Home TVEpisódio Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X01: The City of Magpies

Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X01: The City of Magpies

por Luiz Santiago
1730 views (a partir de agosto de 2020)

  • Há SPOILERS! Confira a crítica para os outros episódios da série aqui.

The City of Magpies marca o retorno de His Dark Materials para a sua 2ª Temporada, desta vez, lidando com as consequências imediatas após a abertura do portal para diversos mundos possíveis, conforme visto em Betrayal, o Finale da Temporada passada. Responsável pelo roteiro desse retorno, Jack Thorne fez de tudo para manter uma sequência simples de eventos acontecendo, enquanto seu foco é direcionado para a relação entre Lyra e Will, inclusive com algumas simpáticas brincadeiras na comparação entre os mundos em que eles vivem.

Os outros dois núcleos que o texto apresenta recebem atenção o bastante para nos deixar interessados pelo que está por vir, embora com diferentes intensidades. No da Sra. Coulter, temos uma escalada até que rápida de intrigas muito próprias do Magisterium. As cenas são de menor escala, um tanto claustrofóbicas, mas interessantes, porque indicam, ao final, uma possível mudança de poder arquitetada pela infame mulher, que segue guiando os homens ao seu redor ao bom estilo de A Megera Domada. Estamos diante de alguém que conhece exatamente com quem está lidando e por isso mesmo sabe como manipular a cada um de modo que ela mesma seja beneficiada.

A estratégia funciona, mas como esse lado da trama rapidamente se liga a outro núcleo em desenvolvimento (o das bruxas), sua força se dissipa rapidamente. Em compensação, a aparição rápida de Lee Scoresby tem uma força curiosa que se mantém no ar. Ela serve como uma âncora narrativa para coisas que vimos na temporada passada e dá um certo calor de fidelidade e companheirismo, mesma sensação que aparece quando Lyra cita Iorek. Gostaria muito que o texto e especialmente a direção de Jamie Childs tivessem começado a construir algo nessa linha em se tratando do contato entre Lyra e Will, mas ao que tudo indica esta será uma das tônicas da temporada.

Servindo como um primeiro aperitivo para esse novo estágio da caminha de Lyra e Cia., The City of Magpies logra uma interessante reapresentação de personagens e adota um caminho mais aventureiro, certamente mais ágil do que o começo do ano anterior. Com mais problemas em jogo, ficou mais fácil para Thorne lançar sementes temáticas e também para a equipe de desenho de produção se beneficiar da variedade de mundos e criar uma notável distinção visual aqui, no que é seguido pelos figurinos e pela fotografia. Me parece que estamos entrando em uma temporada de adaptação e de muito mais procura por conhecimento, já que a tagestranhos em uma terra estranha” pode ser vista piscando em todo lugar ao longo do episódio. Vamos torcer para que, em termos de qualidade, as coisas só tendam a melhorar daqui para frente.

His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X01: The City of Magpies — Reino Unido, 2020
Direção: Jamie Childs
Roteiro: Jack Thorne
Elenco: Dafne Keen, Ruth Wilson, Lin-Manuel Miranda, Amir Wilson, Ruta Gedmintas, Jade Anouka, Remmie Milner, Marama Corlett, Will Keen, Frank Bourke, Ian Peck, David Langham, Sean Gilder, Bella Ramsey, Ella Schrey-Yeats
Duração: 46 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais