Home TVEpisódio Crítica | See – 3X06: The Lowlands

Crítica | See – 3X06: The Lowlands

Aliança profana.

por Ritter Fan
333 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios. 

Como eu estava errado em pedir a cabeça de Sibeth Kane nas críticas dos primeiros episódios da temporada final de See! Afinal, desde que o terceiro ano finalmente engrenou, a partir de The Storm (na verdade antes, pois o final de This Land Is Your Land foi ótimo em razão dela) ela vem protagonizando os melhores momentos políticos e, agora, em The Lowlands, depois de arregimentar os Caçadores de Bruxas para seu lado novamente, ela entabula uma aliança profana com Tormada, de Trivantes, prometendo fazê-lo rei e sacrificando Lucien Bray no processo, só para marcar seu ponto. Não que eu realmente acredite que ela cumprirá sua promessa ao cientista assassino, mas a mera reunião dos dois para colocar Payan de joelhos com as bombas já é algo a ser temido, mesmo que isso seja mesmo efêmero.

Aliás, o que dizer de toda aquela sequência que começa com Sibeth abraçando uma das bombas como na imagem que escolhi para ilustrar a presente crítica? Logo de imediato me veio à mente o “título alternativo” de Dr. Fantástico não usado no Brasil, Como Eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e a Amar a Bomba, ainda que com contornos ainda mais sinistro e doentios, até porque See não é uma comédia de humor ácido e sim um drama. Toda aquela manipulação de Sibeth que pega tanto Tormada quanto Lucien de surpresa, em um plano egoísta que tem como exclusivo objetivo fazê-la retornar ao trono de um país cuja capital anterior ela mesmo destruíra? Só essa sequência dominada pela costumeiramente fantástica atuação de Sylvia Hoeks já mais do que vale todo o episódio.

Mas ele tem mais do que essas intrigas que deságuam no começo do cerco de Paya com catapultas para arremessar as bombas à distância e que me fazem pensar como é que Maghra, Tamacti Jun e seus soldados lidarão com isso. Há a jornada de Baba Voss e companhia pelas perigosas planícies do título para chegar em Paya primeiro que os levam a serem atacados por canibais em meio ao que parece ser um antiquíssimo estacionamento de shopping. Não tenho como dizer que toda a situação é particularmente original ou minimamente diferente do que já vimos antes. É, na melhor das hipóteses, um dos mais usados clichês em situações como essa, pois canibais sempre são aqueles inimigos “surpresa” horrendos que volta e meia aparecem em futuros pós-apocalípticos.

No entanto, em See, os combates corpo a corpo sempre são interessantes e sempre trazem boas novidades, especialmente no quesito coreografia. E, mais uma vez, a série não desaponta, primeiro mostrando um ataque frenético, confuso, mas assustador que culmina com a captura de Haniwa e de Harlan para eles virarem refeições pelos próximos dias. O desnorteamento e velocidade da sequência são pontos positivos que têm a marca do cuidado da série nesse quesito. Diria, por outro, que as cenas dos dois no cativeiro são bem menos inspiradas, chegando a ser um pouco frustrantes pelo fato de Haniwa enxergar e não estar amarrada de maneira que ela não possa se movimentar, o que me faz estranhar o porquê de ela não ter procurado os cacos de vidro que ela sussurrou para Harlan.

O que, porém, é a cereja no bolo neste lado da história, é, mais uma vez, a intervenção de Baba Voss que atrai os canibais para atacá-los novamente, corta o braço de um só para que ele o leve até seu esconderijo e, uma vez lá, parte para lutar contra o líder deles em uma pancadaria visceral e extremamente violenta que acaba com – até onde pude entender – o protagonista abrindo a barriga do sujeito com as próprias mãos. Sem dúvida um momento memorável na série, ainda que esteja dentro de um contexto clichê que só existe para matar Harlan, algo mais do que esperado, pois sua função na história se foi, e evitar que eles cheguem antes em Paya, permitindo o cliffhanger mencionado acima.

The Lowlands ganha muitos pontos pelos excelentes momentos com Sibeth Kane e perde alguns pela “perigosa jornada” de Baba Voss que é dependente demais de artifícios banais para impedir seu avanço. O saldo ainda é muito positivo e See mostra-se disposto a encerrar sua história de maneira muito competente, fazendo jus ao que veio antes.

See – 3X06: The Lowlands (EUA – 30 de setembro de 2022)
Criação: Steven Knight
Direção: Anders Engström
Roteiro: Karl Taro Greenfeld, Nelson Greaves
Elenco: Jason Momoa, Sylvia Hoeks, Hera Hilmar, Christian Camargo, Archie Madekwe, Nesta Cooper, Eden Epstein, Tom Mison, Joshua Henry, Olivia Cheng, Trieste Kelly Dunn, Dean Jagger, David Hewlett, Michael Raymond-James, Tamara Tunie, Damaris Lewis, Michael Raymond-James
Duração: 46 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais