Home TVEpisódio Crítica | See – 3X02: Watch Out for Wolves

Crítica | See – 3X02: Watch Out for Wolves

Sibeth, a cobra escorregadia...

por Ritter Fan
1,5K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios. 

Alguém tinha alguma dúvida que Sibeth iria escapar de seu cativeiro para plantar mais cizânia onde quer que ela for? Pois é. Esse lado de See, que não quer enxergar o quanto a personagem se desgastou ao longo das temporadas e se tornou completamente redundante, cansa bastante, ainda que eu considere muito boa a atuação de Sylvia Hoeks como a ex-rainha, agora mãe de um menino que, ao que tudo indica, é cego e não o messias que enxerga que ela gostaria. Seja como for, não tem muito jeito e é simplesmente necessário que aceitemos que a vilã, muito provavelmente, viverá mais do que muitos outros personagens importantes, criando problema até seu último suspiro. O que realmente importa em Watch Out for Wolves é algo que raramente tenho oportunidade de elogiar em minhas críticas: as coreografias de luta nessa série.

Confesso que fico fascinado com os combates mano a mano nesta série, mesmo que eu não tenha, por razões óbvias, a menor condição de determinar se eles se pareceriam com lutas protagonizadas por cegos em situações semelhantes. Mas o ponto não é sequer estabelecer uma verdade tecnicamente indeterminável (eu acho), mas sim o quanto a equipe responsável pelas coreografias e por toda a movimentação corporal envolvida nesse processo, o que certamente inclui consultores cegos, faz tudo parecer absolutamente verossímil. Baba Voss, claro, é o maior exemplo disso, com seu jeito de andar mais próximo ao chão, sempre com a cabeça virada de maneira a ouvir melhor os sons, usando sua arma como uma espécie de extensão do braço para ele poder sentir todo o ambiente e assim por diante, permitindo-lhe aproximações silenciosas e mortais quando ele quer. Aqui, nós o vemos fazer isso com os soldados da embaixadora Trovere e com a própria embaixadora – e Harlan – em sua tenda, em uma sequência que consegue passar muito bem seu desespero para fazer de tudo para salvar Maghra e Payan, mas sem esquecer de sua técnica stealth.

E o melhor é que, em Watch Out for Wolves, pudemos comparar Baba Voss com Tamacti Jun, este em uma luta anterior contra o líder do grupo de caçadores de bruxas rebeldes, que não aceitam a nova lei exculpatória de Sibeth, encampada por Maghra, sobre aqueles que tem o dom da visão. São duas circunstâncias completamente diferentes, envolvendo guerreiros também completamente diferentes, já que Tamacti Jun não precisa depender do silêncio para lutar. Muito ao contrário até, já que o combate é franco e aberto e, em tese, até a morte, ainda que ela acabe não acontecendo. Aqui, as semelhanças com uma luta entre pessoas que enxergam é obviamente maior, mas é ao mesmo tempo perceptível os detalhes que a separa do padrão, como a maneira como cada lutador precisa entender onde exatamente está em relação ao outro sempre que eles se afastam por alguma razão ou como as expressões faciais mudam a cada golpe para eles obviamente invisível.

No entanto, a pancadaria não cura por completo os problemas que vemos no episódio e que se assemelham ao do anterior. Apesar de a história central andar um pouco mais, com Baba Voss informando sua esposa das intenções de uma facção dos Trivantianos, tudo acontece de maneira muito atabalhoada, sem uma lógica interna que ditaria uma imediata audiência com a embaixadora para a obtenção de esclarecimentos. Do jeito que tudo aconteceu, ainda será necessária a corroboração da existência da arma secreta de Tormada por Wren que, claro, fugiu para contar o que viu para Haniwa depois de executar um plano ridiculamente mal pensado para libertar o filho de Jerlamarel, resultando em sua morte.

Como se isso não bastasse, o roteiro perdeu uma oportunidade de ouro ao não usar a explosão do final do episódio passado para talvez criar algum tipo de sequela, nem que fosse temporária, para a audição de Baba Voss, reduzindo sua eficiência em combate. Ainda pode ser que isso aconteça, mas creio que o momento ideal fosse agora, no ataque aos soldados da embaixadora e não em meio à vindoura guerra.

Watch Out for Wolves destaca-se pelas lutas e pelo costumeiro apuro visual da série, mas não parece ser mais do que um apêndice ainda lento para o começo da temporada que precisa apressar o passo se quiser ser mais do que uma enorme sequência de guerra ao som da risada maléfica da imortal e escorregadia Sibeth que, claro, não demorará e virará o jogo contra sua própria irmã, como ela basicamente disse que faria neste capítulo. See, apesar de todos os pesares, é uma série muito interessante e merece um final digno. Vamos torcer para que ele venha!

See – 3X02: Watch Out for Wolves (EUA – 02 de setembro de 2022)
Criação: Steven Knight
Direção: Anders Engström
Roteiro: Kate Erickson, Jennifer Yale
Elenco: Jason Momoa, Sylvia Hoeks, Hera Hilmar, Christian Camargo, Archie Madekwe, Nesta Cooper, Eden Epstein, Tom Mison, Joshua Henry, Olivia Cheng, Trieste Kelly Dunn, Dean Jagger, David Hewlett, Michael Raymond-James
Duração: 43 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais