- Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série.
Apesar de o retorno de Christopher Smith à dimensão em que ele é um filho e irmão querido, além de um herói adorado por todos, não trazer nada que já não tivesse sido abordado nos dois episódios anteriores da temporada, era importante, tematicamente, que víssemos o espelho da relação dele com Emilia Harcourt nesse outro universo depois da festa no telhado do prédio dela em O Pássaro do Homem Determina Seu Valor. O simples fato de James Gunn não fazer do Pacificador dessa outra dimensão um sujeito perfeitamente ajustado à sua vida comparativamente muito melhor que à do Pacificador Prime, evidenciando seu problema com drogas e a relação estremecida com a Harcourt de lá já merece pontos positivos, pois cria o drama necessário que torna o contraste mais desafiador e interessante.
O fato de Harcourt 2 namorar Rick Flag (Joel Kinnaman) nessa outra dimensão e Flag ser, pelo visto, bem diferente do durão que foi assassinado por Smith em Corto Maltese, ajuda nessa construção e cria ainda mais empecilhos, ficando claro que o problema da separação dela de Smith foi culpa de Smith. E, claro, com isso abre-se espaço para uma ótima sequência de ação equivalente ao pato Eagly atacando os agentes da A.R.G.U.S. no episódio anterior, em que o Pacificador liquida terroristas que convenientemente atacam o prédio do governo em frente ao parque em que eles estavam conversando. É uma sequência divertida pela variedade das mortes infligidas por Smith e por toda a sua dinâmica, com direito a um encerramento apoteótico com o irmão de Chris chegando como Capitão Triunfo (personagem tirado lá do fundo do baú dos quadrinhos de Gunn e que nunca foi o irmão do Pacificador, mas não tem problema) e derrubando o helicóptero de fuga dos bandidos.
Mas o uso da dimensão paralela, pelo menos em termos narrativos, esgotou-se aqui. Tudo o que tinha que ser estabelecido, foi estabelecido e, agora, será importante que esse paraíso comece a desmoronar para evitar repetições desnecessárias com o simples condão de enrolar a história da temporada. Afinal, pegando o universo principal como exemplo, o tema da reunião dos amigos depressivos disfuncionais cansou bem rapidamente e o dia seguinte no apartamento de Harcourt foi um dénouement que nada acrescentou (com exceção da cena pós créditos, com o maluco do Vigilante tirando as calças de Economos para botar para lavar, com direito até a beijinho na testa). E o mesmo vale para a piadinha da “cegueira aviária” de Langston Fleury que, por mais que essa hilária imbecilidade tenha funcionado maravilhosamente bem no episódio anterior, ela já deu o que tinha para dar.
Ao que tudo indica, porém, considerando o cliffhanger em que a A.R.G.U.S. está novamente prestes a invadir a casa de Chris, só que com ele por lá agora e com o time de Rick Flag Sr. reforçado pelo Judoca (Nhut Le) e por Red St. Wild (Michael Rooker em seu segundo papel no UCDC 2.0), personagem criado para a série que é caçador de águias, tudo parece caminhar justamente para um momento de ruptura na temporada em que as “dimensões” serão misturadas, ainda que não literalmente, apenas com o potencial “sangramento” de personagens de uma para a outra, como por exemplo o reencontro de Rick Flag Sr. do universo principal com seu filho do paralelo e assim por diante. E fará especial sentido que isso aconteça justamente no episódio de metade de temporada, desde que – e isso é essencial – o alienígena que não cumprimenta Smith e que parece jogar animais de estimação em uma fornalha ganhe participação proeminente.
Entre o retorno de Kinnaman, o uso da discreta Pacicleta e o morticínio dos terroristas, com destaque para os lápis nos ouvidos de um deles, Outro Rick na Manga entrega aquele nível de diversão que faz valer o esforço, mesmo que o episódio ainda deva ser considerado como preparatória para a temporada decolar, que é o que espero que aconteça já na semana que vem. O embate entre dimensões promete, só é necessário que James Gunn solte os freios de uma vez.
Pacificador – 2X03: Outro Rick na Manga (Peacemaker – 2X03: Another Rick Up My Sleeve – EUA, 04 de setembro de 2025)
Criação: James Gunn
Direção: Greg Mottola
Roteiro: James Gunn
Elenco: John Cena, Danielle Brooks, Freddie Stroma, Jennifer Holland, Steve Agee, Robert Patrick, David Denman, Frank Grillo, Sol Rodríguez, Tim Meadows, Michael Rooker, Nhut Le, Joel Kinnaman
Duração: 38 min.
