Home TVEpisódio Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 2X10: Recuperação

Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 2X10: Recuperação

O império é o parâmetro do mal.

por Davi Lima
509 views

Recuperação

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série. recuperação 

Em Recuperação finalmente temos uma missão dos próprios protagonistas. O resgate da nave ajuda a ter um episódio mais objetivo para alegria de muitos. Porém, o drama fica aquém, em vista que a temática da descoberta do mal e a apatia comum dos clones reinam em relação aos conflitos. Omega não sente muito a traição de Benni – o ladrão da nave – e a segurança de Hunter, Wrecker e Tech neutralizam momentos mais dramáticos. Mas tudo bem, ao menos os 30 minutos de episódio fazem uma boa reflexão sobre o problema do mal e conclui a solução do bem também.

Muito da falta de ênfase nos dramas dos clones, apesar da missão ser deles, demonstra como o Esquadrão 99 tem se tornado mais e mais secundários no foco do roteiro, deixando-os como reflexos das morais dos episódios. Assim como The Clone Wars tinha as frases especiais – como um biscoito da sorte – antes de começar o capítulo, nosso clones “anormais” refletem a compreensão dramática da história como um todo. Omega e Tech tem sido centrais nesses dois últimos episódios para essa missão textual de nos dizer a moral de tudo. E isso serve para que o desafio nas minas de Ipsium, envolvendo o garoto Benni e o feioso Mokko, chefe dele, seja mais um vestígio da missão que The Bad Batch está procurando para seus personagens.

O problema do mal que Omega entende, após ajudar os mineradores a se libertarem de Mokko, se baseia pelo que ela conhece do Império. Todo fã de Star Wars conhece bem o Império Galáctico, mas tanto as séries mais recentes, como The Bad Batch, esmiúçam os mecanismos do governo opressor liderado pelo Palpatine que se abre o leque de reflexões. Quando se entende as engrenagens da máquina, pode-se ver que elas estão em outras máquinas com ações muito parecidas. A análise de Tech que compara, de certa forma, Mokko a Palpatine, dá base para Omega ter ainda mais simpatia por ajudar outros em situações parecidas – como Benni – como de saber como ajudar. Ela que explica para o garoto minerador que ela e seus amigos não desistem.

Assim, se antes a Omega era a protegida ela começa a se tornar o norte para a missão dos clones. Tech, melhorando como interprete dessas compreensões de Omega, revela também que onde há esse problema do mal existe também a solução do bem. Assim como eles ajudaram os mineradores a se libertarem, assim também existem outros “heróis” que ajudam em situações de opressão. Para uma criança, mediante a oportunidade de entender sua missão ela quer cuidar de todas as que se relacionem a uma missão. Tech, dando uma colher de chá, realmente resolve uma pergunta que muitos perguntam até a Deus: “se Deus é bom, porque existe o mal? Vocês já pensaram porque existe o bem?” –  um exemplo.

Enfim, Recuperação é mais um sucesso dos clones em fazer o bem, de aturar outro personagem chato como Benni, mas que também mostra bastante o legal dessa série em seu roteiro. Além dessa questão moral, de pensar no bem e no mal, em mais detalhes no universo Star Wars, um personagem chato tem seu tempo para refletir suas decisões de mudança. Não há melodrama para situações difíceis, e não há conflitos impossíveis para gastar a verossimilhança. Benni não se transforma dramaticamente, mas muda de posição quanto ao seu chefe Mokko por perceber a mentira dele, que afeta até mesmo outro minerador mais privilegiado chamado Drake a mudar também. Mokko se aproveitava dos mineradores, e o argumento do roteiro é bom em convencer os personagens acomodados com o chefe a se revoltarem.

Mesmo que esse episódio da semana não seja grande coisa, a equipe de roteiristas e esses diretores, junto com os supervisores de direção, The Bad Batch continua tirando água de pedra. Continua trazendo sempre algo a mais, uma camada a mais que vale a pena ver toda semana isso no mundo de Star Wars. recuperação

Star Wars: The Bad Batch – 2X10: A Travessia (Star Wars: The Bad Batch – 2X10: Retrieval – EUA, 22 de fevereiro de 2023)
Criação: Dave Filoni
Direção: Steward Lee
Roteiro: Moisés Zamora
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Yuri Lowenthal, Aleks Le, Jonathan Lipow
Duração: 30 min

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais