Home QuadrinhosOne-Shot Crítica | Viúva Negra: O Ferrão da Viúva

Crítica | Viúva Negra: O Ferrão da Viúva

por Davi Lima
677 views

Ferrão

Apenas na simplicidade de recordatórios, num singelo pessimismo do mundo da espionagem e num roteiro valoroso para se extrair humanidade de Natasha Romanoff, Viúva Negra: O Ferrão da Viúva entrega a junção harmônica da personagem da resolução com o formato one-shot, imediato e ágil em ação. Com uma dupla de mulheres por trás do maior material visual, entre ilustração e colorização, cabe ao roteiro de Ralph Macchio dar o toque leve para uma missão despretensiosa da S.H.I.E.L.D, mas carregada de aberturas para modelagens e diagramações de um digno suspense de ação da Marvel com uma das personagens mais flexíveis e duronas, simultaneamente, da editora.

Os dois atributos altos da personagem Viúva Negra se harmonizam bastante com a clássica e imutável linha de contar missões de agentes secretos, ou até mesmo em compor finalizações Marvel com um grande vilão usando tecnologia e aumentando sua altura para lutar, sem esquecer de como Natasha sai variavelmente de situações adversas. Mas isso apenas sugere caráter temático que o roteirista consegue felizmente tornar Natasha introspectiva e carismática com o uso de recordatórios que faz o leitor conhecê-la, não apenas receber análises ou metáforas russas, como acontecem em algumas caracterizações da personagem em outras edições. Fora isso, fora esse material mais verbal, o trabalho visual engaja ainda mais a personalidade de Viúva em toda a edição única. 

A flexibilidade percorre uma página inteira, com uma diagramação disposta a encurvar linhas entre as vinhetas e situando balões e personagens dentro de um ritmo conseguinte, também, da dureza da personagem. De um quadrinho para o outro, quando Natasha está invadindo o local secreto do vilão Cabelo de Prata, o momento chave da trama, de mais efeito, a cinética ilustrada dos movimentos da sala cheia de armadilhas consegue provocar sustos com espinhos voando ou uma porta metálica descendo com tudo. Já a dureza consiste nessa intransigência que as vinhetas se agrupam com uma ilustração que espacializa os locais da HQ com proporções maiores do que um traço mais realista faria. Viúva Negra se torna ainda mais forte e corajosa pela dimensão que ela se pendura e escapa de armadilhas com sua arma chamada Ferrão da Viúva. 

Diante disso, é preciso reiterar, e detalhar, como o roteiro de Ralph, com frases feitas e diálogos que poderiam ser mais curtos para valorizar, quem sabe, um espetáculo ainda mais visual sem muitos balões, ainda assim possibilita uma humanização que engrandece a dupla feminina que colore e ilustra esse one-shot. Ao final, quando há um encerramento puramente verbal envolvendo a agente Astra, machucada pelo vilão Cabelo de Prata, se finca essa humanidade em Viúva Negra sem descaracterizá-la. Num tom pessimista quanto às cicatrizes da agente e expondo a personagem fora dos recordatórios que colocam o espectador na atenção de Natasha na missão, o último quadrinho da edição é a ambiguidade insurgente que a personagem sempre carregou e sempre é pouco explorada. Com uma cara inocente, dramática, mas subindo num helicóptero em movimento, dita-se uma mulher bem além de uma missão, apenas, e sim com um papel de resolver a missão do melhor jeito.

Entre tantas dificuldades de fazer uma história em quadrinho da Viúva Negra, Viúva Negra: O Ferrão da Viúva mostra que só com uma edição de poucas páginas a personagem é suficiente para fazer uma narrativa centrada em sua principal característica de agente secreta, sem necessariamente abusar de questões russas ou sobre seu passado. Alivia-se uma denotação forte sobre ela, sem dúvida, mas as qualidades para desenvolver uma personagem minimamente intrigante podem vim de maneiras flexíveis e duras, juntamente, como a Natasha Romanoff se demonstra.

Viúva Negra: O Ferrão da Viúva (Black Widow: Widow’s Sting | EUA, 2020)
Roteiro: Ralph Macchio
Arte: Simone Buonfantino
Cores: Rachelle Rosenberg
Letras: Travis Lanham
Páginas: 22

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais