Home TVEpisódio Crítica | Legends of Tomorrow – 5X07: Romeo V. Juliet: Dawn of Justness

Crítica | Legends of Tomorrow – 5X07: Romeo V. Juliet: Dawn of Justness

por Luiz Santiago
181 views (a partir de agosto de 2020)
Eu simplesmente me recuso a acreditar que uma nave como a Waverider só tenha UM banheiro! Como é possível uma coisa dessas, minha gente? Bom, pelo menos no quesito cômico esse tipo de absurdo gerou duas sequências divertidas, embora forçadas diante da tal questão 'inacreditável'. A primeira dessas cenas -- que abre este episódio maravilhosamente intitulado Romeo V. Juliet: Dawn of Justness -- estabelece que estamos realmente diante da partida de Ray Palmer, o Eléktron. O fechamento de mais uma antiga porta para as Lendas. Plano Crítico.

  • Há SPOILERS! Leia aqui as críticas dos outros episódios.

Eu simplesmente me recuso a acreditar que uma nave como a Waverider só tenha UM banheiro! Como é possível uma coisa dessas, minha gente? Bom, pelo menos no quesito cômico esse tipo de absurdo gerou duas sequências divertidas, embora forçadas diante da tal questão ‘inacreditável’. A primeira dessas cenas — que abre este episódio maravilhosamente intitulado Romeo V. Juliet: Dawn of Justness — estabelece que estamos realmente diante da partida de Ray Palmer, o Eléktron. O fechamento de mais uma antiga porta para as Lendas.

E que ótima oportunidade para uma saída, fazendo-a como uma “última missão” dramática, hilária e ao mesmo tempo essencial para Ray, não? A presença de Shakespeare aqui traz alguns momentos vergonhosos de caracterização no início, mas isso é tão rápido e tão pequeno diante do restante do episódio que se torna até um pequeno charme. Na primeira parte do episódio o time se divide em duas partes: Charlie e os meminos vão até a taverna onde está o Bardo e Sara e as meninas estão em uma reunião do Book Club na nave, dando as boas-vindas à novata Zari. Pois digam o que disserem, mas a festa do Book Club estava pelo menos umas 156 vezes melhor que a festinha na taverna.

E o mais legal é que a direção de Alexandra La Roche também acompanha essa mudança de espaço e atmosfera, colocando bons momentos de ação em cada uma das “saidinhas”, mas em sequências diferentes, de modo que a montagem mostra sequências sérias e de pura diversão contrastadas com o que acontece no núcleo vizinho. E encaixado no meio dessa duplicidade narrativa — que não trata de assuntos diferentes: é que apenas uma parte da equipe sai para campo na primeira metade do episódio, já que a missão parecia ser inicialmente fácil demais e não havia necessidade de todos fora da nave —  temos Astra novamente em um dilema, o que talvez a faça mudar de ideia em relação à parceria que fechou com Constantine… embora ainda não saibamos quais serão as consequências após ela saber o que é que o mago está procurando.

O que me deixa imensamente feliz em um episódio como esse é como a simplicidade do enredo se junta a algo necessário e importante para a série (realizar logo a saída de alguém que já tinha confirmado a saída) e ao mesmo tempo criar uma partida emocionante e criativa com isso, seguindo a história da temporada. A briga entre Nate e Ray me pareceu um estranho exagero em meio a tudo isso (afinal, estamos falando de dois amigos adultos, um deles recém-casado!), mas ao mesmo tempo compreendi o uso desse exagero pelo roteiro, porque de certa forma combina com a postura bem criançona dos dois melhores amigos aqui.

A primeira peça do ‘Loom of Fate’ foi então encontrada (disfarçada em anel), o adeus de Ray foi oficializado e mais um passo foi dado no misterioso drama entre Constantine e Astra. Quando a coisa é escrita com qualidade, não precisa ser nada complexa e nem épica, não é mesmo? Basta ser um bom drama e que nos traga diversão, como essa lindeza aqui (mista de melancolia) nos trouxe.

Legends of Tomorrow – 5X07: Romeo V. Juliet: Dawn of Justness (EUA, 17 de março de 2020)
Direção: Alexandra La Roche
Roteiro: Ray Utarnachitt, Matthew Maala
Elenco: Brandon Routh, Caity Lotz, Maisie Richardson-Sellers, Tala Ashe, Jes Macallan, Courtney Ford, Olivia Swann, Amy Louise Pemberton, Nick Zano, Dominic Purcell, Matt Ryan, Ramona Young, Shayan Sobhian, Sarah Strange, Rowan Schlosberg, Art Kitching, Liam Howe, Riley Orr, Jesse Inocalla, Brett Harris
Duração: 42 min.

Você Também pode curtir

47 comentários

Natália Oliveira da Silva 12 de junho de 2020 - 14:51

O episódio foi ótimo, mas não à altura!
Saída rápida, sem muita construção e precipitada (no meio da temporada?). Na minha humilde opinião não foi uma saída nada justa para o marcante Ray!! Fica ainda mais triste quando você descobre o quanto foi frustante para o Brandon e como ele e a Courtney ainda estão superando… 🙁

Responder
Gabriel Filipe 23 de abril de 2020 - 22:30

Eu sei q terá o texto ainda, mas q prazer eu senti vendo Zari, not Zari. 1 mês sem Legends, tava com sdds desses persoangens

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 24 de abril de 2020 - 02:45

Estou revisando o texto agora! Já já entra!

Responder
Wies e thal 25 de março de 2020 - 15:21

O ator queria continuar, o personagem é legal, mas resolveram tirar. E parece que pelo tanto que citam o cão raivoso, ele deve entrar para a série. Não sei se funcionaria, além disso ele não virou prefeito de star city? Ainda que fosse o senhor incrível, mas enfim…

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 25 de março de 2020 - 15:45

Não acompanho mais nada do Arrowverse, então não sei o que se passa fora de LoT.

Responder
Reuri Póti 23 de março de 2020 - 22:17

Titulo do episódio com referencia dupla

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 23 de março de 2020 - 23:10

Oh, yeah!

Responder
Augusto Almeida 22 de março de 2020 - 16:32

Pelo andar da carruagem o próximo a sair deve ser o Mick, ele acabará aceitando a filha dele e deixará as lendas pra viver uma vida normal, sendo pai. Espero que eles saibam trabalhar bem essa saida assim como fizerem com o Ray. Desta forma, das lendas originais só restará a Sarah, e acredito que ela deva continuar até próxima temporada pra receber novos integrantes para equipe e assim passar o bastão, se for assim, talvez a Zari (com a memoria recuperada) venha a se tornar a nova Capitã da nave.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 22 de março de 2020 - 16:39

Eu ficarei MUITO FELIZ com a saída do Mick.

Responder
Wies e thal 25 de março de 2020 - 15:21

Será que a Sara sai com a Ava no fim da temporada?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 25 de março de 2020 - 15:45

Eu torço para que não. Amo demais essas mulheres.

Responder
Nelson 26 de março de 2020 - 09:20

Acho que a Sara não sai não teria lógica ela ter uma cadeira na Liga que o Flash fundou e sair da série.

Responder
Wies e thal 30 de março de 2020 - 22:48

Mas talvez essa liga nem se reúna mais. E da formação original só ficaram ela e o rory. E como parece que os produtores querem fazer um elenco rotativo, sei não…

Responder
Stella 20 de março de 2020 - 18:04

ótima crítica. Não entendi essa decisão de retira-lo, só se for pra cortar custos da série. Já que tem Constantine.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 18:19

É. Se este for o caso, então vão substituir por um ator barato, provavelmente em começo de carreira. Porque aí não faria sentido tirar o Brandon com isso em mente e contratar alguém de cachê alto também.

Responder
Stella 20 de março de 2020 - 18:25

Deve ser aquele ator que era de supernatural, que era o representante da humanidade em crise nas infinitas terras, me deu um branco os nomes deles.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 18:35

Sério???

Responder
Stella 20 de março de 2020 - 18:35

Não é confirmação, é eu que estou levantando hipótese kkkk porque se nao me engano o papel dele era o terceiro Atomo, o Ryan Choi. E ele não se transformou num super heroi na Crise. Talvez aproveitem ele agora por ser mais barato. Q que acha?

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 19:22

Hummmmmmmmm, sim, você tem razão. Combina como substituição porque é a sequência de um legado… Hummmm… hum…. é interessante, viu!

Stella 20 de março de 2020 - 20:58

Off: Algo muito interessante que achei, um trecho de uma entrevista de 2010, de Steven Moffat sobre a idade do Doutor. Lembro que antes de sair, ele deixou um plot para o Chris Ball desenvolver. Aposto que era esse do plot twist do final dessa temporada atual. Nesse trecho da entrevista ele diz:
https://uploads.disquscdn.com/images/612206695cf4a753658b536dc7e29a80fcd319cbd1545f04fb2d18bbecd1676f.jpg

”A coisa é…ele não sabe a idade real dele, ele está mentindo. Ele poderia ter 8 mil anos. Ele pode ter 1 milhão de anos. Ele não tem ideia. Nenhum calendário lhe dará ideia.”

Isso se encaixa tbm com a série clássica, o oitavo doutor antes de se tornar o Doutor da Guerra tinha 1125 anos. Mas de repente pro nono doutor ele regrediu e voltou a ter 903 anos.Então muitas coisas levariam para essa revelação atual do Doutor. E muitos falando que Ball destruiu o cânone, sendo que se pesquisar a fundo vc descobre que não. Se Moffat continuasse provável que ele fosse levar esta revelação tbm. Ball é muito amigo do Moffat, ele escreveu dois episódios muito bons da quinta que é do Sillurianos, 8 e 9 da quinta.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 21 de março de 2020 - 00:27

Eu já tinha visto um diagrama parecido para tentar computar a idade do Doutor, mas não acompanhado dessas falas. Valeu mesmo por compartilhar. Eu realmente não sei se o Tio Moff chutaria tanto assim o balda, mas ele estava pensando em ir para terrenos perigoso. Fica ainda mais claro que a Era do Chimbs parece REALMENTE ter sido pensada em detalhes com a BBC. Acho que estou retirando a minha opinião inicial de que o Chimbs não tinha total controle e que certos caminhos estavam sendo impostos…

Stella 21 de março de 2020 - 00:37

Exatamente, adoro pesquisar sobre isso. Se fosse o Tio Moff iriam criticar de todo jeito kkkk E sempre que puder irei compartilhar novas informações somos whovians kkkk Minha visão, minha opinião mudou também após pesquisas a fundo.

Augusto 20 de março de 2020 - 16:28

E o ruim com a partida do Ray é que aquele tanto de fanfic que colocava ele como par romântico do Nate, perderam a razão de existir… brinks

Engraçado foi que eu comecei a assistir Legends justamente pelo Brandon e pela Caity já eu eu amava quando seus personagens apareciam em Arrow e fiquei triste e decepcionado: 1ª quando ele deixou de aparecer e depois quando a personagem dela foi morta ainda na 4ª temporada, Mas um tempo depois anunciaram Legends com eles e fiquei feliz por que eles estariam de volta nessa então nova série do Arrowverso.

No mais foi um bom episódio que trabalhou bem com a despedida do Brandon e da Courtney da série (Brandon já pode voltar com outro personagem) Não acharia ruim não… A despedida desses dois amigos (e da equipe) me fez chorar um bocado, mas sigamos em frente.

A vida continua!

Responder
Augusto 20 de março de 2020 - 16:28

E o ruim com a partida do Ray é que aquele tanto de fanfic que colocava ele como par romântico do Nate, perderam a razão de existir… brinks

Engraçado foi que eu comecei a assistir Legends justamente pelo Brandon e pela Caity já que eu amava quando seus personagens apareciam em Arrow e fiquei triste e decepcionado: 1ª quando ele deixou de aparecer e depois quando a personagem dela foi morta ainda na 4ª temporada, Mas um tempo depois anunciaram Legends com eles e fiquei feliz por que eles estariam de volta nessa então nova série do Arrowverso.

No mais foi um bom episódio que trabalhou bem com a despedida do Brandon e da Courtney da série (Brandon já pode voltar com outro personagem) Não acharia ruim não… A despedida desses dois amigos (e da equipe) me fez chorar um bocado, mas sigamos em frente.

A vida continua!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 18:19

Ele foi tão marcante! Voltar como outro personagem vai ser estranho demais!

Responder
Wies e thal 25 de março de 2020 - 15:21

É um avião? É um pássaro?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 25 de março de 2020 - 15:45

HAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAA

Responder
Thiago Belmont 20 de março de 2020 - 14:51

Um ator excelente que canalizou o personagem, rendeu as cenas mais legais e engraçadas da série, sem forçar a barra. Quando retornou ao papel de Superman, fez as pessoas se esquecerem de “certo alguém” que chora para voltar a ser. Não entendo o por que desta escolha, poderiam simplesmente tirar a ex-diretora Sharp, que praticamente ninguém curtiu.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 15:36

Eu gosto muito da Ava. Se tivesse que tirar alguém que tirasse o Mick, que já deu o que tinha de dar…

Responder
Thiago 20 de março de 2020 - 14:37

Eu gostei bastante do episódio e fiquei muito triste com a saída do Ray, agora que tinha todo um arco possível de exploração sendo “o casal dividindo a nave com as lendas”. Outra coisa que me preocupa é essa busca pela “loom of fate” ser algo muito enrolado como a lança do destino na segunda temporada

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 14:51

Como a série está trabalhando bem o que tem em mãos, eu consigo dar um voto de confiança. Mas medo a gente tem.

Responder
Augusto 20 de março de 2020 - 16:03

E o ruim com a partida do Ray é que aquele tanto de fanfic que colocava ele como par romântico do Nate, perderam a razão de existir… brinks

Engraçado foi que eu comecei a assistir Legends justamente pelo Brandon e pela Caity já eu eu amava quando seus personagens apareciam em Arrow e fiquei triste e decepcionado: 1ª quando ele deixou de aparecer e depois quando a personagem dela foi morta ainda na 4ª temporada, Mas um tempo depois anunciaram Legends com eles e fiquei feliz por que eles estariam de volta nessa então nova série do Arrowverso.

No mais foi um bom episódio que trabalhou bem com a despedida do Brandon e da Courtney da série (Brandon já pode voltar com outro personagem) Não acharia ruim não… A despedida desses dois amigos (e da equipe) me fez chorar um bocado, mas sigamos em frente.

A vida continua!

Responder
Augusto 20 de março de 2020 - 15:45

E o ruim com a partida do Ray é que aquele tanto de fanfic que colocava ele como par romântico do Nate, perderam a razão de existir… brinks

Engraçado foi que eu comecei a assistir Legends justamente pelo Brandon e pela Caity já eu eu amava quando seus personagens apareciam em Arrow e fiquei triste e decepcionado: 1ª quando ele deixou de aparecer e depois quando a personagem dela foi morta ainda na 4ª temporada, Mas um tempo depois anunciaram Legends com eles e fiquei feliz por que eles estariam de volta nessa então nova série do Arrowverso.

No mais foi um bom episódio que trabalhou bem com a despedida do Brandon e da Courtney da série (Brandon já pode voltar com outro personagem) Não acharia ruim não… A despedida desses dois amigos (e da equipe) me fez chorar um bocado, mas sigamos em frente.

A vida continua!

Responder
Augusto 20 de março de 2020 - 15:45

E o ruim com a partida do Ray é que aquele tanto de fanfic que colocava ele como par romântico do Nate, perderam a razão de existir… brinks

Engraçado foi que eu comecei a assistir Legends justamente pelo Brandon e pela Caity já eu eu amava quando seus personagens apareciam em Arrow e fiquei triste e decepcionado: 1ª quando ele deixou de aparecer e depois quando a personagem dela foi morta ainda na 4ª temporada, Mas um tempo depois anunciaram Legends com eles e fiquei feliz por que eles estariam de volta nessa então nova série do Arrowverso.

No mais foi um bom episódio que trabalhou bem com a despedida do Brandon e da Courtney da série (Brandon já pode voltar com outro personagem) Não acharia ruim não… A despedida desses dois amigos (e da equipe) me fez chorar um bocado, mas sigamos em frente.

A vida continua!

Responder
Gustavo Costa 20 de março de 2020 - 11:03

Eu nunca vi um “I love you” tão sincero quanto o do Ray e do Nate, sério mesmo.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:09

Orra!!!

Responder
Pedro Augusto 20 de março de 2020 - 10:39

Eu gostei do episódio sabe, mas de tanto o Nate falar de uma cena épica, uma despedida honrosa, eu tava esperando uma super briga, cenas maravilhosos e tals. Oq eu recebi me agradou muito e honrou a nota, mas eu queria mais sabe, eu estranhei ele n se despedir de todo mundo junto, mas acho que fez sentido para esse episódio, que lindo.

Ps.: Oq achou da Mona? Pareceu um personagem extra ou uma carta branca para as lendas, gostei dela assim

Ps 2.: Vc percebeu que esse é o segundo episódio seguido que eles mencionam o Cão Raivoso, o Vigilante de Arrow? N sei se vc já assistiu ele em ação, eu gosto do personagem, mas oq vc acharia dele no time das lendas agr que Arrow acabou?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:15

Eu gosto da Mona assim. Lembra o Gary. São personagens bons quando não aparecem em excesso. Aparições assim esporádicas funcionam bem.

Não o conheço de Arrow porque não vejo a série, mas já esperava que viesse alguém para entrar no lugar de Ray. Particularmente, queria que fosse alguém que ainda não está no Arrowverse. Mas vamos ver.

Responder
Vanessa Sales 20 de março de 2020 - 08:49

Desconfio que a moça que conversa com Astra é uma das “irmãs” da Charlie

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:09

Hum… MUITO INTERESSANTE isso!

Responder
Josué de Morais 20 de março de 2020 - 12:01

Também estava pensando justamente isso, ainda bem que não sou o único

Responder
Vanessa Sales 20 de março de 2020 - 07:41

Mais triste que a saída no Ray é esse episódio ter sido tão ruim.
O enredo foi legal mas poderia ser muito melhor que isso. Poderiam ter feito uma festa realmente. Parece que eles saíram fugidos.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:09

Achei esse episódio excelente! E extremamente divertido!

Responder
Josué de Morais 20 de março de 2020 - 07:38

Eu tou amando essa temporada, e sinceramente eu gostei da saída de Ray…
Assim, não que eu não goste do personagem mas é isso que é Legends é um grupo que se renova a cada temporada se aproveitando de diversos personagens esquecidos de outras séries e de novos, e apesar de termos uma dinâmica muito boa com os personagens, já estávamos ficando em espaço para novos, estou imaginando o que futuro nós trará…

Ps.: Estou preocupado com os episódios finais, estava lendo um pouco e com as produções paradas devido ao covid-19, vi que parecem planejar finalizar essas temporadas só com os materiais já gravados…

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:09

Eu imaginei isso. Pelo visto ainda não foi anunciado nada oficial, né? O que pode acontecer, se não tiverem o bastante, é botar um hiato longo e adiar o restante da temporada (tipo, parte 2) para quando a crise passar.

Responder
Vitor Guerra 20 de março de 2020 - 02:07

Pior que a parada do banheiro único não é novidade, na terceira temporada quando o Jax ta mostrando a nave pra Zari ele diz “a nave é grande mas so tem um banheiro”
E no episodio 4 dessa temporada a Sara menciona isso quando ta beijando a Ava no banheiro. Mas a cena de hoje foi hilaria kkkkk
Gostei muito do episodio o que eu mais gosto de Legends é a forma como brincam com a narrativa, cada episodio eles tentam fazer algo diferente e fazem coisas tão criativas e divertidas que não tem como não amar.
Tambem me emocionei muito com a despedida do Ray, e segundo o Brandon as lagrimas eram reais ele canalizou toda a tristeza dele por ter que sair do programa no personagem(sim ele não queria sair e ficou bastante chateado com isso)

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de março de 2020 - 11:09

Poxa, isso é bem chato. Achei que a saída realmente tinha sido por escolha do ator. Porra, vão tirar o Ray forçado e não o Mick??? QUE PORRA É ESSA????

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais