalhada, sobretudo no caso de Tracy com um crescendo de incômodo em razão de saudades, desconforto e uma miríade de outras questões que são usadas para expor a dura realidade de uma base dessas. A Lua pode parecer um destino tentador, mas a inclemência do lugar exige uma cabeça equilibrada e em paz, algo que nem Tracy, nem Gordo tem.

Fiquei particularmente feliz por ter havido tempo – ainda que bem pouco – para abordar Aleida e seu primeiro dia trabalhando na NASA em que ela demonstra sua vibração, mesmo sendo confrontada de leve sobre o porquê de sua presença ali no lugar de outros candidatos, o que pode abrir uma discussão sobre nepotismo. Tomara que a personagem seja mais aproveitada em futuros episódios, pois quase não sabemos nada dela ainda, mesmo considerando sua profunda e histórica conexão com o JSC.

Com The Weight, For All Mankind continua focando no lado humano dessa História Alternativa, deixando o sci-fi como um discreto pano de fundo para ser usado em momentos-chave. Aliás, um desses potenciais momentos-chave é armado aqui, com uma guerra não mais fria que se avizinha se a retomada do posto de mineração lunar de lítio levar ao uso das armas que, claro, nós sabemos que inevitavelmente acontecerá não só porque a Humanidade é eminentemente beligerante, mas também por estamos diante da boa e velha Arma de Chekhov.

For All Mankind – 2X05: The Weight (EUA, 19 de março de 2021)
Criação: Ronald D. Moore, Matt Wolpert, Ben Nedivi
Direção: Meera Menon
Roteiro: Nichole Beattie, Joe Menosky
Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Wrenn Schmidt, Sarah Jones, Shantel VanSanten, Jodi Balfour, Krys Marshall, Sonya Walger, Nate Corddry, Dan Donohue, Noah Harpster, Michael Benz, Leonora Pitts, Teya Patt, Coral Peña
Duração: 58 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais