Home TVEpisódio Crítica | What If…? – 1X08: What If… Ultron Won?

Crítica | What If…? – 1X08: What If… Ultron Won?

por Luiz Santiago
2.319 views (a partir de agosto de 2020)

  • Há SPOILERS! Leia aqui as críticas dos outros episódios. E leia aqui as críticas para a série em quadrinhos O Que Aconteceria Se…?

Perto de What If… Ultron Won?, todos os outros episódios dessa série ficaram parecendo um estranho passeio no parque. Para além da grande qualidade do que tivemos aqui, a condição para que tudo isso acontecesse precisa vir à tona em um comentário que já fiz ao longo da abordagem desse show: o fato de misturar episódios aparentemente autocontidos com outros que terminaram abruptamente e indicavam uma continuação foi um dos grandes problemas dessa temporada. Eis aí mais uma coisa que também não presta em “formato híbrido“… e a lista só cresce.

Mas se, por um momento, deixarmos de lado a visão da temporada cheia e considerarmos apenas os ganhos que se relacionam com o presente episódio, fica difícil não se impressionar com o que o roteiro de Matthew Chauncey conseguiu fazer, principalmente na segunda metade da narrativa. Como o título não faz nenhum segredo sobre a continuidade (direta ou indireta) em relação ao episódio do Thor festeiro, o espectador se prepara para lidar com um Ultron em corpo perfeito, portando as joias do infinito e viajando pelo Multiverso. Não se trata, portanto, de uma ameaça simples.

Natahsa e Clint sendo os “premiados com a sobrevivência” foi uma escolha bastante interessante e que teve a capacidade de abrir o episódio com uma aposta arriscada, intensa e cheia de surpresas. A variedade de flechas que Clint tem em seu acervo aliado à capacidade de distração de Natasha cria uma grande expectativa para o plano que eles estão perseguindo… e como vão conseguir lidar com tantos robôs de uma só vez. À medida que o episódio avança, nos acostumamos com a presença dessa dupla, gostamos da missão salvadora que eles atravessam e passamos a desconfiar que O Vigia terá um grande trabalho pela frente, porque o Ultron vitorioso desse Universo conseguiu muito mais poder do que deveria.

Os efeitos sonoros aqui são um verdadeiro primor, assim como as dublagens, especialmente a de Jeffrey Wright. Gosto de todos os detalhes inseridos nas lutas e também a variedade de sons que cada realidade e cada planeta “visitado” possui. O mesmo vale para a sensacional direção de fotografia e aplicação dessas luzes e cores nos desenhos muito criativos de todo o espaço onde as lutas se passam, começando da dimensão habitada pelo Vigia até a presença dele e de seu oponente em diversos planetas pelo Multiverso Marvel. A porradaria, nesse caso, é apenas uma parte da atração, porque sabemos que existe muita coisa importante em jogo, então nossa atenção se volta para as mais variadas possibilidades, culminando com o narrador chegando ao Universo solitário do Strange sombrio e pedindo ajuda.

What If… Ultron Won? conseguiu um feito impressionante, funcionando como antítese de alta qualidade do [queridinho] episódio que o antecedeu; e mesmo se valendo de uma organização ruim para o todo da temporada, reuniu de forma aplaudível essas sementes lançadas anteriormente. Pelo menos, aqui, elas serviram para algo. Tenho até medo do episódio final. Porque vai precisar se esforçar muito para bater esse em qualidade. Será que consegue?

What If…? – 1X08: What If… Ultron Won?  (EUA, 29 de setembro de 2021)
Direção: Bryan Andrews
Roteiro: Matthew Chauncey
Elenco: Jeffrey Wright, Jeremy Renner, Benedict Cumberbatch, Lake Bell, Toby Jones, Ross Marquand, Josh Keaton, Mick Wingert, Alexandra Daniels, Terri Douglas, Robin Atkin Downes, Piotr Michael, Dave B. Mitchell, Arthur Ortiz, Ashley Peldon, Matthew Wood, Shelby Young
Duração: 28 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais