Home TVEpisódio Crítica | Legends of Tomorrow – 5X14: Swan Thong

Crítica | Legends of Tomorrow – 5X14: Swan Thong

por Luiz Santiago
233 views (a partir de agosto de 2020)

  • Há SPOILERS! Leia aqui as críticas dos outros episódios.

Bem… não foi o melhor Finale, mas certamente foi assustadora e colossalmente superior ao troncho e ridículo Hey, World! da temporada passada. Pela maneira como a temporada foi se desenvolvendo e pela parte não tão elogiável envolvendo as vilãs — mais uma vez, personagens isoladamente ou conceitualmente interessantes cujo trabalho de desenvolvimento na série foi ruim, a ponto de não nos deixar acostumados ou ligados a elas — eu imaginava que o roteiro poderia ter dificuldades para lidar com o encerramento da trama e com a deixa para o que poderia acontecer na próxima temporada. Com a abdução de Sara, está claro que realmente haverá aliens em cena.

O retorno para o ambiente de dominação das Moiras foi uma escolha acertada do texto em termos narrativos — jogando com algo que conhecíamos –, mas não foi algo que me pareceu assim tão chocante. Somando-se aí a divisão um tanto inútil dos grupos, o que tivemos no primeiro ato do episódio foi uma morna procura pela nave e ajustes diante dos desmandes promovidos pelas deusas do Destino. Não consegui mais uma vez me conectar às vilãs e, para ser sincero, achei estranhíssima a posição de Charlie diante da Nova Ordem Mundial, comprando quase que de bom grado o discurso de pessimismo absoluto frente à existência humana sem nem considerar o outro lado. Sim, a gente, como espécie, não presta. Mas pelo menos alguns de nós conseguiram/conseguem fazer algumas coisas legais e também promover e receber felicidade e amor. Difícil é engolir uma deusa rebelde que se esquece disso.

Mas dado o desconto básico de influências e comportamento retroativo para Charlie, conseguimos chegar a um segundo ato mais interessante, mais cheio de ação e com alguns momentos tocantes, sendo Zari a grande representante de tudo isso, especialmente pela relação com o irmão Behrad. Eu aprendi a amar Zari tardiamente, e ver a atriz Tala Ashe dando uma verdadeira lição de dramaturgia e tornando a sua personagem ainda mais relevante é algo extremamente prazeroso. Como sempre, quando se trata desse time, os momentos solenes são bem escritos e dirigidos e a gente acaba no meio da despedida de maneira bastante intensa, como se fôssemos realmente parte da equipe.

Infelizmente Mick (e ao que perece, seu rebento) permanecem na equipe, o que é uma má, se não péssima notícia. Ainda torço para que a saída dele ocorra logo no início da próxima temporada, mas tenho minhas dúvidas. Charlie está definitivamente fora e ora, vejam só, Astra ficou por aqui também! Acho-a uma personagem muito forte, muito intensa e os roteiristas vão ter que tomar cuidado ao escrever para ela na próxima temporada, para não deixá-la apagar os colegas ou para não torná-la chata, como fazem alguns roteiros com personagens (especialmente mulheres) que possuem personalidade forte demais.

Para mim, esta 5ª Temporada foi inesperadamente interessante. Vocês sabem que eu comecei temendo pela repetição da premissa em relação à temporada anterior, mas acabei gostando bastante da trajetória, embora tenha me decepcionado um tantinho na reta final, que vejo consideravelmente aquém daquilo que foi construído e prometido pelo show neste ano. O bom é que tivemos mais uma temporada elogiável da série, com um episódio soberbo (o da TV) e mais aquelas loucuras bacanas que a gente só encontra aqui em LoT mesmo. Até a próxima temporada, galera!

Legends of Tomorrow – 5X14: Swan Thong (EUA, 2 de junho de 2020)
Direção: Kevin Mock
Roteiro: Keto Shimizu, Morgan Faust
Elenco: Caity Lotz, Maisie Richardson-Sellers, Tala Ashe, Jes Macallan, Courtney Ford, Olivia Swann, Amy Louise Pemberton, Nick Zano, Dominic Purcell, Matt Ryan, Ramona Young, Shayan Sobhian, Adam Tsekhman, Joanna Vanderham, Mina Sundwall, Alice Hunter, Sarah Strange, Jack Gillett
Duração: 42 min.

Você Também pode curtir

56 comentários

Wies e thal 8 de junho de 2020 - 15:51

Também acho que foi superior à session finale anterior, mas pela qualidade geral da temporada, eu esperava algo melhor. De qualquer forma, essa temporada já está entre as melhores pra mim

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 18:37

Prefere esta ou a anterior?

Responder
Wies e thal 8 de junho de 2020 - 19:54

A atual. Mas podiam ter capricho mais. Também achei corrido.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 22:09

O final, especialmente.

Responder
Wies e thal 8 de junho de 2020 - 22:26

Exatamente

Wies e thal 8 de junho de 2020 - 22:26

Exatamente

Taillane Santana 7 de junho de 2020 - 07:58

Eu só discordo a respeito do Mick eu gosto muito dele e espero que ele continue na série !!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 7 de junho de 2020 - 11:42

Acontece.

Responder
Isac Marcos 6 de junho de 2020 - 19:14

Não foi um final que esperava, principalmente pelo que você citou em relação à Charlie e concordo; fugiu do que sempre foi proposto pela personagem.
Mas ainda assim teve momentos divertidos e geniais/engraçados que sempre curtimos. Meu destaque, além do que alguns já citaram, vai para algo que reclamei nas 2 últimas temporadas: a volta dos uniformes/caracterização como “heróis”, com direito ao do Nate. E de bônus, a batalha final ao som de Thong Song 😅🤣
Que haja um salto temporal rsrs e que possamos estar de volta com nossas Lendas, seus textos e a boa troca nesse espaço! Até a próxima temporada!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 21:17

Até a próxima meu querido! Mas nos vemos por aqui nas críticas de outras obras até lá! Vai acompanhar Doom Patrol? Segunda Temporada começa logo logo! 😀

Responder
Isac Marcos 7 de junho de 2020 - 18:42

Sim, dia 25, né?! Não vejo a hora do retorno, principalmente das bizarrices e das interpretações!
Que os condenados, perdidos e esquecidos façam uma 2a temporada que te dê muito trabalho para construir o rank dos episódios rsrs. Abração!!!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 7 de junho de 2020 - 21:40

Eu também quero isso! HAAHAAHHAHAHAHAHAHAAHA

E sim, é dia 25!

Responder
Isac Marcos 8 de junho de 2020 - 22:20

😅🤣 Na torcida por vc e pela gente.
Aproveitando o espaço, e como vcs usam o Disqus aqui no site para a gente poder comentar, sabe se está tendo algum problema com ele? Nunca mexi/modifiquei a configuração de notificação de novos comentários por e-mail e sempre recebia (principalmente as daqui do PC), mas já tem um tempo que não.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 22:26

Ele dá uns bugs de vez em quando. Teve atualização recente. Dá uma olhada nas configurações e vê se a opção de receber notificações foi desativada ou se não tá indo direto pro spam ou lixo do seu e-mail.

Isac Marcos 8 de junho de 2020 - 22:43

Entendi. Alterei, salvei, e alterei de volta ao original, espero que resolva; às vezes me esqueço de que comentei algo aqui rsrs e o aviso por e-mail é uma mão na roda. Obrigado.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 23:27

Depois me diga se deu tudo certo!

Wies e thal 8 de junho de 2020 - 15:51

Espero que não deixem a pereça cair, porque a primeira temporada foi excelente

Responder
Wies e thal 8 de junho de 2020 - 15:51

Luiz, a animação da arlequina tá muito bacana e passível de muito debate. Vale a pena dar uma olhada!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 18:37

Quem sabe no futuro?

Responder
clay alvez 6 de junho de 2020 - 13:25

o Mick foi rebaixado pra recorrente? fiquei com essa impressão depois que vi que ele não tava voltando pra Waverider com a equipe e achei que talvez ele tivesse sido rebaixado só que a cena dele afirmando isso não tivesse sido gravada a tempo, mas não tenho certeza
ao mesmo tempo que esse foi o pior cliffhanger, esse foi o melhor pq foi o que me deixou mais curioso, justamente porque não explicou nada do que vai rolar na próxima
pra mim essa temporada só não superou a segunda que é minha queridinha, e tirou o gosto amargo daquela papagaiada que foi a temporada passada

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 13:25

Mas nenhum cliffhanger da série EXPLICOU nada. Uma situação é dada e a partir daí a gente espera que o próximo ano desenvolva a coisa.

A temporada passada foi ótima.

Responder
clay alvez 8 de junho de 2020 - 00:42

mas eles ao menos davam uma leve ideia do que iria acontecer no season premiere, SJA, timeline quebrada, criaturas mágicas e etc., esse não, simplesmente foi a Sara abduzida sem explicar por quem ou porque, foi um roteiro bem podre mas que pra mim teve um fator positivo.

será que sou muito amargo de ter odiado a 4a temporada? achei o humor muito extrapolado, virou Doom Patrol no que era pra ser LoT, essa aqui estabilizou de forma que o humor ficou mais agradável pelo menos pra mim.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 8 de junho de 2020 - 01:21

Não sei se você é muito amargo, só sei que para mim a temporada funcionou. Claro que eu posso trazer todos os argumentos técnicos e narrativos para amparar o lado da diversão, mas você deve ter acompanhado as críticas. O que sobra daí é experiência pessoal. E com ou sem amargura, o fato é que nem toda obra funciona da mesma forma para todo mundo.

Responder
Wies e thal 8 de junho de 2020 - 15:51

Esqueceram dele por meses! Rsrsrsr

Responder
Rage Cage ಠ_ಠ 5 de junho de 2020 - 17:57

O ator do Mick confirmou que tem contrato até a 7ª temporada e que pretende ficar até o fim da série, então acho melhor se conformar com a presença dele kkk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:38

Me conformar eu não vou. Só resta agora esperar para que tornem o personagem relevante ou bom na série, se é que isso é possível e se ele realmente for apodrecer a equipe como peso morto por mais tanto tempo…

Responder
Vanessa Sales 5 de junho de 2020 - 14:28

O início do episódio foi confuso,fiquei um tempo pensando se o episódio teve algum corte.
Única coisa que eu podia dizer sobre esse episódio é: eu odeio quem decidiu manter a Zari falsa.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 23:02

Eles tinham filmado as cenas principais do episódio inteiro, mas ainda faltaram as cenas de contexto. Deu pra fechar a temporada, porque o grosso da trama já tinha sido filmado. Mas com a pandemia e a possibilidade de refazer algumas cenas e dar maior contexto às outras, eles até que fizeram um bom trabalho com o que tinham. O que não significa que é livre de problemas, né.

Responder
Vanessa Sales 6 de junho de 2020 - 08:33

Única coisa que me deixou triste foi a Zari original ir embora e o Nate novamente chupando dedo.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 09:53

Pois é. Esse coitado não tem um momento de paz na vida.

Responder
Lucas 5 de junho de 2020 - 13:47

A luta do museu foi muito superior do que a do finale de The Flash, é triste ver essa discrepância entre elas, não só nas cenas de ação. Foi um episodio muito divertido e que até me surpreendeu a respeito da Laechesi(acho que é assim que se escreve).
+Sobre a Astra, vi em alguns sites que ela não iria fazer parte do time na proxima temporada.

Responder
Raphael,O Mestre Pokemon 5 de junho de 2020 - 15:59

Só que Legends terminou de gravar antes da pandemia enquanto Flash faltou 4 episódio transformando o último gravado no finale.

Responder
Lucas 5 de junho de 2020 - 18:29

Ss, mas as cenas desse episodio já tinham sido gravadas, ao meu ver não por causa da pandemia que elas ficaram ruins.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 23:09

Aqui pelo menos eles conseguiram finalizar as filmagens principais. Faltaram cenas de ligação, mas deu pra fechar tranquilamente sem elas. Já The Flash, pelo que vi, não conseguiram filmar tudo mesmo…

Responder
Thiago 5 de junho de 2020 - 12:17

Não foi meu episódio favorito, achei umas partes, principalmente do começo, um tanto quanto picadas, não sei se por falta de gravações adicionais devido à pandemia ou o roteiro que foi bem fraquinho. Achei um pouco estranho a forma que as lendas derrotaram a Atropos, parece que ficou faltando uma explicação, sentido, sei lá. O segundo arco da inteligência artificial me pareceu mais coerente com a realidade e uma crítica ao tanto que a tecnologia interfere no nosso dia a dia (Siri, Google Assistente, Alexa, etc). Foi bom ver as lendas com seus uniformes na luta, as vezes Legends nem parece série de super herois, a piada com Maria Antonieta perdendo a cabeça pra mim nunca fica ruim. A cena da despedida da Zari foi uma das mais tristes dessa temporada, mas pelo menos nesse final todos lembraram dela e o que ela fez até voltar ao totem. Fiquei chateado um pouco com o desfecho do Nate, o cara já tinha perdido a amaya (ainda bem pq os dois eram um casalzinho sem sal), depois o pai, Zari, Ray e agora a Zari outra vez, espero que a próxima temporada seja um pouco mais feliz e não um indicativo que ele saia do elenco como foi com o Ray e Nora

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 23:02

Eles já tinham terminado as gravações principais, mas está claro que muitas cenas iriam ser estendidas aqui. Aquela do museu é a prova disso. Nora ficou completamente solta ali, né? Faltaram uma porrada de cenas de contexto, por isso essa impressão de correria e buracos.

Coitado do Nate. O carinha das desgraças aqui. Quem sabe nessa temporada ele não arranja uma namoradinha alien? HAHHAHAHAHAHAHHAHAHA

Responder
Thiago 6 de junho de 2020 - 14:07

Acho que só colocaram a Nora ali por que foi a mesma atriz que fez a Maria Antonieta no episódio dela. Quem é Caitlin Snow em desastres amorosos em fins de temporada perto do Nate? Hehehe. Se arrumar uma namoradinha alien já pode anotar que ela vai sair no finale da s6

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 16:24

Ele só sofre, coitado.

Responder
Vitor Guerra 5 de junho de 2020 - 12:10

Quase dei zero estrelas para esse episodio por SUGERIR QUE OCTOPUS GARDEN É UMA MUSICA RUIM.
Mas tirando esse CRIME eu gostei do episodio mas ele com certeza tem problemas, ele não é muito coeso, ele é bem apressado e os pontos da temporada são fechados de uma forma um tanto desajeitada. Não é um dos melhores finales(terceira temporada continua imbativel) mas foi um episodio divertido.
O que eu gostei:
A cena de luta com os Encores é fantastica, uma das melhores que essa serie já fez(Minha cena favorita foi o Constantine atravessando o chão)
A cena das lendas tentando consolar a Charlie e mostrando a ela as alegrias do livre arbítrio foi fofa.
Tudo envolvendo a duas Zaris foi perfeito, a dinâmica delas é maravilhosa é uma pena que não podemos mante-las(a cena de despedida da 1.0 foi muito bem feita e emocionante)
As piadas do Salão das más ideias foram fantasticas lol
Adorei a cena punk no final junto com a despedida da Charlie e abdução da Sara. Vou sentir falta de Legends vai ser duro esperar um ano.
PS: Aqui Luis algo divertido a produtora e roterista desse episodio postou um quadro com todas as ideias de titulo que eles tiveram para esse episodio e são todos maravilhosos, aqui: https://uploads.disquscdn.com/images/c960641f8199b2699d3f01d076c6a514718254b2e8fb48bc249cbfcbe8f2fc9e.jpg

Responder
Vanessa Sales 5 de junho de 2020 - 15:00

Constantine atravessando o chão foi perfeito. Repeti duas vezes a cena

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:41

Eu achei esse momento absurdamente maravilhoso!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:41

Octopus’s Garden é a cara do Gary, né? AHUAHUAHAUAHAUHAUAHAUH

Parece que o drama das Zaris chamou mesmo a atenção de muita gente, né? Também gostei bastante, apesar de o episódio ter essa carona corrida e atrapalhar um pouco as próprias histórias…

MANO DO CÉU, olha a quantidade de títulos possíveis!!! WOW!!!

Responder
Vitor Guerra 5 de junho de 2020 - 23:02

Criatividade pura né? kkkkkkk tem um “Loom Patrol” até homenageando Doom Patrol kkk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 23:09

Eu ri demais com tudo isso! Tem uns maravilhosos aí!

Responder
Leonardo Santos 5 de junho de 2020 - 10:39

Eu li em um comentário em um outro texto aqui no site, e vi que você é professor, e é bem legal ver um profissional conceituado que é fã da cultura pop. Lendo as críticas aqui, a gente se sente mais “integrado”, “parte do grupo”, “levado a sério”, sabe, é bem legal.
É estranho falar pra alguém que já assisti Breaking Bad inteiro, mas que agora ando assistindo Legends of Tomorrow. Haha
Excelente crítica e parabéns pelo trabalho que vocês vêm fazendo aqui no site!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:41

Muito obrigado pelas palavras, @disqus_yxrjnorgcb:disqus! Seja sempre bem-vindo nos comentários e bora bater papo sobre essas produções!

LoT tem má fama por dois motivos: é uma série da CW e teve uma 1ª Temporada terrível. Mas a série mudou bastante. Mesmo assim, o nível e proposta em relação a BrBa é de fato muito diferente. Você acompanha outras séries atualmente?

Responder
Gabriel Filipe 5 de junho de 2020 - 10:12

Gostei mais dq vc, daria um 3,5. Sobre a Charlie, ela saiu, mas eu tive um gosto de q ela vai ser tipo o Rip, aql personagem q sai, mas aparece pra um ou outro episódio. A despedida da Zari foi extremamente emocionante e um final digno, a personagem, bem diferente do da última temporada. Sobre a Charlie, a minha análise é diferente. A série nos mostrou como a Lachesis é manipuladora, pelo oq ela fez com a Astra. Tvz, ela tenha manipulado a Charlie de agm forma pra ela acreditar nql, q nem foi com a Astra com o troço da mãe no ep 11, porém, faltou uma cena q mostrasse isso. Foi o pior ep da temporada, mas pra mim um 3,5 é a nota mais justa. Ent, essa é melhor temporada da série pra vc? Pra mim é

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:41

A questão da “justiça na nota”, é algo bastante subjetivo. Para mim, 3 é a perfeição ainda com o coração muito bom e belo em termos de justiça. hehehe

Sobre sua pergunta a respeito da temporada, a resposta é não. Minha temporada favorita até agora é a 4ª Temporada.

Responder
Gabriel Filipe 6 de junho de 2020 - 06:21

Concordo sobre a parte da justiça da nota, por isso q eu falei pra mim. Eu ainda tô em dúvida entre essa e a quarta, mas eu acho que essa foi mais consistente e não teve um finale nível Heyworlf

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 09:53

O bom é que os episódios malucos e engraçados se mantiveram, para a nossa alegria!

Responder
Biônico (na quarentena) 5 de junho de 2020 - 09:44

Tomara que Astra não fique na equipe, não vejo utilidade pra ela e não gosto muito dela também. Pra mim, seria perfeito se ela tivesse ido embora e Constantine fosse com ela, gosto de Constantine, muito mesmo, mas pra mim o excesso de magia na série enjoou demais. Não é um problema ele estar na série, o problema é a magia
Pra mim foi um final decepcionante, mas não foi tão ruim como o da 4ª temp. Me senti vendo um desenho animado com a ação do episódio, o que não é uma coisa boa pq estamos falando de uma série live-action né
Desde que mudou de showrunner, a série tem caído muito, é uma pena

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:38

Eu entendo tua posição em relação à magia. Eu gosto muito do Constantine, mas vejo o teu ponto. Seria interessante vê-lo na série de modo mais esporádico. Talvez o impacto da presença dele fosse melhor aproveitado.

Agora Astra vai ser um problema, principalmente porque não é uma personagem fácil de escrever…

Responder
Biônico (na quarentena) 6 de junho de 2020 - 11:39

E sejamos francos, Astra não é uma personagem que acrescenta muito na equipe :v

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 6 de junho de 2020 - 12:40

Concordo.

Responder
Josué de Morais 5 de junho de 2020 - 09:39

Vamos lá, amei a crítica e concordo com tudo…
Acho que acrescentaria que o episódio foi corrido demais, muitas coisas acontecendo e que poderiam ter sido melhor exploradas. Na minha opinião, ele poderia ter sido dividido em dois com um terminando com o fim do tear do destino e o segundo sendo a season finale, teria mais sentido na minha opinião.
Deixa eu ver…, O PONTO ALTO do episódio foi o hall das idéias ruins, como eu ri quando vi a terra plana e o textinho? Deboche puro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, meu deus foi um toque sutil mais muitooo bom.
A batalha que vai ser inesquecível para mim, quem sonharia thong song como um tema de batalha, legends sendo legends.

Adendo: Eu queria mudar umas coisas dessa finale, tipo eu acho que a saida da zari 1 poderia ter sido maior explorada como uma subtrama da próxima temporada, com o B. morrendo e essas coisas, achei que ficou muita coisa para acontecer nesse episódio e acabou tirando um pouco da emoção da despedida dela…

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 5 de junho de 2020 - 22:38

@josudemorais:disqus tenho a mesma impressão que tu em relação ao ritmo do episódio. E isso acabou influenciando em algumas coisas, especialmente naquela parte final. A citação à saída da Zari, que você levanta, é bem o que eu penso também.

O hall das ideias ruins foi MARAVILHOSO e eu fiquei rindo à beça com o troço da Terra plana.

A batalha foi incrível, muito por conta da zuera. E o que foi o Constantine virando o chão??? OMG!!!

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais