Home FilmesCríticas Crítica | Natal Com Você

Crítica | Natal Com Você

Mais uma aposta da Netflix para o período de narrativas natalinas.

por Leonardo Campos
498 views

Natal: supostamente, um período para despertar o amor, a alegria da vida, a esperança e os recomeços. É com essa estrutura que a maioria dos filmes deste subgênero do drama e das comédias românticas se estabelece, sendo as produções do streaming Netflix, um caso curioso a ser analisado. Acredito que haja um memorando circulando pelos escritórios dos executivos, a determinar como todas as narrativas do tipo devem se enquadrar, pois se analisado em paralelo ao também recente Uma Quedinha de Natal, este Natal Com Você traz elementos da mesma receita, como um bolo, tendo as suas variações. Observe: uma mulher financeiramente empoderada, a saudade da mãe já falecida, um homem circunspecto e viúvo, pai de uma filha mimosa e simpática que deseja vê-lo com uma nova mulher em sua vida, além dos coadjuvantes que englobam pessoas de má fé que desejam acabar com a magia natalina. Ah, temos também a inserção de pequenos números musicais para embalar o clima de otimismo e alguns personagens caricatos para inserção de humor em meio aos tantos momentos lacrimejantes da trama.

Esta é a estrutura de Natal Com Você, a mesma de tantos outros filmes natalinos da Netflix, do Hallmark e dos grandes e pequenos estúdios hollywoodianos. E, se na narrativa mencionada anteriormente, protagonizada por Lindsay Lohan, tínhamos o retorno de uma atriz que há tempos esteve de fora das telas, aqui reencontramos o ator Freddie Prinze Jr, proeminente nas comédias românticas do final dos anos 1990 e primeira fase dos anos 2000, também conhecido por seu desempenho no slasher Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado e sua continuação, um artista desaparecido do mundo do cinema nos últimos anos. Tais retornos com clima de volta por cima embalam a temática natalina, período conhecido por ressignificações na vida, reencontros entre pessoas, etc. É bem possível que na próxima crítica sobre algum filme do tipo, estas observações se façam presentes novamente.

Relativamente melhor que Uma Quedinha de Natal, observado comparativamente no que tange aos meandros do roteiro, assinado por Paco Farias e Michael Torres, Natal Com Você já começa com ritmo de música pop. A nossa protagonista é uma cantora famosa, Angelina (Aimee Garcia), celebridade que bomba nas redes sociais e encanta o público jovem com suas coreografias sensuais e temáticas sobre amor, relacionamentos e expressividade feminina. Ela não celebra o natal desde que a sua mãe faleceu, ente querido que ainda traz muita saudade. Certo dia, o seu produtor insiste na gravação de uma nova canção, focada na temática natalina, algo que a faz se sentir pressionada e desestimulada a continuar na carreira pop que exige novidades e mudanças constantes de formato. Nas redes sociais, contempla um vídeo de Madison (Grace Dumday), uma estudante do Ensino Médio que é fã da artista e tem como sonho, conhece-la pessoalmente.

Neste caminho, a magia natalina parece próxima de se realizar. Ela segue com a sua assistente para a cidade da garota e lá, conhece Miguel (Freddie Prinze Jr), o pai da menina órfã. O que vem depois disso o leitor pode imaginar. Idas e vindas, desencontros, clima de romance e renovação na vida de todos aqueles que tinham nos festejos natalinos um motivo para retroceder e não festejar, mas que agora podem repensar as suas jornadas, pois o amor, segundo a trama, reconstrói laços antes desatados. O professor de música, pai da garota, afastado de qualquer possibilidade de amar, vai repensar as suas motivações e assim, sentir-se envolvido pelo manto carismático da famosa que chega para mudar a sua vida e se reencontrar com valores deixados para trás também. Sob a direção de Gabriela Tagliavini, Natal Com Você nos apresenta com determinação os temas mencionados, mantendo-se plano em suas tramas e subtramas, sem novidade alguma ou ousadia, tanto em seus aspectos dramáticos quanto estéticos. É aquela história já conhecida, que sabemos como vai terminar, com design de produção caprichado, repleto de elementos típicos natalinos e direção de fotografia focada na iluminação física e psicológica dos personagens. Diverte? Sim. Ofende? Não. Como dito na análise de Uma Quedinha de Natal, é apenas mais um filme sobre a magia do dia 25 de dezembro, algo que pode passar logo no dia seguinte, quando a realidade se estabelece.

Natal Com Você (Falling for Christmas With You, EUA – 2022)
Direção: Gabriela Tagliavini
Roteiro: Paco Farias, Michael Varrati, Jennifer C. Stetson
Elenco: Aimee Garcia, Freddie Prinze Jr.,Deja Monique Cruz, Elisabocanegra, Sammy Peralta, Alexander Ramirez, Cedric Cannon, Gabriel Sloyer
Duração: 90 min

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais