Home TVTemporadas Crítica | Vikings – 3ª Temporada

Crítica | Vikings – 3ª Temporada

por Daniel Tristao
653 views (a partir de agosto de 2020)

estrelas 3,5

Obs: Leia as críticas das demais temporadas da série aqui.

Cada temporada de Vikings tem se diferenciado uma da outra, como se Michael Hirst, roteirista e produtor da série, fizesse pequenos experimentos a cada ano; ou para ver o que funciona melhor ou para explorar aspectos diversos por temporada, fazendo a série encorpar gradativamente. O que dá o tom do primeiro ano é a ambição (é o que motiva as ações de Ragnar e seu antagonista, Earl Haraldson). No segundo ano é a traição que permeia a história (nunca sabemos em quem confiar; a reviravolta do episódio final evidencia isso). Neste terceiro ano o tema predominante é o poder. Com Ragnar consolidado como rei, a série dedica bastante tempo ao desenvolvimento das relações de soberania. Ragnar e Ecbert são as peças fundamentais, sendo, respectivamente, reis da Escandinávia e Wessex (este último, o reino mais estável da Inglaterra). Temos também, em outras posições de liderança, Lagertha, Kalf, Kwenthrith, Aethelwulf, Aelle, Charles e Gisla.

Pode-se dizer que Ecbert e Ragnar jogam uma partida de xadrez, escondendo suas reais intenções e preocupações, mas, ao mesmo tempo, tentando tirar algum tipo de vantagem um do outro. Enquanto isso, reis de outros reinos, princesas, príncipes e earls são manipulados pelos dois para que, na hora certa, estejam devidamente posicionados.

É um bom plot para a história, principalmente pelo fato de que os personagens citados possuem personalidade bem diferente uns dos outros, proporcionando uma dinâmica bastante interessante. Neste aspecto a série tem sido muito boa desde o início, pois consegue, em poucas cenas, falar muito de cada personagem, concedendo a eles um bom nível de profundidade. O próprio Ecbert, que ficou um pouco deslocado na temporada anterior, agora tem papel fundamental na trama, se mostrando tão astuto quanto Ragnar. Além dele, o oportunista Kalf, o fraco Rei Charles, a determinada Princesa Gisla, o pau-mandado Príncipe Aethelwulf e a depravada e sedutora Kwenthrith foram excelentes acréscimos ao já ótimo elenco.

Em meio a golpes, alianças, traições, acordos e tramoias há de se destacar a Rainha Kwenthrith da Mércia, interpretada pela atriz Amy Bailey. Ela consegue dar vida a uma personagem que ao mesmo tempo é degenerada, traiçoeira, charmosa e corajosa. O que ela fez com o irmão no quarto episódio foi de uma frieza sem igual, numa cena excelente, tanto pela surpresa do acontecimento em si quanto pelas interpretações de todos os presentes. Melhor cena da temporada, fácil!

Ah, só pra não perder o costume, tenho que tecer mais alguns elogios à personagem Lagertha, de Katheryn Winnick. Suas relações amorosas (isso mesmo, no plural) são muito bem inseridas, pois ela não é o tipo de mulher facilmente seduzida que cai na conversa de qualquer um. Pelo contrário, os homens é quem caem na conversa dela (haha). É a típica mulher dona do seu nariz que dá vazão aos seus desejos sem se deixar envolver ou dominar. Durona e feminina, ela se entrega sabendo onde está pisando; a cortada em Ecbert, após a cena de sexo sugerido, e a ameaça para Kalf, antes de se entregar a ele, deixam isso muito claro.

Na direção, o destaque fica para Kelly Makin, que só trabalhou em dois episódios de toda a série. E coube a ele a missão de dirigir a maior batalha de Vikings até aqui: a invasão a Paris. O episódio 7, Paris, serve como preparação do terreno, retratando a insegurança do Rei francês diante da guerra iminente e o trabalho de planejamento dos nórdicos, liderados por Ragnar. O episódio seguinte, To the Gates!, nos presenteia com a mais longa (30 minutos) e empolgante sequência de batalha de toda a série. É sensacional a forma como vemos a organização dos vikings para romper as barreiras de Paris e os recursos defensivos que os franceses apresentam. Durante a ação, a câmera acompanha a evolução do confronto em takes aéreos ou laterais, não muito próximos, que nos permite ver os detalhes de tudo o que acontece. As coreografias de luta também são muito boas, principalmente as do ator Clive Standen (Rollo), que encarna aqui um verdadeiro berserker.

Mesmo sendo uma ótima cena, cabe ainda uma crítica para os núcleos narrativos apresentados. A batalha é vista de duas perspectivas principais: o grupo liderado por Lagertha e Kalf que investe contra o portão principal e a torre de madeira (que é só uma de dezenas) na qual se encontra Rollo, Bjorn e Ragnar. Isso minimiza a dimensão da batalha e só conseguimos visualizar o tamanho real do combate nos planos abertos, que são feitos com bom uso de CG. Aí a sequência fica muito oito ou oitenta; acredito que poderia ter havido mais núcleos narrativos para compor melhor o panorama da batalha.

Acerca do roteiro, há ainda algumas falhas que incomodam um pouco aos mais atentos. A onipresença de Floki, principalmente no começo da temporada, resgatando a pulseira que Athelstan joga no mar (sei lá como, mas enfim) e encontrando o sobrevivente do massacre na colônia nórdica em Wessex. Quando Ragnar mata esse sobrevivente (cujos motivos até então são meio nebulosos) não sabemos como ele se livra do corpo. Ou como ele leva o corpo de Athelstan (assassinado por Floki) para fora de Kattegat sem ninguém perceber. São pequenas facilidades que acabam empobrecendo o roteiro; um pouco mais de cuidado resolveria.

Um elemento curioso, que valoriza a inteligência do público, é a passagem do tempo. Vikings não usa as clássicas legendas do tipo “dois anos depois” para explicar ao espectador o tempo decorrido. Nós é que devemos prestar atenção aos detalhes para perceber esta dimensão: as estações do ano (visíveis na paisagem e nas roupas), o envelhecimento dos personagens e as mudanças de visual (cabelos, barba, etc). Só uma vez me lembro de legenda informando o ano vigente da história, sendo que foi logo no começo do primeiro episódio da série, para situar historicamente o espectador.

No âmbito geral, são três pilares que mantém a série firme desde o início: elenco talentosíssimo, um protagonista bem desenvolvido e esmero ao abordar aspectos históricos (que, aliás, é uma marca registrada de Michael Hirst, considerando seus trabalhos pregressos como The Borgias, The Tudors, Elizabeth e Elizabeth – A Era de Ouro). Tais elementos mostram-se mais do que suficientes para sobrepujar os poucos pontos fracos. Este terceiro ano só não é melhor do que o primeiro, o mais equilibrado e tecnicamente competente de todos até aqui, mas consegue entregar uma obra de alta qualidade, mantendo o interesse do público e sempre deixando bons ganchos para a temporada seguinte.

Vikings – Season 3 (Canadá/ Irlanda, 2015)
Criador/ Roteirista: Michael Hirst
Direção: Ken Girotti, Jeff Woolnough, Helen Shaver, Kelly Makin
Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen, Gustaf Skarsgård, George Blagden, Jessalyn Gilsig, Alexander Ludwig, Linus Roache, Alyssa Sutherland, Amy Bailey, Sarah Greene, Jefferson Hall, Moe Dunford
Duração: 43 min por episódio
Episódios: 10

Você Também pode curtir

24 comentários

Giordano 5 de dezembro de 2017 - 10:11

Eu já achei essa temporada a melhor de todas! Como não citar a reviravolta do final, quando Ragnar engana a todos!?? Melhor protagonista de todos os tempos!!

Responder
Daniel Tristão 6 de dezembro de 2017 - 10:10

Acredite @disqus_logebvIE3k:disqus, ainda vai ficar melhor! Tem gente que não curte muito o Ragnar mas eu gosto dele, assim como você.

Continue acompanhando e comente aqui conosco, abraço!

Responder
Pedro Henrique de Souza 9 de março de 2017 - 01:50

Qual é o melhor e o pior episodio dessa terceira temporada ? E porque ?

Responder
Pedro Henrique de Souza 9 de março de 2017 - 01:50

Qual é o melhor e o pior episodio dessa terceira temporada ? E porque ?

Responder
Al_gostino 13 de outubro de 2016 - 12:10

Estou gostando demais da série, terminei ontem a 3º temporada, só vi uma grande falha na sequência da morte do SPOILER**** Athelstan***** , em uma cena ele morre e na outra já mostra o Ragnar enterrando-o sendo que em nenhum momento é questionado o que aconteceu, quem e porque o mataram….no mais a série é excelente, achei a postura do Ragnar muito mais centrada nesta temporada mas ainda tem alguns vícios que não gosto, como ser muito alienado, não ficar o olhar em nada, muito aéreo….mas foi melhorado

Responder
Daniel Tristão 15 de outubro de 2016 - 18:18

Concordo com você @disqus_RYJJohc0X7:disqus, esta sequência da morte do Athelstan foi meio apressada mesmo, falei sobre isso no texto. Sobre o fato de Ragnar parecer um pouco alienado ou aéreo como você bem colocou, a quarta temporada se aprofunda um pouco nisso, quando conseguimos perceber um pouco mais do que se passa na cabeça dele.
Isso que eu acho legal em Vikings, nada está lá por acaso, os detalhes não ficam perdidos e são bem usados pra fundamentar cada vez mais os personagens!

Responder
Daniel Tristão 15 de outubro de 2016 - 18:18

Concordo com você @disqus_RYJJohc0X7:disqus, esta sequência da morte do Athelstan foi meio apressada mesmo, falei sobre isso no texto. Sobre o fato de Ragnar parecer um pouco alienado ou aéreo como você bem colocou, a quarta temporada se aprofunda um pouco nisso, quando conseguimos perceber um pouco mais do que se passa na cabeça dele.
Isso que eu acho legal em Vikings, nada está lá por acaso, os detalhes não ficam perdidos e são bem usados pra fundamentar cada vez mais os personagens!

Responder
Al_gostino 13 de outubro de 2016 - 12:10

Estou gostando demais da série, terminei ontem a 3º temporada, só vi uma grande falha na sequência da morte do SPOILER**** Athelstan***** , em uma cena ele morre e na outra já mostra o Ragnar enterrando-o sendo que em nenhum momento é questionado o que aconteceu, quem e porque o mataram….no mais a série é excelente, achei a postura do Ragnar muito mais centrada nesta temporada mas ainda tem alguns vícios que não gosto, como ser muito alienado, não ficar o olhar em nada, muito aéreo….mas foi melhorado

Responder
lucas 19 de maio de 2016 - 13:21

Duas coisas:Você entende melhor o motivo do Ragnar matar o sobrevivente na quarta temporada(que aliás,tem 20 episódios). E o Ragnar não levou o corpo do Athelstan sem ninguém perceber;ele é o Rei e decidiu enterrar o amigo cristão dele em outro lugar.

Responder
Daniel Tristão 20 de maio de 2016 - 23:01

Exato Lucas, estou assistindo a quarta temporada e a morte do sobrevivente voltou a ser abordada. Sobre o assassinato de Athelstan, acredito que houve um corte brusco demais; numa cena ele foi morto brutalmente e na outra Ragnar o enterrava. Era um personagem importante, acho que poderiam ter mostrado um pouco do que aconteceu entre um fato e outro.

Responder
Daniel Tristão 20 de maio de 2016 - 23:01

Exato Lucas, estou assistindo a quarta temporada e a morte do sobrevivente voltou a ser abordada. Sobre o assassinato de Athelstan, acredito que houve um corte brusco demais; numa cena ele foi morto brutalmente e na outra Ragnar o enterrava. Era um personagem importante, acho que poderiam ter mostrado um pouco do que aconteceu entre um fato e outro.

Responder
lucas 21 de maio de 2016 - 16:50

Concordo com você,poderia ter uma ou duas cenas entre a morte e o funeral dele.Sobre a batalha de Paris,acredito que não mostraram outras frentes da guerra por questões de orçamento mesmo.E sobre a quarta temporada,você vai fazer a crítica da primeira metade ou vai esperar a temporada terminar?

Responder
lucas 21 de maio de 2016 - 16:50

Concordo com você,poderia ter uma ou duas cenas entre a morte e o funeral dele.Sobre a batalha de Paris,acredito que não mostraram outras frentes da guerra por questões de orçamento mesmo.E sobre a quarta temporada,você vai fazer a crítica da primeira metade ou vai esperar a temporada terminar?

Responder
Daniel Tristão 22 de maio de 2016 - 00:55

Também fiquei com a impressão de limitação de orçamento Lucas, mas não chega a ser um absurdo não, a sequência ainda é muito boa.

Sobre a quarta temporada não sei ainda, estou no começo dela, mas por enquanto estou querendo fazer uma crítica da metade inicial e outra da metade final. Mas não é certeza, fica de olho no site pra vc conferir!

Responder
Daniel Tristão 22 de maio de 2016 - 00:55

Também fiquei com a impressão de limitação de orçamento Lucas, mas não chega a ser um absurdo não, a sequência ainda é muito boa.

Sobre a quarta temporada não sei ainda, estou no começo dela, mas por enquanto estou querendo fazer uma crítica da metade inicial e outra da metade final. Mas não é certeza, fica de olho no site pra vc conferir!

Responder
PauloRVC 12 de julho de 2016 - 23:55

O Athelstan morreu meio que odiado na comunidade, deu pra perceber isso muito bem algumas cenas antes. Nem Bjorn estava tão chegado no Padre mais. Creio que a morte dele não impactaria em ninguém ali, além do Ragnar, claro. Então essas cenas a mais além de desnecessárias tirariam minutos da cena do funeral que, essa sim, foi muito marcante pra temporada.

PauloRVC 12 de julho de 2016 - 23:55

O Athelstan morreu meio que odiado na comunidade, deu pra perceber isso muito bem algumas cenas antes. Nem Bjorn estava tão chegado no Padre mais. Creio que a morte dele não impactaria em ninguém ali, além do Ragnar, claro. Então essas cenas a mais além de desnecessárias tirariam minutos da cena do funeral que, essa sim, foi muito marcante pra temporada.

Daniel Tristão 13 de julho de 2016 - 17:47

Realmente @paulorvc:disqus, a cena do funeral foi muito legal mesmo!

Sobre a morte dele, apesar de eu ter sentido falta de um tratamento melhor pela importância do personagem, acredito que o roteirista olhou pelo seu prisma, por isso acelerou esta passagem, haha

Daniel Tristão 13 de julho de 2016 - 17:47

Realmente @paulorvc:disqus, a cena do funeral foi muito legal mesmo!

Sobre a morte dele, apesar de eu ter sentido falta de um tratamento melhor pela importância do personagem, acredito que o roteirista olhou pelo seu prisma, por isso acelerou esta passagem, haha

lucas 19 de maio de 2016 - 13:21

Duas coisas:Você entende melhor o motivo do Ragnar matar o sobrevivente na quarta temporada(que aliás,tem 20 episódios). E o Ragnar não levou o corpo do Athelstan sem ninguém perceber;ele é o Rei e decidiu enterrar o amigo cristão dele em outro lugar.

Responder
Raoni De Lucia 19 de maio de 2016 - 10:32

Sou suspeito para comentar sobre Vikings, série que curto mais que Game of Thrones em alguns momentos, foi de fato uma ótima temporada com poucos deslizes e o gancho no episódio final muito bem colocado, outra presença de roteiro que se mostra crescente nessa temporada é a de Bjorn, filho primogênito de Ragnar, que rende ótimos momentos na próxima temporada, e que demonstra a força que o filho da lenda vai carregar no lugar de seu pai. Ótima série desde os primeiros momentos!

Responder
Raoni De Lucia 19 de maio de 2016 - 10:32

Sou suspeito para comentar sobre Vikings, série que curto mais que Game of Thrones em alguns momentos, foi de fato uma ótima temporada com poucos deslizes e o gancho no episódio final muito bem colocado, outra presença de roteiro que se mostra crescente nessa temporada é a de Bjorn, filho primogênito de Ragnar, que rende ótimos momentos na próxima temporada, e que demonstra a força que o filho da lenda vai carregar no lugar de seu pai. Ótima série desde os primeiros momentos!

Responder
Daniel Tristão 20 de maio de 2016 - 23:10

Realmente Raoni, Bjorn tem ganhado um bom espaço, principalmente no quarto ano! E as suas diferenças com o pai geram uma relação legal, pois pensam diferente mas são uma família. Sei não, mas acho que é bem capaz dele terminar a série como rei hein, mas vamos acompanhar pra ver.

Responder
Daniel Tristão 20 de maio de 2016 - 23:10

Realmente Raoni, Bjorn tem ganhado um bom espaço, principalmente no quarto ano! E as suas diferenças com o pai geram uma relação legal, pois pensam diferente mas são uma família. Sei não, mas acho que é bem capaz dele terminar a série como rei hein, mas vamos acompanhar pra ver.

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais