Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Pare o Massacre do Litoral (Halte au Massacre du Littoral)

Crítica | Pare o Massacre do Litoral (Halte au Massacre du Littoral)

por Luiz Santiago
39 views (a partir de agosto de 2020)

O documentário Pare o Massacre do Litoral foi realizado pelo diretor Mansour Sora Wade em 2010, com o objetivo de chamar a atenção da população para dois fatores: o da ação agressiva de grupos hoteleiros e elite senegalesa construindo na costa e poluindo o mar, e também para as consequências ambientais que todo esse processo acaba tendo para todos.

Na ocasião em que dirigiu o curta — que tem cara de simples reportagem –, o diretor presidia a SOS Littoral, grupo que tem por objetivo defender políticas ambientais e urbanas para as áreas litorâneas senegaleses, dessa forma, batendo de frente com os interessados na especulação imobiliária costeira — diminuindo o espaço livre para os cidadãos ao tornar particular extensos espaços de praia com projetos que interferem intensamente no ecossistema local.

Infelizmente o diretor não explora o quanto todas essas questões afetam os diversos grupos sociais da região, mas temos alguns depoimentos gerais que falam do aceleramento da erosão na costa por conta dessa “invasão arquitetônica” e também do quão negativo é esse tipo de projeto para o mar e toda a sua fauna, algo que na ponta da linha social de consequências também afeta o dia a dia dos pescadores, que veem sua atividade tornar-se cada vez mais difícil.

A mobilização que o diretor filme mostra é pequena, e o curta não tem nada de atrativo. É interessante porque registra uma das reuniões de grupos e associações senegalesas contra projetos urbanos absurdos, mas muitas discussões são rapidamente cortadas e falas que mereciam uma boa exploração do cineasta (como o envolvimento do Estado e a explosão imobiliária na costa, nos últimos anos) acabam sendo deixadas de lado. O curta serve como uma espécie de curiosidade, para ver o diretor Mansour Sora Wade envolvido num projeto diferente de suas ficções, mas infelizmente não vai muito além disso não.

Pare o Massacre do Litoral (Halte au Massacre du Littoral) — Senegal, 2010
Direção: Mansour Sora Wade
Duração: 23 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais