Crítica | Star Wars Resistance – 1X16: The New Trooper

A trama de The New Trooper começa com Kel e Eila, as crianças que foram introduzidas ao público no episódio The Children from Tehar, tendo que enfrentar um Trooper da Primeira Ordem que queria ver as identificações de ambas. Esse poderia ser um bom momento para Elia usar a força, já que desde de seu episódio de introdução sabemos que a menina é sensível. Acredito que a produção da série não quer colocar nada relacionado a força em sua trama, pelo menos por enquanto.

As duas crianças levam o Trooper abatido para Kaz que precisa se livrar desse problema. Toda a discussão de acontece com Tam Ryvora e Neeku Vozo dentro do local, fica claro que Tam gosta da presença pesada do regime dentro da plataforma. Isso é totalmente entendível, visto que ela cresceu em um período de paz e o povo, tanto em Star Wars como na vida real, esquece de suas mazelas muito rapidamente.

Os adolescentes decidem vestir Kaz com a roupa do Trooper e mandá-lo para sua patrulha, que já estava sentindo falta do integrante. Nosso protagonista se saiu bem como um integrante da Primeira Ordem, ao se misturar com os outros uniformizados, meu medo era que Kaz ficasse difícil de ser localizado durante o episódio. A equipe de animação, dirigida por Steward Lee, faz um excelente trabalho de caracterização corporal, mesmo com a armadura, fica impossível não reconhecer o protagonista da série pelos movimentos que o mesmo faz.

No episódio da semana passada, comentei que a maioria da população da Colossus estava feliz com a presença da Primeira Ordem no local. No capítulo desta semana as coisas parecem estar diferentes, agora já se vê uma parcela da população protestando contra a entrada do regime dentro da ilha de ferro. Kaz, vestido de Trooper, vê um protesto onde muitos habitantes, a maioria alienígena, pede para a Primeira Ordem voltar para casa.

Durante o protesto Kaz consegue entrar dentro da nave da Ordem para recolher algumas informações. Aqui acontece a parte mais paspalhona do episódio, o espião tem que lutar com uma unidade BB para conseguir os dados que tanto procura. Por sorte, a luta dura pouco e o menino logo consegue o que deseja. Outros Stormtroopers notam as atitudes estranhas de Kaz, que tem que fugir para não ser pego e levado para uma espécie de lavagem cerebral. Durante a perseguição, Neeku e Tam ajudam-o a trocar de roupa e deixam que o verdadeiro Trooper seja levado no lugar de Kaz.

A relação entre Stormtrooper e Primeira Ordem é uma das coisas mais interessantes do episódio. Fiquei aliviado em ver que o Comandante Pyron logo percebe que o Trooper que Kaz substituiu não está em condições mentais corretas, deixar o regime como algo fácil de ser enganado não é um caminho bom para a série. Também é interessante ver como a Ordem lida com seus incapacitados, Pyron simplesmente manda-os para uma reprogramação cerebral e tudo está resolvido. Os integrantes rasos da Primeira Ordem são tratados como droides de batalha.

O episódio termina com Kaz e Yeager analisando as informações roubadas pelo menino espião. Com o novo conhecimento do tamanho da frota de naves da Primeira Ordem, Yeager especula que o interesse tão grande para com a Colossus é para que a mesma possa ser utilizada como plataforma de abastecimento.

The New Trooper foi um episódio que conseguiu recolocar a série dentro de seu arco mais interessante. É claro que o episódio ainda possui seus momentos de alívio cômico escrachado, mas esses poucos me incomodam perto da possibilidade de termos um bom arco nessa parte da linha temporal tão pouco explorada por Star Wars.

Star Wars Resistance – 1X16: The New Trooper (EUA, 10 de Fevereiro de 2019)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Steward Lee
Roteiro: Paul Giacoppo
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash, Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac.
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".