Home TVEpisódio Crítica | The Flash – 9X01: Wednesday Ever After

Crítica | The Flash – 9X01: Wednesday Ever After

O futuro continua igual, só a marmota das variáveis não se sabe.

por Davi Lima
1,3K views

Wednesday

  • Há SPOILERS deste episódio e da série. Leia aqui as críticas dos outros episódios. 

It’s a love story, but it’s a just story. The real thing that’s you and me. – Barry Allen

 

E chegamos na última temporada de The Flash com um episódio chamado Wednesday Ever After, à la Feitiço do Tempo, algo que surpreendentemente ainda não se tinha usado na série como ideia ao longo de 9 anos. Mas antes de comentar mais sobre o romance de Barry e Íris, que tanto molda toda a novela do velocista, necessito comentar a alegria de ver na direção da diretora Vanessa Parise um cuidado com cenas de diálogos e uso de ângulos da fotografia para expressar dramas literais, mas necessários para uma boa organização dramática do episódio.

Agora, indo direto ao ponto, é engenhosa a proposta de saber o futuro para que o presente se torne uma dúvida dentro do loop temporal. Imagine se você sabe sobre tudo sobre o que há por vir, mas não sabe como agir para que aquele destino seja feito. Essa dúvida era algo bem engajado na série Lost, especialmente na quarta temporada. Aqui em The Flash há menos complicação de flashback, flashfoward e dificuldades narrativas para nós entendermos a prisão temporal, e qual a motivação dela. Depois de 9 anos (Joe repete essa expressão umas 2 vezes no episódio), a série está acabando, e é hora de pensar no futuro nesse futuro certo sem muito romances, e sim na história real que necessita ser contada junto com o público.

Isso é uma metáfora que enxergo na motivação de juntar Íris e Barry para um presente que ambos estejam juntos, não apenas sigam para o futuro de sucesso. A série já foi longe demais, a mais longeva da CW, até mais que a progenitora Arrow. Se The Flash já viajou tanto ao futuro, descobriu tanto sobre o futuro, ao ponto de necessitar fazer consertos temporais constantes para não virar uma grande bagunça; agora é necessário um dia repetitivo antes que se avance para o fim.

O episódio em si é um Dia da Marmota entre Íris escolher a venda de sua empresa de jornalismo, e Flash estar disposto a assumir cargo na polícia. Mas na real, refletindo sobre uma série de metahumanos e super-heróis, é um conto de fadas novelesco e sci-fi que quer ser realista consigo mesmo: criar um bom vilão e mostrar um grande ato heroico do velocista escarlate. Não sei qual a piada interna da série sobre a expressão “Namastê”, porém ficamos gratos em meio a “marmotice” dos sonhos de Barry com seu livro do futuro ser mais um episódio legal para se ganhar do vilão clássico Capitão Bumerangue. Sempre bom ver os poderes de Barry usados de uma maneira minimamente criativa.

Apesar desse episódio ótimo, leve, meloso, romântico e heroico, vamos ver como a série lida com sua interminável história de conserto da personagem Frost, e quem será esse novo vilão velocista – que sua logo indica uma fusão entre Morcego e Raio (será o Morte Escarlate da Terra 52 dos quadrinhos?). Começou bem a temporada, bem melhor que a oitava.

The Flash – 9X01: Wednesday Ever After — EUA,  08 de fevereiro de 2023
Direção: Vanessa Parise
Roteiro: Thomas Pound, Sarah Tarkoff
Elenco: Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Danielle Nicolet, Kayla Compton, Brandon McKnight, Jesse L. Martin, Carmen Moore, Rachel Drance, Josh Chambers, Richard Harmon, Stephanie Izsak
Duração: 43 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais