Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Strange New Worlds – 2X07: Those Old Scientists

Crítica | Star Trek: Strange New Worlds – 2X07: Those Old Scientists

Fanboys na Enterprise!

por Kevin Rick
2,3K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

Como esperado desde que o material de promoção da segunda temporada de SNW foi divulgado, finalmente estamos na presença do crossover entre a série e a fantástica animação Lower Decks, que acompanha os tripulantes dos conveses inferiores das naves da Federação, normalmente apenas figurantes nas produções da franquia. O estabelecimento da história é simples e eficiente: o U.S.S. Cerritos está conduzindo uma verificação de rotina em um portal adormecido, quando de alguma forma conseguem ativá-lo, levando Boimler (Jack Quaid) ao passado, mais especificamente para a Enterprise de 120 anos atrás. Depois que alguns eventos se desenrolam, Mariner (Tawny Newsome) também acaba indo ao passado para piorar a situação de Pike e companhia.

O primeiro elemento que salta aos olhos é a junção dos formatos das séries, tanto formalmente quanto narrativamente. Misturando live-action com animação, o episódio alterna entre os dois meios em vários pontos, com destaque para as cenas animadas de SNW, como a belíssima abertura e a divertida sequência final. Passamos, obviamente, grande porção do episódio no universo de SNW, mas tanto Quaid quanto Newsome trazem as características cartunescas de Lower Decks para suas versões em live-action, como o modo rápido de falar, as personalidades mais patetas e os trejeitos exagerados – a cena de Quaid correndo como o Boimler animado é simplesmente impagável!

Os efeitos narrativos, porém, são ainda mais interessantes e caros ao episódio, que tenta mesclar a linguagem de sitcom da animação com a abordagem dramática de SNW em aventuras próximas de 1 hora de duração. Nesse cabo de guerra de tons diferentes, Lower Decks leva vantagem, com Those Old Scientists sendo uma história mais despretensiosa, que se aproveita do cenário para brincar de fanboy com a duplinha de viajantes no tempo, em um episódio com a cara da animação: uma abordagem leve sobre a rica mitologia da franquia, num crossover que é efetivamente uma carta de amor para este universo e para os lendários personagens de SNW.

Por conta desse tom, o capítulo é bem desgarrado de qualquer senso de urgência, o que é completamente normal e acredito que até necessário. O roteiro utiliza o “perigo” de mudança do futuro de maneira divertidamente leviana, com muitas piadas em torno de Boimler quebrando as regras de viagem no tempo, em boa dinâmica com o elenco de SNW, que parece estar se divertindo bastante ao longo da história. Sinto que alguns poderiam ter recebido mais protagonismo, mas todos fazem bem o contraste com a maluquice de Boimler e Mariner. A direção de Jonathan Frakes (!) também traz uma veia mais puxada pro sitcom, com destaque para o humor visual nos sorrisos de Spock, sempre com shots próximos do rosto do vulcano e em slow-motion também.

Para não perder o lado completamente dramático, o texto faz acenos aos eventos da temporada, como o Ad Astra Per Aspera de Una, os traumas temporais de La’an, o relacionamento conturbado de Spock e Chapel, e principalmente o destino trágico de Pike, mas é interessante que, diferente dos lembretes do episódio passado, esses momentos funcionam aqui mais em tom de homenagem, com exceção talvez da ótima cena com Chapel no elevador. A própria solução da aventura é um pedaço do passado! Nesse sentido, Those Old Scientists quase ganha camadas metalinguísticas na maneira que Boimler e Mariner personificam os fãs da franquia, fazendo comentários divertidos sobre a evolução da tecnologia da nave, apontando dedos para qualquer referência à vista e morrendo de amores por seus heróis.

No esquema geral da temporada, Those Old Scientists pode até parecer desnecessário, uma vez que não move as tramas e arcos do seriado, tampouco parece um episódio da própria SNW, se afeiçoando bem mais ao tom despretensioso de Lower Decks, mas é difícil não se divertir com o charme do crossover e com o arraso das interpretações de Quaid e Newsome. E, bem, se a série faz tanto esforço para homenagear a narrativa e o passado da franquia, nada mais adequado do que um episódio onde eles são homenageados em meio a uma temporada bastante sentimental que tem colocado nosso elenco em posições emocionalmente inseguras. Não acredito que o crossover coloca a temporada nos trilhos, mas é sem dúvidas um agradável desvio!

Star Trek: Strange New Worlds – 2X07: Those Old Scientists (EUA, 22 de julho de 2023)
Desenvolvimento: Akiva Goldsman, Jenny Lumet, Alex Kurtzman (baseado em personagens criados por Gene Roddenberry)
Direção: Jonathan Frakes
Roteiro: Kathryn Lyn, Bill Wolkoff
Elenco: Anson Mount, Ethan Peck, Jess Bush, Christina Chong, Celia Rose Gooding, Melissa Navia, Babs Olusanmokun, Rebecca Romijn, Jack Quaid, Tawny Newsome, Noel Wells, Eugene Cordero, Jerry O’Connell, Carol Kane
Duração: 48 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais