Home QuadrinhosArco Crítica | Invencível – Vol. 5: Os Fatos da Vida

Crítica | Invencível – Vol. 5: Os Fatos da Vida

por Kevin Rick
338 views (a partir de agosto de 2020)

Os Fatos da Vida é um volume bem incomum na série — pelo menos até aqui, e pelo que me lembro de posteriores —, pois, apesar de O Melhor da Classe ser um mergulho no âmbito familiar de Mark, o quinto volume pega esse viés mais dramático e cria uma atmosfera ainda maior de estudo de personagem para todo o elenco, recheado de balões de conversa — até um pouco demais. A série sempre teve um teor de soap opera heroica, mas Robert Kirkman realmente entra de cabeça nesse arco na temática meio novelesca, apresentando muito bem as dificuldades da família Grayson, e todos que são afetados por ela.

Cada personagem ganha sua sub-trama na história, iniciando-se com Eve, em uma escapadinha do roteiro de retirá-la de cena temporariamente, com intuito de focar no relacionamento Mark/Amber. Toda essa elaboração de como a vida heroica impacta os familiares/amigos, sabendo ou não da identidade secreta, foi muito bacana de ler. Quadrinhos de heróis normalmente focam esse aspecto no próprio sofrimento do super-herói, e Invencível faz muito isso, mas o objetivo desse volume, assim como diz seu título, é uma observação da vida dentro do contexto fantástico de todos ao redor do protagonista.

Isso rende uma quantidade absurda de segmentos contidos, analisando diferentes aspectos consequentes dos núcleos de desenvolvimento pessoal de cada personagem. Em suma, é um volume de evolução cortada, espalhada no decorrer das 167 páginas entre a classe gigantesca de personagens. Dentre eles, gosto bastante do arco da Deborah Grayson, que já vinha sendo lindamente elaborado, mas aos olhos do próprio Mark sobre ela. Kirkman nos dá alguns vislumbres da verdadeira situação mental e emocional da personagem em diálogos amigáveis. E essa divergência observadora do protagonista também acontece com Amber, resultando na discussão com sua colega de faculdade sobre como ela vê a situação do relacionamento. Apesar de curtos, nada é feito superficialmente, com muito trabalho textual posto para evidenciar as dificuldades da vivência amorosa com heróis.

E o autor não se restringe ao entorno de Mark, levando-nos à realidade de Allen. As situações e a narrativa são as mesmas, mas o teor absurdo na história do alienígena transforma a trama mais dramática na Terra em uma versão cômica no espaço. Isso, até os eventos que levam à quase morte do personagem nas mãos de Viltrumitas acontecerem, já expondo caminhos tortuosos para futuros acontecimentos chocantes na obra.

Essa escolha narrativa de ir construindo vários antagonistas ao mesmo tempo da linha principal da história é um artifício um tanto complexo, e às vezes Kirkman utiliza-o demasiadamente, mas adorei a elaboração dos futuros vilões dentro da temática do volume, que é a demonstração da vida extraordinária com todos seus efeitos e sequelas. Vemos desenvolvimentos intrínsecos de múltiplos vilões, e como essa vida também afeta, diferentemente, o lado criminoso.

Não existe muito o que falar sobre Fatos da Vida, pois ele é simplesmente isso mesmo, uma série de situações episódicas mergulhando nas conjunturas íntimas dos personagens extraordinários, e os inocentes que os cercam. Ainda que seja uma leitura mais vagarosa, com muitas recapitulações de eventos antigos, Kirkman demonstra um tremendo controle do seu universo e classe de integrantes, em um sentimental exercício desse, por assim dizer, “grupo social”, dentro do quadrinho. Cabe ainda um adendo para a arte de Ryan Ottley, que nos poucos momentos de ação sanguinolenta, proporciona incríveis painéis de se imergir na ação e admirar a violência gráfica. Destoando-se ainda mais do trabalho feito até aqui, Robert Kirkman cria seu volume mais prudente, e, até o momento, o meu favorito de ler, por causa desse tratamento de conexão que laça o leitor para dentro da narrativa, manuseando melhor ações e impulsos na trama dentro do lento estudo de personagem, algo que critiquei anteriormente.

Invencível – Vol. 5: Os Fatos da Vida (Invincible – Vol. 5: The Facts of Life) – EUA, 2005

Contendo: Invencível #20 a 24
Roteiro: Robert Kirkman
Arte: Ryan Ottley
Colorista: Bill Crabtree
Letras: Rus Wooton
Editora original: Image Comics
Data original de publicação: Janeiro a julho de 2005
Páginas: 167

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais