Home Audiodramas Crítica | The Skin of the Sleek e The Thief Who Stole Time (Aventuras do 4º Doutor – 6X08 e 9)

Crítica | The Skin of the Sleek e The Thief Who Stole Time (Aventuras do 4º Doutor – 6X08 e 9)

Alterando linhas do tempo perigosamente.

por Luiz Santiago
195 views

Neste arco de histórias composto pelos episódios The Skin of the Sleek e The Thief Who Stole Time, temos o encerramento da 6ª Temporada das Aventuras do 4º Doutor. Não é lá um dos meus Finales favoritos do show, mas o fato de trabalhar com alterações de linhas do tempo, coisas erradas feitas pelos Time Lords e uma Time Lady que foi uma colega de Romana na Academia de Gallifrey, já vale bastante a sessão. Escritos por Marc Platt, os episódios possuem uma narrativa similar a um conto de fadas, isso porque o planeta onde tudo se passa (Funderell), tem em sua história três coisas muito importantes que colocarão a vida do 4º Doutor e de sua companheira em risco: um adivinho em maus lençóis, enguias elétricas gigantes e um livro que revela o porvir.

Funderell é um planeta peculiar. Por conta de ações dos Time Lords, seu “solo” é esponjoso, e ninguém pode ficar em pé nele, parado, senão afunda. Isso porque o planeta não tem, de fato, uma terra firme, sendo coberto por um vasto oceano de águas verdes, onde os habitantes locais (chamados de Wavewalkers) são simples pescadores que habitam aldeias flutuantes. O cenário é fascinante. Para andar pelo oceano maleável é necessário carregar um grande balão, a fim de evitar o afundamento. Mas nem o Doutor e nem Romana sabem das condições, de modo que os primeiros minutos da dupla em Funderell constituem-se numa sequência de catástrofes: eles perdem a TARDIS em poucos minutos e acabam se separando acidentalmente. E como as coisas nunca são simples na vida do Doutor, ele chega ao local num momento de crise social e política, pouquíssimo tempo depois de uma profecia dizer coisas bem ruins sobre a chegada de uma certa dupla ligada a uma certa caixa.

Apesar de o autor abandonar rápido a linha de narrativa à la conto de fadas, eu gosto mais do primeiro episódio do que do segundo. Ele é menos espalhafatoso e seu ar de conspiração e fantasia é bem mais interessante. Isso foi o que me trouxe a maior frustração em The Thief Who Stole Time. Este era o episódio que deveria ter o maior número de coisas legais, com Romana e sua “amiga” Sartia perseguidas pelos nativos (após Sartia matar, sem querer, uma enguia gigante, considerada um deus para aquele povo) e com o desenrolar da relação entre as duas Time Ladies. O enredo, porém, nos leva para um aprimoramento dos conflitos e entra naquela esteira épica que é característica dos fins de temporada, só que dessa vez a luta contra as tais enguias e a revelação da verdadeira face de Sartia (simplesmente louca por poder) não foi algo positivo.

Em alguns momentos, o texto parece travar entre os cenários, não levando a história para adiante. E há também a camada metalinguística da trama, com uma equipe de filmagens tentando capturar coisas raras no planeta. Eu gosto muito da abordagem feita dessa equipe aqui, mas definitivamente ela não teve a participação que deveria e merecia. O toque de humor e a relação com o programa a ser exibido em algum outro planeta, mais a obsessão do diretor do projeto em querer filmar ou entrevistar o Doutor e Romana poderia trazer muito mais coisas interessantes para o episódio. Ao menos o Doutor consegue reverter o problema causado pelos Time Lords em Funderell. Mesmo com a fuga Sartia, o encerramento da temporada é em atmosfera feliz, colocando o Doutor e Romana, mais uma vez, no vórtice temporal, numa trilha que em pouco tempo os levaria para os planetas Zolfa-Thura e Tigella (Meglos).

The Fourth Doctor Adventures 6X08 e 9: The Skin of the Sleek e The Thief Who Stole Time (Reino Unido, 16 de agosto e 13 de setembro de 2017)
Direção: Ken Bentley
Roteiro: Marc Platt
Produtor: David Richardson
Música: Jamie Robertson
Capas: Anthony Lamb
Duração: 60 min. (cada episódio)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais