Home TVEpisódio Crítica | The Mandalorian – 3X03: The Convert

Crítica | The Mandalorian – 3X03: The Convert

Uma tentativa falha de ampliar o escopo da temporada.

por Ritter Fan
2,2K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.

Quando a até agora decepcionante terceira temporada de The Mandalorian começou, fiquei com receio de que todo o foco ficasse na imbecilizante cruzada de redenção de Din Djarin nas tais “águas vivas” das minas de Mandalore. Mesmo considerando o mitossauro que apareceu de relance no episódio anterior e que certamente voltará como montaria de Mando em algum momento, creio que podemos considerar essa bobagem cultista encerrada. The Convert parece confirmar isso por dedicar quase que a integralidade de sua avantajada duração ao destino do Dr. Penn Pershing (Omid Abtahi), que nos foi originalmente apresentado como o cientista pau-mandado de Moff Gideon.

E essa tentativa de se ampliar o escopo da temporada é muito bem-vinda, especialmente porque ela lida com a mecânica interna de uma Nova República ainda tentando encontrar seu norte, algo semelhante ao que vimos em Andor, só que com o Império. Mas essa iniciativa teria sido bem mais bem-vinda ainda se, primeiro, essa abordagem tivesse sido costurada na narrativa desde seu primeiro episódio e, principalmente, se o roteiro de Noah Kloor e Jon Favreau fosse… bom. Pois a grande verdade é que o texto do episódio não só é cansativo, como consegue ser redundante, reiniciando a mesma linha narrativa a cada cinco minutos, mas sempre, claro, criando pequenos e miseráveis incrementos.

Na verdade, sendo bem sincero, Kloor e Favreau parecem ser aqueles péssimos estudantes que, de longe, tentaram “colar” a prova de Tony Gilroy, resultando em uma versão que sem dúvida lembra o material de Andor, mas que, justamente por isso, convida a comparações diretas e, via de consequência, faz tudo parecer uma versão aguada e mal ajambrada da fantástica série estrelada por Diego Luna. Sou o primeiro a admitir, porém, que The Convert é o típico episódio que pode ser retroativamente melhorado pelo que ainda está por vir, pois os eventos que culminam com Elia Kane (Katy O’Brian) traindo o cientista e, em seguida, ao que tudo indica, apagando completamente sua memória, não foram explicados aqui. Seria Kane uma agente de Moff Gideon com o objetivo de impedir que a tecnologia de clonagem fosse levada à Nova República? Esse parece ser o caminho, mas independente de suposições, pouca coisa realmente funciona no episódio.

Para começo de conversa, o que diabos aqueles TIE Interceptors queriam ao atacar Bo-Katan e Din Djarin? O darksaber? O Yodinha? Os dois? Qualquer resposta dessas invalida completamente o ataque, pois o darksaber, até onde eu sei, quebraria se a nave explodisse e Yodinha viraria geleca verde, sendo ele Jedi ou não. Moff Gideon não me pareceu burro a esse ponto quando foi apresentado na série, mas, claro, considerando que Favreau parece resoluto em seu objetivo de idiotizar sua criação, não duvido nada que Gideon tenha se transformado em Dark Helmet desde a última vez que o vimos. Novamente, dependendo de como a coisa for contextualizada nos próximos episódios, The Convert pode ser melhorado, mas tenho receio de que não será…

E o drama do Dr. Pershing? Mesmo com os aspectos negativos que mencionei acima, sem dúvida foi interessante ver um pouco do programa de anistia para ex-membros do Império. É um pouco como imaginar algo semelhante para os oficiais e cientistas nazistas do Terceiro Reich, mas, tirando esse pequeno “detalhe”, essa mecânica de reintegração de vilões à sociedade tem algum mérito, especialmente considerando que os métodos da Nova República não parecem ser tão diferentes assim do regime anterior se formos bem sinceros, algo evidenciado pelo aparelhinho simpático de lavagem cerebral a que Pershing é vitimado com toda a potência, mas não sem antes ele fazer a piada (para nós) do “it’s a trap” para o Mon Calamari ao seu lado, claro.

The Convert poderia ter sido um episódio capaz de redimir esse começo de temporada, mas ele só conseguiu decepcionar ainda mais do que os dois anteriores por falhar na forma em que conta a história. Há, sem dúvida alguma, muita coisa interessante conceitualmente aqui, mas a execução é chinfrim e, mais do que isso, cansativa ao extremo, sem conseguir justificar sua comparativamente enorme duração. Como eu disse, porém, pode ser que, em retrospecto, o episódio ganhe mais valor, mas, nessa altura do campeonato, ele é apenas mais uma prova de que Favreau não faz ideia do caminho que deseja seguir.

The Mandalorian – 3X03: The Convert (EUA, 15 de março de 2023)
Showrunner: Jon Favreau
Direção: Lee Isaac Chung
Roteiro: Noah Kloor, Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Katee Sackhoff, Omid Abtahi, Katy O’Brian
Duração: 58 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais