Crítica | Star Wars Resistance – 1X20: No Escape: Part One

Estamos a poucos dias de ver o encerramento da primeira temporada de Star Wars Resistance, nesta semana vimos a primeira parte da trama final da série. Com Yaker e Tam capturados a responsabilidade cai nos ombros de Kaz, Tora e Neku para salvar seus amigos das garras da Primeira Ordem. Apesar desta trama interessante, acredito que No Escape: Part One será lembrado como o episódio que mostrou a destruição da Nova República de um novo ponto de vista.

Não sou muito fã da ideia de O Despertar da Força em construir uma nova Estrela da Morte e acredito que a destruição da Nova República tenha sido completamente descartada no roteiro do longa. Quando Alderaan foi destruído em Uma Nova Esperança tínhamos Leia para sentir a dor de todo aquele planeta. No primeiro longa comendado pela Disney, a dor não é sentida em nenhum momento, não há nada que nos relacione com os planetas destruídos. Kaz, por outro lado, passou toda uma temporada nos conquistando, e o ver lamentando pela morte de seus pais, e possivelmente de sua família, que residiam no planeta, é algo que nos faz sentir o peso do ato da Primeira Ordem.

Além da dor de Kaz, também é interessante vermos o discurso arrebatador do General Hux e os Troopers, que mesmo quilômetro de distância, levantam as mãos para “comemorar” os feitos de sua ordem. Com certeza, esse é um dos momentos mais memoráveis de Star Wars Resistance já nos apresentou.

Isso tudo acontece no final da primeira parte de No Escape, no começo do episódio vemos Tam ser mimada pela Primeira Ordem. Seu interrogatório parece mais um recrutamento de luxo, o regime da para a menina a melhor comida que ela já comeu na vida, a deixa extremamente a vontade e confiante para, como já era esperado, manipulá-la e tentar finalmente recrutá-la. A agente diz que os amigos de Tam a trairão pois não contaram a verdade para ela e assim, colocaram sua vida em risco. A pior parte de todo este discurso é que ele é verdadeiro, por mais que Yaker não faça parte formal da Resistência, ele sempre soube das ações de Kaz e mesmo assim deixou que o menino vivesse junto de seus amigos. É interessante também ver que Yaker pelo menos teve uma chance de contar para Tam seu lado da história, mesmo que ela não tenha sido convencida da sua versão.

A cena que Kaz vai até a oficina procurando armas para usar contra a Primeira Ordem é um bom resumo da dinâmica que a animação escolheu para si. Diferente dos filmes Resistance quer mostrar um lado mais terreno de Star Wars. Quando Kaz chega a oficina vemos a dupla de donos, dois dos personagens mais interessantes apresentados até então, simplesmente escondidos dentro de uma caixa esperando que o Regime os transporte para bem longe da Colossus. Isso acontece pois a série decide mostrar as pessoas mais comuns da galáxia lidando com uma invasão, até então tínhamos apenas a visão dos heróis da Saga. Não se sabia como a população comum lidava com isso, em Star Wars Resistance estamos tendo a oportunidade de ver isso acontecer.

Uma outra revelação inesperada acontece em No Escape, quando Neku chega em uma estação de comando e vê que a Colossus não é apenas uma estação, ela é uma nave. Essa já era uma revelação esperada para muitos fãs, sempre achei meio estranho uma nave do tamanho da Colossus ser capaz de voar, mas visto que esse universo é capaz de fazer a Estrela da Morte entrar na velocidade da luz, o que é uma pequena estação marítima?

Acredito que no final da primeira temporada iremos ver a população da Colossus ter uma pequena vitória sobre a Primeira Ordem e voar com a estação ao encontro da Resistência. Assim como em Star Wars Rebels, os personagens principais de Resistance serão de grande valia para os membros da rebelião, principalmente depois dos fatos ocorridos em Os Últimos Jedi.

Diferente do que vinha acontecendo, quando os primeiros dois episódios e os seasons finales eram apresentados de uma vez, teremos que esperar mais alguns dias para ver o encerramento da primeira temporada de Resistance. É interessante ver como a série tem amadurecido até aqui, Kaz começa como um menino mimado e extremamente dependente de seus pais, esses que não estão mais com ele para o apoiar.

Com um dos roteiros, escrito por Brandon Auman, mais carregados até então a primeira parte de No Escape nos mostrou que a animação pode ser cada vez mais aquilo que nós esperamos que ela seja. Quem diria que uma série que se passa apenas dentro de uma plataforma poderia ser tão interessante?

Star Wars Resistance – 1X20: No Escape: Part One (EUA, 10 de Março de 2019)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Steward Lee
Roteiro: Brandon Auman
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash, Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac.
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".