Home TVTemporadas Crítica | One Punch Man – 2ª Temporada

Crítica | One Punch Man – 2ª Temporada

Existe alguém capaz de acabar com o tédio de Saitama?

por Rodrigo Pereira
4,8K views

Depois que o anime de One Punch Man estreou sua primeira temporada em 2015, foram precisos quatro anos para que a continuação da história do poderoso herói visse a luz do dia. Já com enredo apresentado e com uma legião de fãs cada vez maior, a obra criada pelo artista de pseudônimo ONE encontrou, ao contrário do protagonista até agora, um desafio digno: manter a qualidade da estreia enquanto seguia a expansão de seu universo. Felizmente, o resultado foi bastante satisfatório.

Agora com Chikara Sakurai na direção da obra, logo no primeiro episódio vemos um destaque maior para alguns dos heróis de classe S, os mais poderosos dentro da Associação dos Heróis, e que praticamente metade sequer teve qualquer contribuição na temporada anterior. Ao todo, são 17 personagens que integram essa categoria e, devido ao enorme poder necessário para atingir esse nível, é mais do que natural que queiramos vê-los em combate e com maior tempo de tela. Ainda que isso, de fato, aconteça mais, com King (Hiroki Yasumoto), Tatsumaki (Aoi Yūki), Silver Fang (Kazuhiro Yamaji), Tank Top Master (Katsuyuki Konishi) e Kinzoku Batto (Wataru Hatano) sendo exemplos disso, é um ponto que não consegue ser plenamente resolvido. 

Alguns heróis não aparecem mais do que algumas cenas ao longo dos 12 episódios, fazendo com que sequer lembremos quem são quando finalmente dão as caras, mostrando como essa questão ainda deixou a desejar. Por outro lado, a inserção de Garou (Hikaru Midorikawa) como um antagonista poderoso mostra-se um acerto ao longo dos episódios. Diferente do que vimos anteriormente, quando Saitama (Makoto Furukawa) destruiria qualquer inimigo com um soco, o descartando da trama em seguida, o humano autointitulado criatura segue presente na história e em busca de se tornar cada vez mais poderoso mesmo após ser derrotado pelo protagonista.

Isso mostra uma mudança no tom da trama. Se antes One Punch Man era quase puramente uma sátira de poderosos super-heróis capazes de vencer qualquer inimigo não importando seu poder, a mudança para uma narrativa mais “tradicional”, com um  núcleo de inimigos e possíveis ameaças realmente desafiadoras, se mostra benéfica para a série. Caso tivessem optado por manter a linha da primeira temporada, apresentando inimigos um atrás do outro só para serem destruídos por Saitama, seria algo desinteressante e maçante, além de repetitivo (sensações que já começavam a dar as caras). Com essa mudança, temos uma renovação na série, que consegue apresentar um antagonista carismático, Garou, com seu passado e sua ligação com Silver Fang auxiliando nesse fascínio, ao mesmo tempo que constrói uma ameaça ainda maior, através da Associação das Criaturas e seu misterioso e assustador líder Orochi (Atsushi Ono).

Existe a questão das sequências de lutas, que vi muitos fãs reclamarem sobre como é inferior às da primeira temporada, mas é algo que não concordo. A segunda temporada apresenta momentos de ação igualmente memoráveis, especialmente com Genos (Kaito Ishikawa) e Garou, mas também com Kinzoku Batto, Silver Fang e seu irmão Bomb (Shinya Fukumatsu).

Diferente do que vimos ao final da primeira temporada, que não havia ideia de como a história continuaria, a segunda temporada de One Punch Man deixa explícito o conteúdo da sua sequência, com Garou e a Associação das Criaturas unindo forças em busca de seus objetivos. Além de como isso acontecerá e como Saitama e os demais heróis encararão esse desafio, há o mistério envolvendo o número um da classe S, Blast, que teve somente seus monstruosos feitos citados até então. São algumas das questões que, junto da manutenção da qualidade, se espera que a terceira temporada possa responder (seja lá quando ela estreará).

One Punch Man – 2ª Temporada (Wanpanman 2, Japão -2019)
Criador: ONE
Direção: Chikara Sakurai
Roteiro: Tomohiro Suzuki
Elenco Principal: Makoto Furukawa, Kaito Ishikawa, Hikaru Midorikawa, Yoji Ueda, Hiroki Yasumoto, Aoi Yūki, Kazuhiro Yamaji, Katsuyuki Konishi, Wataru Hatano, Shinya Fukumatsu, Atsushi Ono
Duração: 20 min. (cada episódio)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais