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Crítica | Superman & Lois – 2X10: Bizarros in a Bizarro World

Tão bizarro que incomoda.

por Ritter Fan
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  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.

Depois de quase um mês de outro hiato, Superman & Lois, uma das últimas séries sobreviventes do cada vez mais mirrado Arrowverse, retorna para o que espero que seja sua estirada final sem interrupções com um episódio que não só é dividido em diversos pequenos capítulos que passeiam pelo passado dos principais personagens do Mundo Invertido, incluindo a revelação da origem do Superman Bizarro, como consegue ser um flashback que corre paralelo aos eventos de 30 Days and 30 Nights que converge até o exato momento em que o Jonathan-El Invertido chega na fazenda dos Kents na Terra Prime. É uma ginástica de roteiro muito bem bolada por Brent Fletcher e Todd Helbing que consegue condensar e esclarecer muita coisa em poucos minutos, ainda que, no final das contas, isso não seja o suficiente para destacar o episódio para além das… bizarrices.

Mas eu explico.

Nunca fui o “chato do CGI”, pelo contrário até. Meu nível de tolerância para CGI somente mediano ou até fraco é bastante grande, pois, em minha cabeça, é perfeitamente razoável esperar limitações de orçamento dessa natureza em séries de TV. Se em filmes de centenas de milhões de dólares isso acontece mais do que deveria acontecer, porque não exercitar a tolerância de bit e bytes menos do que perfeitos na televisão, não é mesmo? No entanto, para que a mágica ocorra, ou seja, para que essa tolerância seja realmente possível sem maiores esforços do espectador, é importante que haja um alinhamento entre demanda e entrega. Por mais que se derrame mais dinheiro em um episódio em particular, como é também comum acontecer, há limites fáceis de serem enxergados quando o negócio é série de TV e o roteiro precisa adaptar-se e exigir aquilo que pode ser exigido diante das circunstâncias.

Infelizmente, em Bizarros in a Bizarro World, Fletcher e Helbing pedem muito além do que podem e esgarçam o já não tão espetacular CGI usual da série, transformando-o em um elemento que me distraiu profundamente da história, retirando-me constantemente do mergulho necessário e isso desde que a Terra cubista apareceu, até a pancadaria tenebrosa ao final entre Super Anderson e Jonathan-El Invertido, sob aquele filtro vermelho irritante. O episódio, como imaginado, exigia muito mais do que foi possível fazer com o orçamento, algo que foi amplificado sobremaneira pela escolha de figurinos, cabelos e maquiagem que transformaram todos os personagens em emo, grunge ou punk ou uma combinação desses três estilos que sim, você adivinhou, só serviu para me retirar ainda mais da narrativa e, pior ainda, fazer-me rir do quão ridículo Jordan ficou de cabelo lambido na cara e batom, com direito a um roteiro que era uma página em branco.

E eu sinceramente não sei se foi de propósito ou se foi sem querer, com o elenco entrando na vibe de pastiche, mas as atuações foram abissais, realmente deslocadas. Até mesmo Elizabeth Tulloch com aquele franjão parece que esqueceu que é a melhor atriz do elenco e colocou o canastrômetro em 11. Se a intenção geral foi fazer o espectador realmente sentir-se em um outro mundo para lá de bizarro, então, talvez, o resultado tenha sido satisfatório, mas o melhor adjetivo para o episódio sequer é bizarro, mas sim feio mesmo. Feio demais dos diálogos aos figurinos, passando pelo CGI e pelo design de produção. E isso sem contar que, até agora, depois de 10 episódios, Ally Allston continua não mostrando toda a ameaça que dizem que ela representa…

Mas, fazendo um esforço supremo para me abstrair desses enormes problemas, vale reiterar meu comentário inicial sobre a estrutura do roteiro do episódio. Dividir os parcos 42 minutos de projeção em diversas historietas para nos apresentar de maneira mais ampla ao Mundo Invertido, com direito a momentos temporais diferentes para cada um deles foi uma jogada de mestre que a direção de Louis Shaw Milito soube dosar muito bem, inclusive conseguindo fazer da lenta convergência narrativa uma forma de ir aos poucos relevando a verdadeira natureza do Jonathan-El Invertido e fazendo tudo encaixar-se com facilidade no momento temporal do final do episódio anterior.

Sabem de uma coisa? Deixa para lá. Já que estamos no Mundo Invertido, vou dar o benefício da dúvida para Todd Helbing e concluir que ele fez um esforço deliberado para fazer de Bizarros in a Bizarro World um episódio tão estranho, mas tão estranho, que ficou pouco acolhedor pelo menos para os meus olhos, isso para usar um eufemismo, claro. Por isso, vou tomar a liberdade de reduzir os efeitos do sol vermelho em minha nota final acima e privilegiar o que o episódio tem de bom, que é sua estrutura narrativa e a direção que poderia muito facilmente ter se perdido no vai e vem todo. Às vezes é bom ver algo que nos incomoda, pois a tendência é passarmos a apreciar melhor o conforto e normalidade (o que é código para: chega de Mundo Invertido, Todd Helbing!).

Superman & Lois – 2X10: Bizarros in a Bizarro World (EUA, 26 de abril de 2022)
Criação: Todd Helbing
Direção: Louis Shaw Milito
Roteiro: Brent Fletcher, Todd Helbing
Elenco: Tyler Hoechlin, Elizabeth Tulloch, Jordan Elsass, Alex Garfin, Emmanuelle Chriqui, Erik Valdez, Inde Navarrette, Wolé Parks, Tayler Buck, Sofia Hasmik, Daisy Tormé, Ian Bohen, Nathan Witte, Rya Kihlstedt, Dylan Walsh, Adam Rayner, Jenna Dewan
Duração: 42 min.

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