Home TVEpisódioCrítica | Gen V – 2X06: Lições de Culinária

Crítica | Gen V – 2X06: Lições de Culinária

Uma pausa para rearrumar o tabuleiro.

por Ritter Fan
34 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios e séries do universo e, aqui, dos quadrinhos.

Ainda que não seja exatamente desejável ou ideal, é bastante comum que séries tenham episódios mais expositivos que praticamente isolam e congelam a narrativa e abram espaço para fazer revelações, trazer mais contexto e reposicionar as peças no tabuleiro. Claro que é muito melhor quando isso é feito de maneira orgânica e natural na progressão da história, mas, infelizmente, isso sem sempre acontece, como foi o caso de Lições de Culinária, de longe o episódio mais protocolar e básico da temporada até agora e que, espero, seja o último considerando que só há mais dois pela frente. Sim, é um episódio importante, eu sei, mas isso não quer dizer que ele esteja no nível dos demais, mesmo considerando as bem-vindas participações especiais.

No entanto, antes de chegar no elenco convidado, devo dizer que fiquei surpreso que Cipher não tinha o controle absoluto da tentativa de fuga da prisão por parte de Marie e os demais. Eu realmente achei que tudo não passava de um jogo do novo reitor para levar Marie a salvar sua irmã da morte certa com seus poderes especiais, e que não demoraria para o grupo retornar para suas celas, isso mesmo se houvesse – como efetivamente houve – a ajudinha externa de Sam. Mas gostei de ser surpreendido, mesmo achando que o que vemos acontecer não me parece ser do feitio de um personagem que constantemente está muito a frente de todos os demais em termos estratégicos. Seja como for, a fuga funciona e é bom ver Sam de volta ao lado de seus amigos, mesmo que seu passado o condene e ele tenha ainda um caminho de redenção pela frente, algo que ele compartilha com Cate, aliás.

Obviamente que o ponto alto do episódio em termos de ação e de reentrada de personagens da série principal foi a chegada da Garota Cthulhu (meu apelido carinhoso para Zoe Neuman, vivida por Olivia Morandin), que elimina Vikor (Tait Fletcher) com bastante “classe” e prenuncia a chegada de ninguém menos do que seu avô Stan Edgar (Giancarlo Esposito) que, como aparentemente todo mundo na temporada, está atrás de Marie. É a partir desse ponto, porém, que a história vai descansar um pouco lá no conveniente bunker subterrâneo do vilão-não-mais-tão-vilão-assim-que-porém-eu-não-confio-nem-um-pouco, com Sam e Emma começando um processo de reconciliação, Marie e sua irmã Annabeth (Keeya King), revelada como uma super com o poder de ver o futuro, tentando se entender e o Projeto Odessa ser, então, mais explicado. Durante o jantar que Stan Edgar prepara, aprendemos que Marie é como os mutantes de nível Ômega dos quadrinhos da Marvel Comics, ou seja, está em uma categoria de poder muito acima dos demais supers desse universo, categoria essa que só um outro personagem está: o Homelander, claro.

Não é exatamente a reviravolta mais extraordinária do mundo, pois esse conceito já havia ficado bastante claro ao longo da temporada e não era necessária toda essa pompa e circunstância para uma revelação que tem mais cara de confirmação do que de qualquer outra coisa. Por outro lado, Lições de Culinária cumpre a função de amarrar umbilicalmente as duas séries atuais da franquia, o que espero que signifique que, na próxima e derradeira temporada de The Boys, Marie tenha um papel relevante se nada para mudar esse quadro acontecer nos dois próximos episódios de Gen V. Também gosto que Stan Edgar ainda se considera no jogo de poder e, pelas sombras, planeja a retomada do controle da Vought, mais uma potencial boa ligação para o retorno efetivo do personagem na série mãe, deixando de fazer apenas participações especiais.

A manutenção do mistério sobre Cipher e sobre seu “pai” queimado na câmara hiperbárica foi uma boa decisão, ainda que sua identidade quase que com certeza seja mesmo a de Thomas Godolkin. Isso, por si só, deve alimentar boa parte do que há de história para ser contada no que resta da temporada. Eu só realmente espero que Hamish Linklater não seja um vilão de uma temporada só e que ele continue vivo para também aparecer em The Boys. E, com Marie e Cate formando uma dupla improvável, o episódio “de intervalo” chega a seu fim com boa parte dos mistérios devidamente revelados (ou reafirmados) e com uma seta bem clara apontando a direção a que essa jornada deverá levar. Agora é esperar para ver.

Gen V – 2X06: Lições de Culinária (Gen V – 2X06: Cooking Lessons – EUA, 08 de outubro de 2025)
Desenvolvimento: Craig Rosenberg, Evan Goldberg, Eric Kripke
Direção: Catriona McKenzie
Roteiro: Chelsea Grate
Elenco: Jaz Sinclair, Lizze Broadway, Maddie Phillips, London Thor, Derek Luh, Asa Germann, Sean Patrick Thomas, Hamish Linklater, Keeya King, Giancarlo Esposito, Olivia Morandin, Tait Fletcher
Duração: 45 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais