Crítica | Star Wars Resistance – 1X12: Bibo

Vindo de uma pausa e de um ótimo trailer, feito para essa segunda metade da temporada, Star Wars Resistance volta com um episódio focado em Neeku. Bibo não nos entregou as tramas que envolvem a Primeira Ordem prometidas no trailer, ao contrário disso, aqui vemos um episódio onde a grande vilã não é nem mesmo citada.

A trama começa com Synara trazendo do mar uma peça de um veículo utilizado durante as Guerras Clônicas para a plataforma. Essa cena rende um momento vergonhoso para o nosso protagonista Kaz, esses que são tão recorrentes na série. Dentro do motor Neeku encontra um pequeno animal muito fedido para seu tamanho. Não demora muito para o alienígena adotar a criatura e nomeá-la Bibo.

O novo bicho de estimação não para de causar problemas dentro da oficina, atrapalhando e tentando comer tudo o que vê pela frente. Yaker vendo toda essa situação decide mandar Neeku se livrar de Bibo. O alienígena, que sempre foi muito pacífico e obediente, decide confrontar a ordem de Yaker e insistir na permanência de seu recente companheiro.

Enquanto isso, Synara, uma pirata infiltrada na plataforma, descobre que Kaz é um membro da Resistência também infiltrado na ilha de aço. Tentando angariar mais informações para seus amigos, ela chama Kaz, que aparentemente sente algo por ela, para dar uma volta no mar. Durante esse passeio os dois se deparam com uma criatura gigantesca que está indo em direção a sua casa.

Já na plataforma, os pilotos de corrida, que também são os defensores do local, preparam-se para o combate. Kaz, assim que volta, vai até sua nave e também junta-se a batalha. Depois de muito tempo de luta, Neeku percebe algo que todos os espectadores já tinham percebido no momento que a criatura gigante entrou em cena. O recém chegado Bibo é filho do monstro. Então, muito relutante, Neeku entrega o filho a sua mãe.

Por mais que a trama de Bibo tenha sido previsível, se olharmos para alguns detalhes inseridos no roteiro de Paul Giacoppo iremos notar algumas pistas que podem ser muito importantes para futuros episódios. Durante a invasão Synara consegue mexer em alguma coisa no sistema de fechamento da plataforma, talvez iremos ter mais informações sobre a alteração na próxima luta contra os piratas. O Capitão e líder da ilha viu Kazuda ajudando seus pilotos, coisa que até agora ninguém no local tinha feito. Acredito que, no futuro, poderemos ver o menino ganhando uma promoção. Essa que faria muito bem para o protagonista, pois é pilotando uma nave que Kaz ganha mais intensidade.

Também vimos o porque as crianças Tehar eram tão importantes para a Primeira Ordem, em determinado momento do episódio, ambas aparecem e vemos que a menina tem sonhos que preveem o futuro. Para bom entendedor, pingo é letra e esses sonhos podem indicar que a menina é sensível a força.

No final Bibo foi um episódio que pode ser muito bem rotulado como um filler. A sensação que fica, depois de ver um trailer interessante como o que anunciava a volta da segunda metade da primeira temporada, é de um freada brusca. Porém, se olharmos com mais calma iremos encontrar um episódio que serve de largada para tramas interessantes que virão no futuro. O roteiro de Paul Giacoppo é extremamente previsível, mas não duvido que Resistance utilize-se de muito do que foi estabelecido em Bibo para essa parte final da temporada.

Star Wars Resistance – 1X12: Bibo (EUA, 13 de Janeiro de 2019)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Bosco Ng
Roteiro: Paul Giacoppo
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash, Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac, Adam Driver, Gwendoline Christie, Elijah Wood, Anthony Daniels
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".