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Crítica | The Walking Dead – 10X09: Squeeze

por Iann Jeliel
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The Walking

Por favor, diga-me na minha cara que eu fui a culpada.

  • SPOILERS do episódio e da série. Leiam aqui as críticas das demais temporadas, games e HQs. E aqui, as críticas de Fear the Walking Dead.

Antes de iniciar a crítica do episódio em si preciso estabelecer minha relação com essa tão injustiçada série, já que serei o crítico representante dela a partir daqui. Diferentemente da maioria que ainda a acompanha, apesar de profundo admirador do universo zumbi, iniciei The Walking Dead quando ela já estava rodando a sexta temporada, pelo amplo burburinho dos acontecimentos relacionados à quase morte do Gleen (Steven Yeun). Comecei despretensioso, me encantei nos 6 episódios iniciais, mas me tornei fã mesmo depois da espetacular segunda temporada (discordando inteiramente do meu editor-chefe e parceiro Luiz Santiago, responsável pelo texto à época). A partir daí, a série apresentou diferentes montanhas-russas que iam desde o completo desequilíbrio agravado por decisões equivocadas e mercadológicas dos seus produtores até momentos de brilhantismo visceral (como a mencionada época do burburinho), quando a série provocava enorme gama de sentimentos em exercício de gênero e subversão de expectativas no desenvolvimento dos personagens.

Fato é que mesmo com essa irregularidade, pelo menos até o primeiro episódio da sétima temporada, principalmente por ser uma série que pensa metade/metade no apuro de audiência e nas decisões autorais, a parte autoral falava mais alto e sustentava a segunda, tanto que naquele momento era o segundo maior pico de público da história da série. Talvez pelo grande impacto daquele episódio em específico, graficamente falando, a lógica passou a ser inversa, e toda a real e gigantesca demora no desenrolar do arco do Negan (Jeffrey Dean Morgan) foi suficiente para toda a sustentabilidade desmoronar em um rótulo pejorativo para a série, consequentemente afastando por completo a audiência popular e sobrando apenas aquela que ainda acreditava, graças aos pequenos lapsos de inteligência durante as famigeradas sétima e oitava temporadas, que isso era apenas uma fase ruim e logo mais iria passar.

De fato, com Ângela Kang assumindo como showrunner, a nona temporada, mesmo se comportando como tapa-buracos de diversas problemáticas criadas pelas anteriores, e na produção com constante perda de elenco, conseguiu renovar o fôlego do seriado próximo do padrão que um dia já foi, dando diversas pontas experimentais de novas possibilidades para o futuro décimo ano. Contudo, ao contrário novamente da opinião do queridíssimo ex-colunista Gabriel Carvalho, responsável pelas críticas da primeira metade dela, acredito que a primeira metade da décima temporada retomou muito das problemáticas do seu período sombrio, tais como organização de tabuleiro pouco objetiva disfarçada em dramaticidades cíclicas e sem consequência para os personagens, aliado a uma incerteza preocupante para onde direcioná-los. Felizmente a segunda metade já demostra o completo oposto, pelo menos nesse primeiro episódio, retomando o espírito corretor e experimental da nona temporada, em um episódio devidamente complexo, corajoso e estruturalmente bem elaborado.

Depois dessa retrospectiva toda, é hora de explicar os porquês de este ser talvez o melhor episódio da série desde o mencionado primeiro capítulo da sétima temporada, no mínimo já é com sobras o melhor da temporada. Primeiramente, ele reuniu todas as melhores e isoladas características que os bons episódios da série reuniram nesse meio-tempo. Começando pelo experimento de cenário: Um dos fatores que mais contribuíram para o enjoo de The Walking Dead aos olhos populares foi passar tantos anos num mesmo ensolarado das florestas nos arredores de Alexandria. Então, quando isso muda já proporciona um frescor, e com isso, novas formas de trabalhar personagens, situações de risco, dentre outras. A nona temporada beliscou esse intuito, com as florestas mais neblinosas com direito a cemitérios e uma atmosfera de terror, fora aquele último e infeliz único episódio com eles na neve. Enfim, o ambiente da vez é uma caverna, que além de ser uma saída inteligente para contornar a baixa de efeitos visuais da supermanada de zumbis, é um local naturalmente hostil pela claustrofobia, sentimento esse fundamental para a elaboração de gênero e dramática do episódio.

No campo de gênero, deixa tudo com um clima muito incerto, uma sensação já claudicante no público que acompanha The Walking Dead e se acostumou com seus personagens como seres sobrenaturais imortais, como a Carol (Melissa McBride), inclusive a responsável por meter todo aquele grupo naquela situação e ainda com o bônus de um estabelecimento (conveniente, é verdade) de sua condição claustrofóbica. Logo na cena inicial, que poderia ser manjada, o controle de câmera diferenciado do diretor responsável, Michael Satrazemis, já insinua um risco maior ao menos aos coadjuvantes. O líder (e aí sim, imortal) Daryl (Norman Reedus) vai na frente na brincadeira do chão de lava com zumbis, e depois dele, até pela característica escorregadia das rochas, junto à ameaça do diretor com o risco, realmente tornam a cena angustiante, como poucas nos últimos anos da série. Fatalmente, depois disso, há uma preocupante pausa, mas cirúrgica e objetiva (finalmente) para o desequilíbrio futuro da relação entre Daryl e Carol.

Enquanto isso, no risco e trabalho em equipe, cada secundário vai ganhando um microcosmo de desenvolvimento, que para quem é fã e já manja, é sinônimo de morte, algo historicamente estabelecido na série. Ou seja, a partir dali alguém pode sobrar, e sempre quando isso acontece, a angústia durante o episódio se torna constante. O diretor parece ter ciência disso e escolhe sabiamente não trocar de núcleo, só mudando em pequenas e esporádicas cenas para o desenrolar de Alfa (Samantha Morton) e a descoberta da traição de Gama (Thora Birch), que aí já não é tanto um problema do episódio porque foi terrivelmente desenvolvido nos episódios anteriores, mas até nisso o episódio acerta ao focar mais na sugestão inicial para a prática ficar em outro capítulo, e assim explorar uma surpreendente e funcional tensão sexual entre a líder e Negan, que ganha um animalesco sexo (pena que não mostrado, mas mesmo assim sugestivamente poético e bizarro) após peitar Alfa e mostrar sua desconfiança pela experiência na exposição da espiã.

Voltando ao núcleo que interessa, após o surgimento (conveniente também) de alguns susurradores nos arredores, o grupo de prisioneiros consegue encontrar um meio bastante apertado de poder encontrar uma saída. Outra cena de bastante destaque pelos mesmos motivos, um gostinho provocativo e inesperadamente ainda mais corajoso que o anterior, amplificado pelos dois estabelecimentos de riscos anteriores, tanto do desenvolvimento dos personagens quanto da condição física claustrofóbica de Carol, remetendo imediatamente a qualquer coisa que acontecesse ali, sua parcela de culpa seria total. E quase acontece, Jerry (Cooper Andrews) se espreme todo, mas consegue por pouco escapar dos dois zumbis que quase o mordem no estreito buraco… Mas é isso mesmo? Zumbis aparecendo para dar vulnerabilidade aos personagens? É por isso que The Walking Dead precisa explorar mais cenários diferentes como esse.

E chegamos no grande triunfo, o gran finale da jornada por todo o espírito, pistas espalhadas não poderiam deixar em branco. Carol, numa última atitude irracional, mais uma vez atrasa o grupo, mas desta vez houve consequências. Mas antes de falar delas, é necessário enaltecer a destreza sutil do roteiro, que sabe tratar de temas passados, afinal, não é a primeira vez que ela fica louca, tampouco que perde um colo materno, mas excepcionalmente a reciclagem é a arma para um futuro dramático ainda mais potente, a perda de confiança do grupo por egocentrismo. E aí chegamos no clímax (com direito a mais uma coincidência de ter dinamites ali), onde nem todos conseguem escapar, e Connie (Lauren Ridloff) e Magna (Nadia Hilker) acabam presas (e se duvidar mortas) na caverna, sem uma perspectiva de saída, típico final desolador (que seria ainda mais se fossem outros personagens ali) que a série costumava ter. 

Em compensação, o que é ainda mais desolador é ver essa consequência plantada previamente desde o início da temporada, dessa possível quebra de relações com a Carol, num show de performance, Melissa MacBride entrega todo o desamparo da personagem pedindo para ter a culpa apontada na cara. E isso é The Walking Dead, aquela série que amassava os personagens ao limite naquele mundo e foi algo que se perdeu, porque eles ficaram, assim como o público, acostumados demais com ele, a ponto de parecer que nada mais tinha riscos ou conflitos gerados por displicência humana. Algo que a segunda temporada trabalhava maravilhosamente, quando o acaso e a desgraça colhiam frutos de uma expurgação de nossos dilemas morais. Por mais manjada que tenha sido a elaboração do roteiro para proporcionar o retorno dessas emoções, não deixa de ser um deleite revisitá-las genuinamente, pelo menos por um capítulo.

O medo é o que virá depois daqui, será que finalmente a série acordará e garantirá pelo menos uma regularidade crescente até o final? Porque em mid-season é fácil, já estamos também acostumado com sempre ter os melhores episódios entre os hiatos. Então é difícil ser verdadeiramente crente nisso, já que provavelmente nem a Connie nem a Magna morreram, por exemplo, ou que tudo que a Carol esteja sentido e que os outros sintam por ela seja apenas um ciclo passageiro, e que depois daqui, assim como no episódio da neve, nunca mais a série volte para explorar esse tipo de cenário onde os zumbis podem ser ameaças reais aos personagens de novo. Mas enfim, isso já são outros quinhentos, ao menos o intitulado Squeeze cumpre isoladamente muito bem seu papel, um episódio survival, visceral, memorável e emocionante, digno da melhor época que essa série viveu um dia.

The Walking Dead – 10X09: Squeeze — EUA, 23 de fevereiro de 2020
Direção: Michael Satrazemis
Roteiro: David Leslie Johnson
Elenco: Norman Reedus, Danai Gurira, Melissa McBride, Ross Marquand, Ryan Hurst, Samantha Morton, Jeffrey Dean Morgan, Cooper Andrews, Nadia Hilker, Lauren Ridloff, Thora Birch, Angel Theory
Duração: 45min.

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