Home TVEpisódio Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X04: Tower of the Angels

Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X04: Tower of the Angels

por Luiz Santiago
2.605 (a partir de agosto de 2020)

  • Há SPOILERS! Confira a crítica para os outros episódios da série aqui.

Os dez primeiros minutos desse episódio de His Dark Materials (Fronteiras do Universo) possuem um dos ritmos narrativos mais interessantes de toda a série até aqui. Eu havia comentado no capítulo anterior sobre a sólida melhora que tivemos na montagem desta 2ª Temporada, e Tower of the Angels é uma espécie de coroação desse setor técnico, principalmente na primeira metade do capítulo.

O que mais chama a atenção nesse tipo de uso limpo e bem pensado da montagem é o sentimento de progressão das histórias de diferentes núcleos numa linha de ação intensa que sabe equilibrar cenas reflexivas e de dramaturgia impecável (o fantástico bloco de Lin-Manuel Miranda e Andrew Scott, por exemplo) com as cenas envolvendo Lyra e Will, que ainda formam o elo fraco da corrente, mesmo estando juntos. O que salva esses adolescentes, especificamente neste episódio, é a presença marcante do grande Terence Stamp como Giacomo Paradisi, o atual guardião da Faca Sutil.

O roteiro sabe muitíssimo bem o que tem em mãos e se aproveita disso. Eu ainda lamento que o arco das bruxas não esteja recebendo todo o cuidado que merecia — é muita coisa acontecendo em elipse! — mas ainda assim a composição geral dessas personagens no todo do episódio termina sendo positiva. No final, a participação delas recebe um bem-vindo ato de resposta à ação do Magisterium, e torna a busca por Lyra ainda mais interessante. Aliás, a quantidade de gente procurando pela garota é grande, e isso é certamente uma ótima construção de caminho para gerar grandes embates entre diferentes forças e intenções na reta final da temporada.

A despeito dos jovens atores, tenho achado o bloco de Lyra e Will cada vez mais instigante. Os momentos realmente bons deles dois atuando são poucos, mas a direção e o roteiro acabam dando um bom reforço ao trabalho deles, minimizando, de certo modo, a estranheza dos personagens — principalmente de Amir Wilson, que para mim não está conseguindo evoluir tão rápido quanto Dafne Keen.

No fim das contas, este acaba sendo um “problema menor” no escopo da obra, ou seja, se temos uma boa história com uma boa direção e outros setores técnicos funcionando a contento (vejam que aqui a trilha sonora está soberba, assim como a direção de fotografia, que sempre foi um dos pontos muito fortes da série), ainda teremos um baita resultado final. A partir de agora o que mais me intriga é a quantidade de distintos interesses em jogo, o que aponta para boas brigas e intrigas na reta final deste segundo ano de His Dark Materials.

His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X04: Tower of the Angels — Reino Unido, 2020
Direção: Leanne Welham
Roteiro: Namsi Khan, Jack Thorne
Elenco: Dafne Keen, Ruth Wilson, Ariyon Bakare, Lin-Manuel Miranda, Amir Wilson, Andrew Scott, Ariyon Bakare, Simone Kirby, Ruta Gedmintas, Jade Anouka, Remmie Milner, Robin Pearce, Sasha Frost, Lewis MacDougall, erence Stamp, ella Ramsey
Duração: 50 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais