- Há spoilers.
É com muita tristeza que o quarto episódio da 27ª temporada de South Park comunica a seus espectadores que o City Wok – pronunciado por seu próprio dono como Shitty Wok -, único restaurante chinês da cidade, agora não mais é um restaurante, mas sim uma loja de bugigangas asiáticas, dentre elas o inexplicável, horrendo, assustador e absurdamente caro Labubu, um acessório da moda que normalmente fica pendurado em bolsas femininas. É, basicamente, um monstrinho de várias cores diferentes que são artificialmente tornadas raras por seus criadores, uma prática cada vez mais comum nas mais várias categorias de produtos, de maneira a gerar o bom e velho impulso de se jogar dinheiro no lixo que, como tudo que tem esse viés, ganha uma expressão bonita, no caso colecionismo.
São os Labubus o alvo de uma briga entre duas meninas na escola de South Park que Cartman logo detecta e chama seus colegas para assistir e que as leva diante da presença de Jesus, agora psicopedagogo, que fica estupefato primeiro sequer sem saber o que são essas pelúcias dentuças e, depois, sem saber o que fazer. E é um Labubu o objeto de desejo de Red, menina prestes a fazer aniversário, que convida Butters para a festa pedindo de presente um Labubu raro específico, sendo que esses Labubus são vendidos em blind boxes, ou caixas fechadas, em que ninguém pode saber o conteúdo, fazendo com que mais dinheiro seja jogado no lixo. Mal sabe o coitado do Butters, porém, que Labubus raros são usados em cerimônias satânicas, muitas delas transmitidas em redes sociais, e é exatamente isso que ele acaba testemunhando, com a invocação demoníaca de ninguém menos do que… Donald Trump!
Aliás, essa aparição do presidente americano no centro de um pentagrama desenhado no chão por Red é o ponto alto de outro tema do episódio, que é a tentativa da Fox News – a única rede jornalística sancionada pelo governo – de revelar ao mundo a relação amorosa entre o presidente e Satã que têm sido vistos viajando juntos para lá e para cá enquanto Melania fica em Nova York. Mas, claro, essa “busca pela verdade” não tem nenhum condão de condenação, de assombro ou reações humanas normais, mas sim uma maneira de se confirmar aquilo que a Fox News e as pessoas representadas por ela esperam com alegria, que é justamente essa relação carnal entre Trump e o Coisa Ruim. E o melhor é que, aqui, reitera-se o que já foi mostrado antes, que é o desespero de Satã em sair desse relacionamento tóxico, em que ele é a vítima.
Mas a crítica a Trump vem de outra maneira também, já que, pelo visto, nada nessa temporada será usado sem que haja um elemento “trumpeiro” por trás, no que Trey Parker está mais do que certo, vale salientar. Os Labubus servem de plataforma para o roteiro abordar as imposições tarifárias de Donald Trump, que, por sua vez, são usadas pelo Sr. Tuong Lu Kim, dono do City Wok convertido em lojas de porcarias, não só para deixar bem claro quem paga essas tarifas, como, também, para explorar sem dó aqueles que desejam comprar imbecilidades como os Labubus. O encaixe é certeiro e providencial, com Butters perdido nesse processo e a esposa do Sr. Lu Kim aparecendo para criticar o marido em sua língua natal e toda vez sendo afastada por ele. A circularidade do roteiro é excelente, pois tudo obrigatoriamente passa pelo (des)governo dos EUA, mantendo a figura de Trump sempre como alvo absoluto da fúria criativa de Trey Parker.
Por outro lado, esse é o primeiro episódio da temporada que encontra um bom equilíbrio entre o uso dos personagens tradicionais da série – ok, Cartman e seus três amigos quase não aparecem, mas Butters os substitui – e a abordagem explícita e inclemente de Trump na Casa Branca. Gosto muito que o capítulo essencialmente gire em torno de Butters, com Trump e seu pacto demoníaco ficando em segundo plano, abrindo um bom espaço para o cotidiano na escola, mesmo que afetado indiretamente pelos impostos canetados semanalmente pelo descontrolado presidente cuja realidade, como sempre digo, está muita a frente da ficção. Por outro lado, taxar Labubus não me parece ser algo especialmente ruim…
South Park – 27X04: Wok Já Era (South Park – 27X04: Wok is Dead – EUA, 03 de setembro de 2025)
Direção: Trey Parker
Roteiro: Trey Parker
Elenco (vozes originais): Trey Parker, Matt Stone, April Stewart
Duração: 22 min.