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Crítica | Star Trek (Trilha Sonora Original)

por Lucas Nascimento
277 views (a partir de agosto de 2020)

estrelas 5,0

Muitas responsabilidades existiam na hora de rebootar Star Trek para uma nova geração. O filme que J.J. Abrams lançaria em 2009 introduziria um novo elenco, uma nova linha temporal e toda uma nova mitologia para conquistar fãs de longa data e também aqueles que fariam seu primeiro contato – inclusive este que vos escreve. Um aspecto importantíssimo do legado da série de Gene Rodenberry é a icônica música de Jerry Goldsmith para o tema, e ficou nas mãos muito capazes de Michael Giacchino a missão de compor nova música para este novo mundo.

Pessoalmente, já suspeitava estar diante de um filme especial ao ouvir a primeira faixa composta por Giacchino, ainda durante os logos de abertura. Star Trek traz uma percussão lenta que vai crescendo misteriosamente, com as trombetas soprando calmamente como se preparasse o espectador para a aventura. Temos um vislumbre mais épico de sua música em Nailin’ the Kelvin, que traz toda a grande orquestra para uma cena de ação trágica e empolgante, com seus bem vindos momentos de drama, culminando em uma faixa que é Giacchino total, na forma da romântica e triste Labour of Love (ecos fortíssimos de Lost aqui), que move-se com uma progressão de cordas e sopros bem melancólica.

A aventura explode de vez com Enterprising Young Men, quando enfim ouvimos o tema completo do filme pela primeira vez. É uma composição épica, vibrante e que captura um espírito explorador genuíno, sendo inserida na trama nos momentos certeiros. O uso do tema no resgate surpresa da Enterprise e a versão com um coral quase angelical em Nero Fiddles, Narada Burns (durante o clímax) elevam o envolvimento com o longa e reforçam a catarse emocional de suas respectivas cenas. Em poucas palavras, é um tema belíssimo e memorável.

E já que mencionamos seu nome ali em cima, falemos agora sobre o tema do vilão Nero. Nero Sighted traz uma percussão de trombetas pesadas e ameaçadoras, sendo utilizado durante quase todas as principais cenas do personagem. Ainda na mesma faixa, temos um vislumbre de seu lado psicopata e perigoso na forma de uma longuíssima nota de violoncelo, acrescentando suspense e imprevisibilidade às ações do romulano vingativo.

É certamente um dos melhores trabalhos de Giacchino. Além de reinventar com brilhantismo o tema central da série, oferece-lhe uma roupagem moderna e nostálgica durante os créditos finais, ao mesmo tempo em que fornece uma música digna para a empolgante e memorável aventura de J.J. Abrams.

Star Trek: Music from the Motion Picture
Composto e conduzido por Michael Giacchino
Gravadora: Varèse Sarabande
Estilo: Trilha Sonora
Ano: 2009

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