Home TVEpisódio Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 1X15: Retorno a Kamino

Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 1X15: Retorno a Kamino

por Ritter Fan
1,6K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série.

Como primeira parte de um episódio duplo de encerramento da temporada inaugural de The Bad Batch e como missão de resgate de Hunter que leva à reunião dos Mal Feitos com Crosshair, Retorno a Kamino decepciona pela falta de ambição e pela burocracia da ação. Por outro lado, como mais um episódio da série, ele fica ali na linha um pouco acima do mediano, como, aliás, é o caso da temporada como um todo até agora.

Afinal, era de se esperar algo especial para o resgate de Hunter e não uma reedição sem coração e substancialmente sem graça do famoso resgate de Leia, Han Solo e Chewbacca das mãos de Darth Vader por Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca, trocando Bespin por Tipoca City prestes a ser obliterada pelo Império, depois que os clones, os cientistas e os dados sobre clonagem serem tirados de lá pelo Vice-Almirante Rampart. Retorno a Kamino conta até mesmo com uma “revelação chocante” sobre Crosshair que, tenho que ser justo, torna o personagem muito mais interessante do que alguém que só age como age em razão de um chip em sua cabeça.

Mas essa revelação é basicamente o único elemento que realmente se destaca no episódio e que, exatamente por isso, merecia uma contextualização melhor para que isso acontecesse e não apenas uma missão de resgate qualquer. Pelo menos tudo acabou levando à reunião de todos os Mal Feitos novamente, graças à ideia de jerico de Ômega e do androide AZI (Ben Diskin) de ativar todos os robôs da arena de treinamento. São alguns segundos de um bom momento que ficam perdidos como lágrimas na chuva (ok, ok, sem graça, mas eu não resisti…). Meu maior medo, agora, é que na segunda parte do final o óbvio ululante aconteça, com Crosshair reconhecendo seus erros e dando sua vida para salvar a de seus irmãos. Espero que Dave Filoni tenha algo diferente em seu planejamento, pois meu olhos já começam a rolar só de imaginar essa possibilidade.

Deixemos o futuro para ser julgando quando ele for presente. No momento, meu trabalho é falar sobre Retorno a Kamino e devo dizer que não tenho muito mais a escrever sobre o episódio. Novamente vemos o design de Ralph McQuarrie para os TK Troopers, o que é sempre bem-vindo e mais uma vez o CGI mostra sua qualidade, desta vez lidando muito bem com superfícies aquáticas e molhadas em geral, inclusive com um belo trabalho de textura e impacto da água no rosto de Ômega e também nas armaduras dos Mal Feitos. Mas, em termos de roteiro, o que temos é padrão, básico e, por incrível que pareça, apesar de ter dois episódios para isso, com passo apertado, sem tempo para que os eventos aconteçam de maneira ritmada. Pode ser que o derradeiro capítulo melhore o que acontece aqui, mas, muito sinceramente, eu duvido.

Pelo menos minha reclamação de sempre, na linha de que Hunter e companhia parecem não ter coragem de tomar uma posição agora que o Império surgiu, parece começar a ser resolvida, com linhas de diálogo escritas por Matt Michnovetz que são mais assertivas, mais diretas e menos bobalhonas que parecem afastar as dúvidas na cabeça do líder dos Mal Feitos. O que efetivamente o grupo se tornará quando a temporada acabar e a já aprovada segunda começar, ainda é difícil de dizer, mas espero que Filoni tenha planos efetivos para a equipe que não resvale em simplicidades como “caçadores de recompensa” ou equipe black-ops dos Rebeldes.

Retorno a Kamino simplesmente tinha que ter sido melhor e não apenas mais um episódio dentre tantos. Infelizmente, falta à The Bad Batch uma pegada mais visceral, mais urgente, que dê significado à jornada de seus protagonistas para além de uma repetição temática constante quase na base do famigerado estilo missão da semana. É torcer para que o derradeiro episódio afaste o gosto agridoce que esse aqui deixou.

Star Wars: The Bad Batch – 1X15: Retorno a Kamino (Star Wars: The Bad Batch – 1X15: Return to Kamino – Finale, Part 1 – EUA, 06 de agosto de 2021)
Criação: Dave Filoni
Direção: Nathaniel Villanueva
Roteiro: Matt Michnovetz
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Noshir Dalal, Ben Diskin, Stephen Stanton
Duração: 27 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais