Home TVEpisódio Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X05: The Scholar

Crítica | His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X05: The Scholar

por Luiz Santiago
1585 views (a partir de agosto de 2020)

  • Há SPOILERS! Confira a crítica para os outros episódios da série aqui.

Apesar desse episódio trazer uma intensa sequência de suspense — no momento em que Will e Lyra estão executando o plano para roubarem o aletiômetro — o roteiro de Francesca Gardiner procurou manter tudo em uma nota de maior tranquilidade possível, com ações que mais preparam o espectador para os dois episódios finais da temporada do que adiciona novos elementos misteriosos.

A bem da verdade, esse capítulo colhe muitos frutos semeados antes, conectando de forma interessante o núcleo de  Lyra com o de sua mãe, trazendo discussões e possibilidades que tornam o encadeamento dos eventos ainda mais fortes, especialmente porque a Sra. Coulter entra aqui com um papel de protetora de Lyra e todos sabemos o tipo de relação que mãe e filha possuem na série. Aliás, a cena de luta entre os deamons das duas me deixou verdadeiramente espantado com a raiva que Lyra sente da mãe.

Em essência, The Scholar é um episódio de recuperação do aletiômetro, mas também encaminha a Dra. Mary Malone para o mundo onde Lyra e Will estão escondidos, entrando aí como mais um fortalecimento desse bloco dramático, agora a partir de um olhar científico e maravilhado com aquilo que está vendo. Mesmo que a gente não tenha aproveitado muito desse momento de estupefação da cientista, imagino que pelo menos um mínimo desse lado o capítulo seguinte deverá nos mostrar.

E mais uma vez é preciso exaltar Ruth Wilson por sua estupenda atuação como Sra. Coulter. A cada episódio essa mulher nos apresenta uma faceta diferente de sua personagem, colocando certas emoções em cena que não imaginávamos que a personagem fosse capaz de expressar. A contracena dela com Dafne Keen foi a minha favorita do episódio, e isso vale para as duas atrizes. Eu tenho achado muito engraçado essa mudança de percepção para a presença de Keen em cena, uma presença que parece se tornar verdadeiramente boa quando ela precisa agir com bastante raiva (isso a gente sabe que ela faz bem desde Logan, convenhamos) ou quando se deixa levar por uma atitude mais séria, vide todos os momentos entre ela e Will nesse episódio.

As bruxas são citadas mas não temos mais nada delas aqui. Me parece que a reta final da temporada marcará uma espécie de cerco pelo Magisterium ou em torno dele. O que tem me deixando bem feliz nessa temporada é que o Universo verdadeiramente se abriu e agora não ficamos dependente apenas de uma única linha de eventos interessantes. Hoje temos núcleos para todos os gostos, ainda bem. E minha pergunta por agora é essa: será que Lorde Asriel aparece nesse momento final?

His Dark Materials (Fronteiras do Universo) – 2X05: The Scholar — Reino Unido, 2020
Direção: Leanne Welham
Roteiro: Francesca Gardiner
Elenco: Dafne Keen, Ruth Wilson, Ariyon Bakare, Amir Wilson, Simone Kirby, Will Keen, Frank Bourke, David Langham, Sean Gilder, Bella Ramsey, Ella Schrey-Yeats, Lewis MacDougall, Julie Hale, John Macneill, Kit Connor
Duração: 50 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais