Home QuadrinhosArco Crítica | Invencível – Vol. 9: Fora Deste Mundo

Crítica | Invencível – Vol. 9: Fora Deste Mundo

por Kevin Rick
162 views (a partir de agosto de 2020)

Após Meu Marciano Favorito resolver várias subtramas da narrativa geral de Invencível, nos preparando para um embate com o Império Viltrumita, o nono volume da série, Fora Deste Mundo, tem um abordagem mais intimista dentro do arco de Mark, focando mais nos seus problemas escolares, amorosos e familiares, além de funcionar como uma espécie de treino para a grande batalha que vem sendo elaborada desde a revelação bombástica de seu pai.

É interessante ver a linha narrativa de Kirkman lentamente criando o esboço da guerra para o leitor. Primeiro que o roteiro dá bastante atenção para a imagem de Mark como Invencível, algo deveras importante ao pensarmos na sua posição de (futuro) maior herói da Terra, além de servir como protetor intergaláctico do planeta azul para mundos exteriores. E tal fardo/papel do herói é levado em forma de questionamento para o próprio Mark, cada vez mais se distanciando de atividades normais, querendo desistir da faculdade e sempre reclamando da falta de tempo para si mesmo, até enxergando o manto como sua ocupação mais habitual e confortável.

Além disso, existe uma construção muito bacana das duas facções em evidência da futura guerra: Império Viltrumita e Coalizão dos Planetas. Dois personagens de cada lado são utilizados em interação com Mark para nos situar dos diferentes papéis adversários e qual a possível aliança do Invencível, e apesar de já termos uma ideia bem clara do posicionamento do protagonista, os pequenos vestígios da violência descomedida de Mark, resultado das raízes de Viltrum, dão um quê de dúvida intrigante sobre o caráter do protagonista. Mas retornando aos dois personagens, um deles é o querido Allen, um dos meus membros favoritos da obra, como o próprio Will perfeitamente coloca: um alien gigante e bodybuilder, que parece mais bobo do que aterrorizador. A dinâmica entre ele e Mark é muito bem feita, tanto comicamente quanto na atual parceria, em mais uma construção de Kirkman para a grande guerra, num ótimo início de amizade e cumplicidade.

Minha única ressalva ao volume acontece nas duas últimas edições, especialmente o capítulo final, no qual Kirkman parece correr com várias subtramas para fechar Fora Deste Mundo, destoando um pouquinho da temática geral do arco mais intimista e pessoal no âmbito familiar de Mark, e da elaboração de núcleos na guerra contra Viltrum. Todavia, é apenas um pequeno desvio no ótimo nono volume de Invencível. Existe muita coisa boa aqui, desde o relacionamento de Mark com sua mãe, Oliver e Eve, além do curioso núcleo de Allen unindo-se com o retorno de Nolan.

Invencível – Vol. 9: Fora Deste Mundo (Invincible – Vol. 9: Out of This World) – EUA, 2007

Contendo: Invencível #42 a 47
Roteiro: Robert Kirkman
Arte: Ryan Ottley
Colorista: Bill Crabtree
Letras: Rus Wooton
Editora original: Image Comics
Data original de publicação: junho de 2007 a dezembro de 2007
Páginas: 147

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais