Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Lower Decks – 2X10: First First Contact

Crítica | Star Trek: Lower Decks – 2X10: First First Contact

Queremos o spin-off das belugas taradas!

por Ritter Fan
268 views (a partir de agosto de 2020)

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

Quase que como em filmes que são estruturados com uma moldura narrativa, First First Contact conta duas histórias. Uma delas está exatamente na moldura e diz respeito à Capitã Freeman, funcionando como o impulso do drama do episódio e também como seu cliffhanger para a próxima temporada e a outra está em tudo entre uma ponta e outra, lidando com uma típica e quase clássica aventura de Star Trek, do jeito que encontramos nas séries e filmes live-action mais movimentados da franquia.

No entanto, devo dizer de antemão que esse enquadramento não foi lá tão bem sucedido quanto Mike McMahan achava que seria. Sim, ele cria o gancho necessário para nos deixar curiosos pelo vindouro terceiro ano da série, mas ele parece pouco orgânico quando pensamos no episódio como um todo monolítico. A própria promoção da capitã é algo razoavelmente aleatório, tirado da cartola do showrunner sem preparação alguma, ainda que sua natureza “secreta” fosse um impeditivo para que algo fosse anunciado antes, mas não para que houve uma mínima construção que evitasse a surpresa completa para nós, espectadores. E o final, mesmo fazendo referência ao tema recorrente da inimizade com os Pakleds que vimos pela primeira vez em The Spy Humongous e, depois, mais fortemente, com um ingrediente Klingon, no sensacional wej Duj, acabou parecido demais com a saída de Boimler ao final da temporada inaugural.

Felizmente, porém, tudo o que está dentro da moldura, é uma excelente pintura que tira inspiração dos momentos mais excitantes da franquia, com a Cerritos tendo que proceder a um complicado e perigoso resgate da tripulação da Archimedes, sob o comando da Capitã Sonya Gomez (Lycia Naff retornando ao mesmo papel lá atrás, de dois episódios de A Nova Geração), que basicamente leva à nave a ser completamente descascada por ordens de Freeman, depois que o diligente Rutherford bola um plano salvador. Há de tudo um pouco: discurso emotivo da capitã para sua tripulação pedindo ajuda de todos para a missão, salvamentos no último segundo de Mariner e de Boimler, tensão criada pela última placa que precisa ser ejetada antes do mergulho final para salvar a Archimedes e, claro, o primeiro Primeiro Contato da Cerritos com uma nova civilização.

A condução da ação pela direção de Jason Zurek é exemplar, com cortes precisos que mantém cada núcleo funcionando paralelamente de maneira bem ritmada, dando inclusive tempo de finalmente sermos apresentados à já algumas vezes citada – inclusive em A Nova Geração – Cetacean Ops, divisão cuja função me escapa completamente, mas que já quero spin-off, e que é composta de um tanque com duas baleias beluga taradas por Rutherford. Simplesmente impagável, especialmente porque as duas falam em sua própria língua, com direito a legendas, claro, e que Rutherford entende como muita gente do Universo Star Wars entende a linguagem dos robozinhos.

Aliás, interessantemente, considerando a falta de memória de Rutherford já que ele passou a salvar tudo em triplicata, o que lhe faz ver mensagens que obstruem sua visão, o roteiro ainda espertamente insere um elemento surpresa que revela que seus implantes talvez não tenham sido voluntários, havendo um motivo secreto ulterior que provavelmente será um dos temas recorrentes da próxima temporada. Será que teria alguma relação com a sempre misteriosa e sinistra Seção 31?

First First Contact pode não ter sido o melhor final possível para a ótima 2ª temporada de Star Trek: Lower Decks por não ter conseguido unir suas histórias de maneira mais fluida, mas, mesmo assim, é um episódio que garante diversão da mais alta qualidade e que consegue transitar bem entre seus personagens principais. Será no mínimo interessante ver até quando a narrativa contínua dos Pakleds permanece como fio condutor e como o segredo de Rutherford será desenvolvido.

Star Trek: Lower Decks – 2X10: First First Contact (EUA, 14 de outubro de 2021)
Showrunner: Mike McMahan
Direção: Jason Zurek
Roteiro: Mike McMahan
Elenco (vozes originais): Tawny Newsome, Jack Quaid, Noël Wells, Eugene Cordero, Dawnn Lewis, Jerry O’Connell, Fred Tatasciore, Gillian Vigman, Paul Scheer, Lycia Naff
Duração: 26 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais