Home TVEpisódio Crítica | See – 3X03: This Land Is Your Land

Crítica | See – 3X03: This Land Is Your Land

Episódio salvo pelo gongo!

por Ritter Fan
743 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios. 

Um dos aspectos que mencionei repetidas vezes como um ponto negativo desta terceira temporada, que começou substancialmente mais fraca que as demais, foi a insistência com Sibeth, personagem que, para mim, não fazia mais sentido lógico dentro da história por tudo o que ela fez. No entanto, sou o primeiro a reconhecer que This Land Is Your Land sai da completa inanição quase que exclusivamente pela participação acanhada, mas muito boa e, mais ainda, tensa, da ex-rainha de Payan nos minutos finais do episódio.

Sempre gostei da atuação de Sylvia Hoeks como a maquiavélica e assassina personagem, mas nesse futuro pós-apocalíptico em que a humanidade involuiu a um estado próximo da barbárie, a lógica ditaria que ela já deveria ter sido eliminada há muito tempo. No entanto, pelo visto, Steven Knight, criador da série, quer realmente posicioná-la como a grande vilã, mesmo considerando a existência de Tormada, braço direito do falecido Edo Voss, e sua eficiente arma para dominar o mundo criada pelos filhos de Jerlamarel. Quando finalmente descobrimos que foi Kofun, em sua inocência, que ajudou a esconder a mãe de seu filho e que ela tem planos dentro de planos que são parcialmente frustrados quando a ela é revelado que o pequeno Wolffe nasceu cego e, portanto, não é o prometido que ela imaginava que seria, mas acabam permitindo sua fuga nas barbas de ninguém menos do que Baba Voss e com o potencial objetivo de se aliar ao próprio Tormada ou, claro, dar uma rasteira nele e apoderar-se dos explosivos.

Toda essa sequência final é muito bem conduzida pela direção de Anders Engström que, mesmo quase sem tempo para desenvolver todas as noções que o roteiro derrama faltando poucos minutos para o episódio acabar, demonstra ritmo e progressão narrativa invejáveis, especialmente se compararmos esses poucos minutos com praticamente tudo o que veio antes na temporada. Afinal, temos que concordar que grande parte de This Land Is Your Land não passa de reiteração daquilo que Watch Out For Wolves e Heavy Hangs the Head já haviam mais do que detalhadamente exposto, ou seja, que vem vindo uma grande ameaça para Payan e que algo precisa ser feito a respeito. Mesmo o problema dos Caçadores de Bruxas inconformados com a descriminalização daqueles que têm o dom da visão é repetido mais uma vez, desta vez com direito tanto a enforcamentos quando a um perdão coletivo pela Rainha Maghra, sem realmente apresentar algo de novo que não pudesse ter sido trabalhado antes.

Por isso é que eu digo que, se não fosse Sibeth, o que teríamos seria apenas um segundo bis in idem em apenas três episódios da última temporada da série. Se havia tão pouco para dizer, era melhor ter encerrado See com um longa-metragem. Mas sei que estou sendo radical, pois a relação de Lorde Harlan com a Embaixadora Trovere, de Trivantis também tem se revelado interessante, criando uma verdadeira história paralela de desejo e amor que se confunde com política e traição e que promete, agora, converter-se em ação por parte de Harlan em conchavo com sua amante para impedir que o vértice Militar do Triângulo que comanda Trivantis se curve à tentação de promessa de vitória certa por parte de Tormada e seu poderio bélico.

Seja como for, This Land Is Your Land parece ser o último episódio de calmaria repetitiva antes da verdadeira tempestade, com o pequeno destacamento comandado por Baba Voss prometendo acabar com as bombas lá na Casa da Iluminação da família de Jerlamarel e com Harlan e Trovere agindo politicamente na outra ponta. E tem que ser assim, pois tempo demais já foi consumido com enrolação – por melhor que sejam os valores de produção e as coreografias de luta, esses elementos não bastam – para que chegássemos à metade da derradeira temporada sem algo mais definitivo em termos de progressão narrativa. E é bem provável, pelo andar da carruagem e pela óbvia admiração que Knight sente por sua personagem Sibeth, que a ameaça direta de Trivantis seja eliminada com certa velocidade para abrir espaço para a tentativa de retorno triunfal da rainha que afogou todos os habitantes da capital de sua nação apenas para encobrir seus crimes. Já estou quase torcendo para que ela saia vitoriosa…

See – 3X03: This Land Is Your Land (EUA – 09 de setembro de 2022)
Criação: Steven Knight
Direção: Anders Engström
Roteiro: Adam Stein, Jonathan Tropper
Elenco: Jason Momoa, Sylvia Hoeks, Hera Hilmar, Christian Camargo, Archie Madekwe, Nesta Cooper, Eden Epstein, Tom Mison, Joshua Henry, Olivia Cheng, Trieste Kelly Dunn, Dean Jagger, David Hewlett, Michael Raymond-James
Duração: 53 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais