Home QuadrinhosOne-Shot Crítica | Liga da Justiça Internacional – Anual #2: Dia do Azar! (1988)

Crítica | Liga da Justiça Internacional – Anual #2: Dia do Azar! (1988)

por Luiz Santiago
45 views

Os problemas desta horrorosa revista anual da LJI começam com o desleixo de Keith Giffen e J.M. DeMatteis em criarem um ambiente decente de continuação para ela acontecer. Mas nem para isso os autores se deram o trabalho. Como temos a participação das ex-Guardiãs Globais Fogo e Gelo, nosso primeiro impulso é localizar os eventos aqui depois da edição #15 (a primeira missão oficial delas na Liga).

Mas como a trama elenca o Senhor Milagre (sequestrado pela nave do Cluster — a organização de comércio intergaláctico de Lorde Mang Khan — entre as edições #15 a 21) e o ditador Rumaan Harjavti (assassinado na edição #16) essa classificação se torna impossível. O leitor então é obrigado a colocar a história em qualquer lugar entre as edições #12 e #14, mesmo com um impacto ou outro na continuidade.

E a história deste anual não poderia ser mais confusa do que sua [des]organização editorial. O ditador de Bialya aparece em Nova York sem mais nem menos… e é encontrado pelo Coringa sem mais nem menos… terminando por fazer um acordo… sem mais nem menos. Esse acordo coloca o Coringa para matar os membros da Liga e ele falha miseravelmente em todas as funções. Sem contar que chega a ser desrespeitosa a maneira como os autores escrevem o vilão aqui, um palhaço totalmente descaracterizado.

A edição tem alguns mínimos pontos positivos que é o clima de confraternização entre os membros da Liga, em uma espécie de “dia de folga”, com churrasco na casa do Senhor Milagre (e com sacanas piadas sexuais), para irritação de Barda. Ainda podemos apontar como algo positivo a boa a interação entre Dimitri e J’onn; a festa no restaurante russo e algumas piadinhas boas com o cineasta Ingmar Bergman ou as paqueras do Gladiador Dourado e do Besouro Azul. Mas não, definitivamente este anual não é algo interessante de se ler. Está mais para “verdadeiramente vergonhoso”.

Justice League International Annual #2 (EUA, 1988)
Roteiro: Keith Giffen, J.M. DeMatteis
Arte: Bill Willingham
Arte-final: Joe Rubinstein
Cores: Gene D’Angelo
Letras: John Costanza
Capa: Kevin Maguire
Editoria: Andrew Helfer, Kevin Dooley
40 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais