Crítica | Star Wars Resistance – 1X08: Synara’s Score

O oitavo episódio de Star Wars Resistance é uma continuação direta do capítulo anterior, “Signal from Sector Six”. Ele começa com a equipe de Yaker arrumando os canhões da plataforma. Para fazer isso os engenheiros precisam de uma peça complicada de ser encontrada. Kaz logo pensa que Synara, a alienígena que foi resgatada por ele no episódio anterior, pode ajudá-los já que ela trabalhou como sucateira.

Os espectadores já sabem da dupla identidade de Synara, durante o episódio “Signal from Sector Six”, vemos que a fêmea é, na verdade, uma pirata infiltrada. O único integrante da equipe que contesta a participação de Synara é BB8, que em determinado momento, revela não confiar na nova integrante.

Synara descobre que a parte que Kaz tanto precisa pertencem aos canhões da plataforma, com os canhões desativados e os pilotos, segunda principal devesa do local, fora de cena, fica fácil para os piratas começarem um grande ataque contra a ilha de ferro.

A maior parte da narrativa cobre a investida dos piratas contra a plataforma, toda essa parte do ataque é dividida em duas subtramas. A primeira mostra Kaz e Yaker tentando instalar manualmente, ao melhor estilo de engenharia de Star Wars, as peças que ativam os canhões. A segunda trama cobre Tam Ryvora indo resgatar Synara, que está na parte mais destruída pelos piratas.

Kaz e Yaker conseguem consertar os canhões e Capitão Doza os utiliza para combater o ataque pirata. E Tam consegue encontrar Synara, que acaba salvando-a de um dos invasores. Depois de toda a situação resolvida o líder da plataforma entra em contato com a Primeira Ordem a fim de renegociar o acordo de proteção. É interessante ver a organização sendo ardilosamente a mão que oprime e a que oferece uma solução.  

Synara’s Score é um dos episódios que mais fez avançar a trama de Resistance. Depois dos acontecimentos deste episódios conseguimos ver um futuro muito interessante para a série. Como a Primeira Ordem irá se livrar dos piratas? Será que a organização irá matá-los, deixando Synara como a última sobrevivente? Kaz conseguirá agir como espião com a Primeira Ordem mais presente na plataforma? Com toda a certeza, nenhum episódio de Resistance conseguiu deixar seu espectador tão intrigado e ansioso.

O roteiro de Gavin Hignight consegue dar destaque para todos os personagens que são tratados na animação, Kaz se faz útil, coisa rara para o protagonista, Yaker tem um papel importante e ativo na missão. Vemos Tam Ryvora explicando a sua história, algo que já estava sendo pincelado durante alguns outros episódios anteriores, e até Neeku tem momentos engraçados e leves.

É bom ver a série se desligando do formato de animações já tradicional de Star Wars, ver um canto isolado da galáxia quase nos faz esquecer de elementos chaves da série, como a força. O desafio de Star Wars Resistance é muito maior que a de qualquer outra série animada da galaxia muito distante, Dave Filoni e seu time de desenvolvedores devem criar uma história intrigante, sem o elemento mais precioso da saga. Que essa missão continue a ser feita como aconteceu em Synara’s Score.

Star Wars Resistance – 1X07: Signal from Sector Six (EUA, 11 de Novembro de 2018)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Bosco Ng
Roteiro: Gavin Hignight
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash, Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac.
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".