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Crítica | Popcorn: O Pesadelo Está de Volta

A metalinguagem no slasher antes de Pânico.

por Leonardo Campos
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Diálogos cheios de referências cinematográficas. Um assassino que esconde a sua identidade por meio de uma (ou várias?) máscara. Cenas de filmes clássicos exibidos e comentados durante os desdobramentos da trama. É Pânico, a saga assassina de Ghostface? Não, mas anos antes da rentável e inteligente franquia mencionada, os realizadores de Popcorn: O Pesadelo Está de Volta empregaram elementos metalinguísticos na seara de um slasher sobre personagens apaixonados por filmes, citando-os pelos quatro cantos da narrativa. Ainda no bojo das comparações, falta para este Slasher Tardio uma direção mais firme e um texto mais organizado, tal como conseguiram Wes Craven e Kevin Williamson, em 1996. Aqui, falta aos envolvidos um cuidado maior no desenvolvimento da história, dos personagens e dos conflitos, problemas que são perdoáveis diante da autenticidade da trama, conduzida num incrível clima de cinefilia incandescente, coisa de gente apaixonada por filmes, sabe? Com traços peculiares diante dos demais slashers de sua época, este pequeno clássico traz uma figura antagonista que muda de feições a cada morte, adquirindo as características da última pessoa assassinada e, assim, mantendo-se cada vez mais difícil de ser desmascarado.

Vejamos a proposta: um grupo de estudantes de cinema de uma universidade situada na Califórnia são orientados pelo professor Davis (Tony Roberts), um acadêmico que precisa lidar com os problemas financeiros institucionais e com a limitação de verba para o curso de cinema, vislumbra uma ameaça para a continuidade dos empreendimentos na área. Diante da situação, os estudantes desenvolve a ideia de restaurar um antigo cinema da região e exibir filmes de terror durante um festival, tendo em vista direcionar a grana levantada para manutenção do curso. Além disso, o lucro ajudará na realização de filmes experimentais. Assim, eles colocam os espectadores dentro de experiências imersivas, distribuindo sustos na plateia, não apenas pelos filmes exibidos, mas pelos recursos dentro da própria sala de cinema. Durante o desenvolvimento, a cenografia de Peter Murton e a fotografia de Ronnie Taylor ajudam bastante na concepção da atmosfera de cinefilia desejada, numa empreitada divertida e dinâmica.

Com ritmo assertivo para um slasher, a história traz todos os pontos básicos que compõem a cartilha deste subgênero: um segredo do passado, uma história de vingança, o uso de trajes e máscara para esconder a identidade até os momentos finais da habitual revelação e ajuste de contas. Com mortes criativas, supervisionadas pelos efeitos de maquiagem de Bob Clark, Popcorn: O Pesadelo Está de Volta flerta com a linguagem do cinema por meio de referências abundantes e só não se tornou uma produção mais emblemática do segmento por faltar uma mão mais firme na direção de Hark Herrier e Alan Orsmby, cineastas responsáveis pela empreitada. Orsmby, por sinal, também colaborou com o roteiro, escrito numa parceria com Mitchell Smith. A dupla canaliza os conflitos centrais da história em Maggie (Jill Schoellen), a personagem que ocupa o posto de final girl deste inventivo slasher lançado em 1991.

Ela é uma jovem que vem tendo constantes pesadelos muito estranhos: nestas cenas surrealistas, uma figura cabeluda aparece com uma espada peculiar, portando-se como uma imagem ameaçadora para uma garotinha que testemunha cabeças cortadas, explosões e muita fumaça, em linhas gerais, um momento onírico carregado de significações cifradas. Na posição de roteirista do filme dentro do filme, um dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, Maggie projeta os seus pesadelos na trama. Quando O Possessor, um raro filme, é encontrado e exibido para os jovens durante a organização do projeto, Maggie percebe que as mesmas imagens de suas inquietantes noites de sono aparecem na produção, um mistério que precisará ser resolvido para garantir a sua sobrevivência, pois neste cinema onde o festival acontece encontra-se ameaçado por um psicopata em busca de um acerto de contas que envolvem a personagem e o seu passado traumático. Neste embalo, até o momento da revelação, muitas mortes, gritos, perseguições e batalha diante de um impiedoso e burlesco aniquilador de vidas.

Popcorn: O Pesadelo Está de Volta (Popcorn, EUA – 1991)
Direção: Mark Herrier, Alan Ormsby
Roteiro: Mitchell Smith, Alan Ormsby
Elenco: Hannah Gonera, Frances Sholto-Douglas, Mila Rayne, Alex McGregor, Reze-Tiana Wessels, Rob van Vuuren, Jennifer Steyn, Schelaine Bennett, Masali Baduza, Michael Lawrence, Eden Classens, Nathan Castle, Richard White, Braeden Buys, Richard Wright-Firth, Arthur Falko, Reem Koussa, Jane de Wet, Larissa Crafford-Lazarus, Russell Crous, Dean Goldblum
Duração: 86 min

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