Home Diversos Crítica | Os Arquivos de Benton, de Tim Gambrell e John Peel

Crítica | Os Arquivos de Benton, de Tim Gambrell e John Peel

Os primeiros passos de Benton na UNIT.

por Luiz Santiago
200 views

A Candy Jar Books é uma editora independente do Reino Unido (localizada em Cardiff, País de Gales), fundada em 2010. Em 2015, eles obtiveram licença da BBC para publicar uma série de romances envolvendo o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (começando com O Filho Esquecido, de Andy Frankham-Allen), e depois disso, focaram em spin-offs de Doctor Who, como The Lucy Wilson Mysteries (uma personagem que apareceu num conto de Lethbridge-Stewart) e uma série chamada Counter Measures, elencando alguns personagens do arco Remembrance of the Daleks. Em 2021, a editora iniciou uma série ambientada nos primeiros anos da UNIT, trazendo o fantástico John Benton como narrador de histórias sobre o seu passado, no melhor estilo “um homem velho relembrando os tempos de sua agitada juventude como militar“.

Esta é uma curtíssima antologia de dois contos, com histórias que se passam antes de The Invasion, no momento em que a UNIT tinha acabado de receber sinal verde para funcionamento. Benton é convidado por um colega militar para uma missão (este é o caminho dramático inicial do conto Into the Fire, escrito por Tim Gambrell) e acaba aceitando por pura consideração, mas sem real vontade. Ele acha estranho todas as recomendações, sem saber que estava entrando em uma instituição que lidava com ameaças alienígenas. O texto se passa em dois diferentes espaços, um no presente, com Benton já idoso, conversando com um amigo em um bar; e outro no passado, que é a representação detalhada de tudo o que ele está narrando.

O ambiente criado por Gambrell combina com a UNIT em processo de formação. As participações do Brigadeiro são pequenas, mas mostram uma excelente imagem de autoridade, de alguém que recebeu uma grande responsabilidade e está tentando manter tudo correndo da melhor forma possível. A ameaça alienígena nessa primeira história é meio absurda e parcialmente engraçada, tirando Benton de sua zona de conforto e fazendo-o entender exatamente onde está trabalhando. É aqui que ele recebe a oficialização como membro da UNIT e também é promovido, após entregar o relatório do caso. A morte de um antigo soldado que lutou na 2ª Guerra Mundial e que caiu em desgraça, vivendo como mendigo em Londres, é um dos pontos dolorosos abordados no texto, especialmente porque é graças a ele que a ameaça é descoberta a tempo. A homenagem feita a esse soldado e a consciência empática de Benton para o que aconteceu chega a nos comover.

O segundo conto da coletânea, Car Wars, de John Peel, se passa provavelmente algumas semanas depois de Into the Fire, e mesmo não tendo essa intenção, me fez rir o tempo todo. Eu nem liguei para a questão dos carros. A coisa mais legal dessa narrativa são os aliens estúpidos e com uma característica muito peculiar. Eles ficam tão nervosos, mas tão nervosos, que suas cabeças literalmente explodem. A ironia com que Benton se lembra desses inimigos me arrancou boas gargalhadas. Este é o tipo de aventura que você percebe que o narrador está correndo perigo, mas que ao mesmo tempo está se divertindo com tudo o que acontece. Já familiarizado com a presença de extraterrestres, Benton está mais solto, e até a sua resposta para os eventos é outra, mais divertida, mais espontânea.

Os dois contos dessa coletânea são histórias de formação de uma instituição. São histórias básicas, pouco exigentes em apresentação de conteúdo, e que tentam emular o estilo narrativo da série nos anos 1970, assim como todo um protocolo de ação da UNIT naqueles seus primeiros passados. Para quem gosta da Unidade e quer conhecer um pouco mais sobre a sua versão raiz, este certamente é um livro ideal.

The Benton Files: Into the Fire e Car Wars (Reino Unido, 9 de setembro de 2021)
Autores: Tim Gambrell e John Peel
Publicação original: Candy Jar Books
80 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais