Home QuadrinhosOne-Shot Crítica | O Que Aconteceria Se… Wolverine Tivesse Matado o Hulk?

Crítica | O Que Aconteceria Se… Wolverine Tivesse Matado o Hulk?

por Luiz Santiago
220 views (a partir de agosto de 2020)

SPOILERS!

Publicada em fevereiro de 1982, a What If? Vol.1 edição #31, relembrava a primeira aparição do Wolverine, na Incrível Hulk #180, onde ele aparece no meio de uma luta entre o Hulk e Wendigo.

Como parte de eventos alternativos narrados pelo Vigia, o imortal cabeçudo e careca criado por Stan Lee e Jack Kirby, temos aqui expostas as consequências de uma linha do tempo possível, mas não real. Ao invés de capturar o Hulk vivo, como mandava o governo canadense, nessa linha do tempo o Wolverine é tomado por uma raiva incontrolável e então mata o enraivecido Verdão…

Após uma sequência em que vemos o Quarteto Fantástico, os Vingadores, o Demolidor e o Aranha assistindo ao noticiário sobre a morte do Hulk, passamos para o Magneto e a Irmandade de Mutantes, onde vemos um plano se arquitetar. Aqui, é preciso ter em mente que tipo de produto você está lendo, para não ficar sentindo ânsias cronológicas e/ou lógicas sobre o que está posto diferente da linha do tempo “real” da Marvel, ok?

Sabendo que se trata de um quadrinho sobre possibilidades, é impossível não se divertir com a leitura dessa história. Claro que as consequências em torno da morte do Hulk não têm nada a ver com a morte do Hulk, mas mesmo assim, dá para entender a intenção do roteirista. Para ele, mais importante do que mostrar que vilões dominariam espaços do planeta sem o Hulk para detê-los, era mostrar o que aconteceria com o seu assassino. E, convenhamos, ele faz isso muito bem no texto.

o que aconteceria se...

Com o peito erguido e rodeado por mulheres, Logan está em um bar contando o seu último feito. Ter matado o Hulk é realmente algo grandioso e ele sabe disso. Até que alguém fica nervoso com o tal exibicionismo e parte pra cima do nanico de garras. Na briga de bar que se segue, ele mata o civil. Como a única coisa que lhe é oferecida por James Hudson é um bom advogado, o herói foge, e então é recrutado pela Irmandade liderada por Magneto.

A passagem clássica do crápula ao herói é feita via amizade e paixão. Wolverine se infiltra entre os X-Men, mas aos poucos, muda de ideia sobre o plano original. Seu fim é tão trágico e rápido quanto o do próprio Hulk.

Respondendo a pergunta do título da revista: se Wolverine tivesse matado o Hulk, o próprio Wolverine morreria tempos depois, juntamente com o Magneto. A linha do tempo nessa possível realidade narrada pelo Vigia é trágica e sem muitas concessões. Ainda bem que é só uma possibilidade, e por isso mesmo ela é tão legal. Para quem ainda não leu, saiba que vale muito a pena.

O que aconteceria se… Wolverine tivesse matado o Hulk? – EUA, 1982
Título Original:
What If?… Vol. 1 #31 — What If Wolverine Had Killed the Hulk?
Roteiro:
Rick Margopoulos
Arte: Bob Budiansky
Arte Final: Mike Esposito
Cores: Bob Sharen
34 páginas

Você Também pode curtir

2 comentários

Erik Blaz Dos Santos 20 de janeiro de 2014 - 14:48

Sempre tive a curiosidade de saber o que aconteceria, depois de ter visto umas imagens da HQ na internet 😛

Responder
Luiz Santiago 20 de janeiro de 2014 - 17:29

Cara, é uma HQ muito boa e com um tema bem interessante. Eu simplesmente adoro essa série, então sou suspeito para fazer. Hahaha

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais