Home TVEpisódio Crítica | Fundação – 1X06: Death and the Maiden

Crítica | Fundação – 1X06: Death and the Maiden

Voltamos à estaca zero, e nada mais acontece nessa série.

por Roberto Honorato
2.945 views (a partir de agosto de 2020)

  • spoilers! Confira aqui a crítica dos outros episódios!

Lá se vai metade da temporada e Fundação continua no mesmo estado há cinco episódios, sem seguir em frente, apresentando cada vez mais personagens para empilhar a quantidade de subtramas mal aproveitadas, e esperando que o espectador se importe o suficiente com as personagens e a tensão que deveria existir, mas tudo soa apenas tedioso e arrastado, como se os roteiristas imaginassem que o público sabe o que está por vir, então eles podem enrolar o quanto quiserem, já que isso tudo vai culminar em uma grande revelação (ou não).

Isso seria compreensível se a trama apresentasse mais riscos ou dilemas aos personagens além do eterno “vamos proteger o Cofre e lutar contra os anacreanos” no núcleo de Salvor Hardin, ou as reflexões filosóficas do Imperador sobre mortalidade e legado, o que são ótimas, mas já estão se estendendo por mais da metade da temporada e você parece mais estar assistindo a dissertação de uma tese de conclusão de curso ao invés de um debate envolvente sobre o assunto. Se bem que há dissertações mais dinâmicas que o texto dessa série, onde todo diálogo é entregue em um tom invariável beirando o insuportável (ou você escuta os monólogos cansativos do Imperador, ou os embates repetitivos do povo de Terminus).

A subtrama de Gaal Dornick, a única parte interessante do episódio anterior, foi deixada de fora aqui, nos abandonando mais uma vez com os mesmos núcleos dramáticos. É como se eu estivesse escrevendo a mesma coisa sobre essa série, todas as semanas. Os pontos positivos e negativos continuam o mesmo, com a única variante sendo a minha paciência e vontade de continuar assistindo os episódios dessa série, que deveria ser uma das minhas favoritas, já que amo ficção científica e o material original de Isaac Asimov. Não é questão de expectativa, hype ou algo do tipo, porque desde o primeiro episódio, assim que vi todas as mudanças da adaptação, abordei a série Fundação como algo diferente. E por ser diferente, continuo esperando que algo seja feito com isso.

Até agora, Fundação está praticamente riscando da lista os principais pontos da trama do livro, tentando ao máximo estender os espaços entre esses pontos com algum tipo de desenvolvimento de personagem que, seria extremamente necessário considerando como isso está em falta no material original, mas aqui tem sido um exercício de paciência para o público, seja o fã, que não está interessado nas mudanças sem muita criatividade (mais uma vez, apenas o núcleo do Imperador está interessante, mas começo a imaginar que isso seja apenas por conta da ótima atuação de Lee Pace), ou o espectador comum, que está mais confuso que os membros da Fundação, que deveriam ser as pessoas mais inteligentes daquele lugar, mas não conseguem acertar uma.

Fundação continua na mesma, de novo e de novo. Eu acredito que escrevi a mesma coisa nas últimas três ou quatro críticas, e isso não é uma boa notícia para uma série que ainda está no sexto episódio. Parece que David S. Goyer está tentando esticar o máximo que consegue da obra original, mas esquece que o espectador comum não sabe ou se importa com o livro de Asimov, e está apenas assistindo uma série arrastada, tediosa e sem propósito.

Que saudades de uma boa série de ficção científica pra assistir. The Expanse volta quando mesmo?

Fundação (Foundation) – 1X06: Death and the Maiden (EUA, 22 de Outubro de 2021)
Criação: Josh Friedman e David S. Goyer
Direção: Jennifer Phang
Roteiro: Josh Friedman, David S. Goyer, Marcus Gardley, baseado na obra de Isaac Asimov
Elenco: Lee Pace, Chipo Hung, Laura Birn, Terrence Mann, Alfred Enoch, Leah Harvey, Cassian Bilton, Teyarnie Galea, Daniel MacPherson, T’Nia Miller, Pravessh Rana, Kubbra Sait, Clarke Peters, Buddy Skelton.
Duração: 55 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais