Home Colunas Entenda Melhor | As Surpresas e a Cena Pós-Créditos de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Entenda Melhor | As Surpresas e a Cena Pós-Créditos de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

por Guilherme Coral
585 views (a partir de agosto de 2020)

Atenção: Este texto está repleto de spoilers tanto de Dias de Um Futuro Esquecido quanto dos filmes anteriores dos X-Men.

Filmes de super-heróis e suas mil e uma referências! Como todo bom filme desde Homem de Ferro, não podia faltar uma cena pós-creditos nos dando uma breve visão do próximo longa-metragem. Dito isso, fizemos aqui algo parecido com o nosso trabalho em cima de Thor 2Capitão América 2, trazendo à tona todos os easter-eggs que conseguimos identificar e uma explicação da cena pós-créditos. Se notaram algo que não está neste artigo, por favor, comentem lá embaixo. Se quiserem saber mais sobre o filme, mas sem spoilers, basta clicar aqui.

1. Easter Eggs da Marvel

1.1. Os Maximoff

scarlett-quicksilver_pc

Pietro Maximoff, também conhecido como Mercúrio (Quicksilver para os íntimos) é, nos quadrinhos, o filho de ninguém menos que Magneto! Em Dias de Um Futuro Esquecido praticamente temos isso confirmado com o diálogo entre Pietro e Erik na fuga da prisão.

Você contola metal? Minha mãe conhecia alguém que podia fazer isso.

Os detalhes dos Maximoff, porém, não acabam por aí. Na cena em que vemos Magneto aterrorizando o mundo diante das câmeras, e, por alguns instantes temos um plano de Quicksilver assistindo a televisão, sua irmã aparece em seu colo. Essa menina poderia ser muito bem sua irmã dos quadrinhos, Feiticeira Escarlate.

1.2. Chris Claremont e Len Wein

Chris (esquerda) e Len

Chris (esquerda) e Len

Não temos a costumeira aparição de Stan Lee, mas sua ausência é compensada por duas grandes figuras do mundo das HQs. O primeiro é Len Wein, criador de personagens como Tempestade e Wolverine, que faz uma ponta como um dos membros dos embaixadores Vietnamitas. O segundo é Chris Claremont, responsável por quadrinhos como Wolverine e Dias de Um Futuro Esquecido, que aparece como um dos políticos ao lado de Nixon.

1.3. Twentieth Century Fox

20thcentury_dofp

Um rápido detalhe, mais a título de curiosidade. A sequência inicial da Twentieth Century Fox  desaparece, deixando apenas o seu X por último na tela.

1.4. A Irmandade de Mutantes

toaddaysoffuture

Quando Erik faz seu discurso perante as câmeras não é só Mercúrio quem está assistindo. Também vemos os mutantes libertados por Raven no acampamento militar. Um deles (Havok) já conhecemos de Primeira Classe, mas quem são os outros?

Ink – Membro fundador do grupo Young X-MenDe fato ele não é um mutante, seu poderes são provenientes das tatuagens em seu corpo, realizadas por um tatuador mutante cujo poder é garantir habilidades relacionadas aos desenhos feitos por ele. No filme as tatuagens que podemos ver são as de tóxico (permitindo que ele faça qualquer um, se sentir extremamente enjoado) e a da Phoenix Force (possibilitando a utilização dos poderes da fênix).

Spyke ou Quill – Esse daqui chega a gerar dúvidas, pois sua aparência no filme não condiz com seus poderes (invadir a mente de alguém e fazê-los desmaiar), com isso, podemos apenas especular qual desses dois mutantes ele pode realmente ser. Spyke teve apenas uma breve aparição na animação X-Men Evolution e, como o nome sugere, consegue expulsar espinhos de seu corpo. Quill já vimos em O Confronto Final e possui espinhos em seu corpo.

Toad – Quem assistiu o primeiro longa-metragem dos X-Men irá, certamente, se lembrar deste. Seus poderes, além da lingua e saliva adesiva, garantem a ele uma maior agilidade, reflexos e força nas pernas, permitindo-o realizar gigantescos saltos.

1.5. Objetos de Primeira Classe

7b-items

Magneto não poderia ficar sem seu capacete, certo? Na cena que o vemos tomando de volta o que é seu, também nos são mostrados os objetos (e partes corporais) de mutantes de Primeira Classe. Mais especificamente, as asas de Angel, a roupa de Havok e a moeda utilizada para matar Sebastian Shaw.

1.6. Bishop

bryan-singer-confirms-bishop-and-warpath-for-x-men-days-of-future-past-133252-a-1366870672

Bishop pode não aparecer muito no novo filme, mas ele traz consigo duas claras referências ao seu personagem nos quadrinhos. A primeira é o M marcado em seu rosto, que corrobora sua origem nos campos de concentração Sentinela do futuro. A segunda é o fato dele ser o primeiro a ser enviado para o passado por Kitty, fazendo uma alusão às suas viagens no tempo das HQs.

1.7. Apartamento de Wolverine

Wolverine-Apartment

Essa daqui é tão rápida quanto a aparição da Vampira. No quarto onde Logan acorda no passado podemos enxergar uma foto do Mt. Fuji, fazendo uma clara referência à história de Chris Claremont e Frank Miller na revista Wolverine, onde o mutante viaja ao Japão e luta contra o Samurai de Prata. Sim a história é adaptada para o recente Wolverine Imortal, mas este parece ter sido completamente ignorado por Bryan Singer (algo que, pessoalmente, não vejo nenhum problema).

1.8. Os mutantes experimentados

experimentadosmutantes--pc

Vemos apenas de relance, mas já é o suficiente para nos chocar (e a Mística também). Quando nossa metamorfo preferida invade o escritório de Trask, nos documentos por ela analisados, nos são mostrados fotos de mutantes experimentados no programa Sentinela. Estes são os mesmos que acompanham Magneto no fim de Primeira Classe: Azazel, Emma Frost, Banshee e Angel.

1.9. Filhos de Wolverine

wolverinesons_pc

Quando Hank pergunta a Wolverine se ele é pai ou não obtemos a seguinte resposta: Sure as hell hope not (realmente espero que não). Tal frase pode indicar uma referência aos filhos de Wolverine, Daken e Laura (que, na verdade, é uma clone do Carcaju), nos quadrinhos. Ambos tentam matar o pai

1.10 Poderes dos Sentinelas (Lady Deathstrike, Darwin, Emma Frost)

2x2

Na luta final entre os Sentinelas e os mutantes no futuro, podemos observar a utilização de poderes distintos por parte das máquinas. Daqueles não pertencentes a personagens do próprio filme, podemos ver: as garras de Lady Deathstrike (que aparece em X-Men 2), a carapaça de Darwin e o corpo de cristal de Emma Frost.

1.11. Magneto – Ultimate X-Men

magneto_ultimatexmenpc

Não é a primeira vez que vemos Magneto alterando os Sentinelas para poder controlá-las. O mesmo ocorre no primeiro arco de Ultimate X-Men, onde o mestre do magnetismo altera o hardware das máquinas para caçar humanos ao invés de mutantes. Além disso, o discurso de Erik, ameaçando o presidente em frente às câmeras também esta presente nessa história dos quadrinhos.

1.12. Wolverine x Magneto

4c-Magneto-metal-ripping-Wolverine

Mais uma referência aos quadrinhos: na cena em que Magneto empala Wolverine cruelmente, podemos observar uma incrível semelhança com o clássico quadro em que o Mestre do magnestismo retira o adamantium dos ossos do Carcaju.

1.13. O Filho de William Stryker

jasonstrykerdofp_pc

Em uma conversa entre Trask e Stryker, o cientista pergunta ao futuro cabeça do projeto Arma X sobre seu filho. Para quem não lembra, Jason Stryker conta com um papel de destaque em X2 – tendo sido lobotomizado pelo seu pai por ser um mutante, William passa a utilizar os fluidos cerebrais do filho para controlar a mente de mutantes. Nos quadrinhos, Jason é conhecido também como Mastermind e faz parte da primeira geração da Irmandade de Mutantes.

Agradecemos à nossa leitora, Camilly, por nos lembrar dessa citação em Dias de Um Futuro Esquecido!

2. Outros Easter Eggs

2.1. Metropolis

metro1

Apesar de sua clara alusão aos campos de concentração nazistas, o futuro distópico apresentado em Dias de Um Futuro Esquecido fazem uma clara referência ao clássico Metrópolis de Fritz Lang.

2.2. Exterminador do Futuro

terminatordofp_pc

Essa daqui é mais óbvia. Quando Wolverine volta a 1973  e é encontrado nu em seu quarto, sua fala é: vocês acreditariam se eu dissesse que sou do futuro? Tal frase nos remete a Exterminador do Futuro, nos quais os viajantes sempre aparecem sem roupas.

2.3. Star Trek

i-am-captain-kirk

Temos um pouco de metalinguagem nessa daqui. A aparição de Capitão Kirk é proveniente do episódio The Naked Time, da série original de Star Trek. No episódio a tripulação da Enterprise é tomada por uma condição que provoca  ações irracionais. A solução de Kirk é ordenar uma manobra da Enterprise que os envia para três dias no passado, consertando as ações de sua equipe. Com isso, podemos tirar, além da referência óbvia à trama de Dias de Um Futuro Esquecido, que Singer se refere aos erros cometidos em O Confronto FinalX-Men Origens e Wolverine: Imortal.

2.4. Oppenheimer

oppenheimerdofp

Agora, eu me torno a Morte, o destruidor de mundos

Oppenheimer é considerado um dos pais da bomba atômica quem, posteriormente, buscou limitar a proliferação de armas nucleares. No durante a cerimônia de revelação dos Sentinelas por Nixon, o presidente americano cita o cientista, trazendo à tona o tom de precaução da obra, avisando sobre as consequências dos rápidos avanços tecnológicos.

4. (Quase) Nada de Vampira

roguedofp

Não é só o poder de Kitty Pryde que é utilizado de maneira estranha no novo filme. A habilidade de adaptação dos Sentinelas, no filme retirados dos genes de Raven, se encaixaria melhor com outra mutante, Vampira. Gerando polêmica antes do lançamento de Dias de Um Futuro Esquecido, o corte das cenas da personagem pode revelar uma mudança de última hora na trama do longa-metragem. A sequência cortada do produto final consistia em uma resgate. Vampira estava presa em uma prisão Sentinela e os X-Men foram à sua ajuda. Isso poderia significar que a mutante fora experimentada, gerando o poder das máquinas em absorver as habilidades de cada mutante. Tal possibilidade ganha mais vida se levarmos em conta a surpresa de Bobby Drake ao ver o Sentinela se adaptando aos seus poderes..

5. A Cena Pós-Créditos

X-Men-Days-of-Future-Past-8

Chegamos, enfim, ao ponto esperado: quem é aquele ser da cena pós-creditos? Para qualquer leitor dos quadrinhos ou que tenha acompanhado as notícias dos filmes dos mutantes, fica fácil adivinhar. Quem vemos construindo as pirâmides é ninguém menos que Apocalipse, que já foi confirmado como vilão do próximo filme. Agora: quem é Apocalipse? O mutante apareceu primeiramente  na revista X-Factor #5, um spin-off de X-Men. Ele nasceu na cidade de Akkaba, no antigo Egito, há 5000 anos. Seu nome original, En Sabah Nur, pode ser escutado nos cantos daqueles que o reverenciam na cena pós-créditos.

Além de ser considerado o primeiro mutante, Apocalipse é um ser praticamente invencível com poderes que o possibilitam alterar as moléculas de seu corpo, permitindo-o ganhar praticamente qualquer habilidade. Tais poderes foram ainda aumentados através da absorção de tecnologia celestial. Além desses ele é telepata, possui poderes telecinéticos e tecnopatas, permitindo-o interagir com qualquer tecnologia, seja do futuro ou do passado. Mas calma, ele ainda é um gênio em física, genética, biologia e engenharia, além de seu grande conhecimento de estratégia. Não esqueçamos, também, que ele é imortal. Se não bastassem todos os poderes que tornam qualquer luta contr o ser, no mínimo, injusta, o mutante egípcio ainda conta com um séquito de seguidores e quatro subalternos especiais, nomeados os quatro cavaleiros do apocalipse – sim, tirados da Bíblia: Peste, Guerra, Fome e Morte. Estes também podem ser vistos de relance na cena pós-creditos, ao fundo.

E o que pode significar um filme com este vilão? Basicamente iremos fugir da rivalidade Magneto x Xavier e seremos apresentados à ideologia do novo antagonista: a sobrevivência do mais forte. Apocalipse não tem preferências por mutantes ou humanos e sim por aqueles com maior capacidade de sobrevivência (é claro que os homo-superior tem mais chances nesse quesito). Seja por questões ideológicas ou por simples medo, veremos diversos personagens mudando de lado, aliando-se ao mutante imortal. Vale lembrar que o filme irá se passar nos anos 80, em outras palavras, teremos McAvoy e Fassbender reprisando seus papéis. Dentre os novos mutantes que irão aparecer, podemos esperar Sr. Sinistro, um dos principais servos de En Sabah Nur.

Aqueles que não gostaram da aparência do vilão na cena final, não se preocupem, além daquele não ser o ator do novo filme em si, Apocalipse pode alterar sua forma à bel prazer.

Apocalypse

Então, o que acharam de todas essas referências? Se perceberam mais alguma, por favor, nos digam! Comentem aqui embaixo e nos ajudem a completar este artigo.

Você Também pode curtir

169 comentários

Lucas Souzaah' 30 de janeiro de 2016 - 05:47

Já parou pra pensar que a Mistica sabia que Striker fez alteração no Esqueleto de Logan e então ela cê passa de Striker para poder evitar isso… Tipo se fosse o Striker aí talvez ele poderia já pegar o Logan para fazer as Experiencia é tals.. mais no caso foi a Mistica…

Responder
Fabiano Silva 13 de dezembro de 2015 - 16:46

Uma duvida … nas hqs ele aparece nos anos 80 ? não seria no futuro que todos os x men se juntam e enfrentam ele ?

Responder
Mauro Andrade 3 de outubro de 2015 - 19:15

Em um dos dilmes o prof xavier morre , mostram até o tumulo, depois ele aparece vivo no ultimo filme? qual a explicação?

Responder
Silva Brian 4 de agosto de 2015 - 20:23

Estou muito curioso pra saber como eles vão desenrolar essa história da mística se passando pelo Striker. Uma outra coisa que fica no ar é pra qual momento do futuro o Logan voltou? Será antes do X2 ou eles mataram os filmes X2 e X3? Uma coisa é certa, no novo filme que estão produzindo, que se passa nos anos 80 podemos concluir que o apocalipse não vai matar nenhum dos principais ja que vimos o futuro com o Logan. Haha

Responder
CyclopsWasRight 1 de agosto de 2015 - 16:32

ficou muito estranho a mística se passando pelo william stryker no final, se fosse realmente o stryker, ai na hora daria pra sacar q apartir daquele momento q o Wolverine ia ganhar as garras de adamantium, más depois q mostrou q era mística só deixou a situação mais confusa o q será q ela fez com ele hein?

Responder
Adão 15 de julho de 2015 - 01:58

Uma duvida:
Onde a cena pos creditos de Wolverine Imortal se encaixa?
Ou não encaixa?

Responder
Jonathan 24 de julho de 2015 - 12:02

Ela seria o ponto em que o aprimoramento dos Sentinelas foi concluído, refazendo a aliança entre Magnus e Charles.

Responder
Adão 28 de julho de 2015 - 17:30

Realmente.. cheguei a essa conclusão 20min depois de postar essa pergunta

Responder
Miih 27 de maio de 2015 - 15:04

Tenho uma pergunta pode parecer meio tosca mas sla ne , fiquei em duvida.
No final do filme X-men:Dias de um futuro esquecido no final ,Xavier pergunta a Logan qual e a ultima lembrança dele ,e ele responde q é se afogando e tals ….mas ai vai pra cena da Mistica tirando ele do mar e falando para deixarem o Logan com ‘ELE'(mistica) …..so que a minha duvida e o seguinte ;tuuuudo aquilo q apareceu de todooo mundo vivo como se o plano realmente tivesse dado certo funciono ou nao ….era so o subconsciente dele imaginando e vai ser outro futuro ….ou na real e oque aconteceu depois dele ter se afogado a mistica ter salvado ele e ai deu tudo certo.

Serio me confundi muiiito nesse final

Responder
Adão 15 de julho de 2015 - 01:57

Na real acho que deu td certo. Td que ele fez em 73 realmente mudou o futuro.
Resta saber quanto

Responder
Jean Silveira 22 de maio de 2015 - 19:15

Wolverine Imortal: Cena Pós-credito. Como ele recuperou o Adamantium. Não entendi. No filme mostra ele perdendo e na cena final, mostra Logan evitando passar no detector de metais. Alguém me ajuda!

Responder
planocritico 24 de maio de 2015 - 16:51

Ele não perdeu o adamantium, só as garras revestidas do metal. O resto do esqueleto todo dele é revestido do metal.

Abs,
Ritter.

Responder
Jean Silveira 25 de maio de 2015 - 00:27

https://www.youtube.com/watch?v=RtMNzcoflkc

A imagem do vídeo não está bom, mas o que eu observei foi que ele possui as garras SEM ADAMANTIUM. E pelo o que vc disse o Samurai de prata na ultima luta com a espada em chamas cortou as garras deles.

Só que ai surge outra pergunta, aquelas injeções que o Samurai de prata parece sugar alguma coisa do Wolverine enquanto ele esta no penhasco e ele enfia nas mãos deles onde fica as garras e o Wolverine vai ficando cada vez mais fraco. Até que a neta do japonês aparece e dá um jeito de salvar ele. O que ele tava sugando? Se não era o Adamantium era o que ?

Obrigado pelo tempo gasto em me responder.

Responder
planocritico 25 de maio de 2015 - 01:37

@jeansilveira:disqus, o que o Samurai de Prata começa a tirar de Logan é seu fator de cura, não o adamantium. Repare como Yashida começa a rejuvenescer dentro da armadura. Era isso que o vilão queria desde o começo.

Sobre as garras sem adamantium, sim. É que as garras são de osso originalmente, como parte da mutação de Logan. O adamantium meramente revestia as garras. Quando elas são cortadas, elas se regeneram como originalmente eram.

Abs,
Ritter.

Responder
Jean Silveira 25 de maio de 2015 - 02:27

Agora ficou claro! Muito obrigado pela atenção e ajuda!

Francisco Neto 8 de julho de 2015 - 02:39

Para conhecimento a mutação do Wolverine é a cura e não adamantium . . . . Adamantium é uma modificação no seu esqueleto, a qual não pôde ser experimentada em nenhum outro mutante senão o Wolverine devido sua mutação de cura . . . . Testes para desenvolvimento do deadpool . . . .

planocritico 8 de julho de 2015 - 18:32

O fator de cura e as garras de osso. Além de sentidos animais mais aguçados.

Abs,
Ritter.

Wesley Jonata 19 de maio de 2015 - 03:14

Alguém poderia me falar se é possível eu comprar ou pelo menos ler todas as HQs, ou pelo menos algumas??? please please….
se sim. onde?

Responder
Ana Cláudia Aguiar 7 de junho de 2015 - 02:47

Você pode comprar as HQs escaneadas e gravadas em CDs. Você encontra no Mercado Livre. ANA

Responder
Jonathan 24 de julho de 2015 - 12:09

Bancas de jornal você encontra as atuais, em sebos você acha as antigas e por preços ótimos.

Querer ler todas vai te render uma vida, e tem muita coisa que foi renegada pela própria Marvel, recomendo caçar na internet os melhores números e depois, caso se interesse, adquirir pra coleção.

Responder
Wesley Jonata 19 de maio de 2015 - 03:13

Amo X-men, porém, acho que teria sido muito melhor senão tivessem feito isso de mexer no tempo, ou feito pouco. Isso confunde a cabeça, msm quando fazem sem cometer erros, imagina nesse caso, que pelo que vi, foram cometidos. alguns erros. Mas como esse é um assunto que amo de paixão…

Responder
Jander Araujo 30 de abril de 2015 - 05:46

Pessoal , o wolverine não viajou com o corpo dele para o passado, apenas o consciente dele que viajou! Vamos dizer que ele entrou dentro do corpo do wolverine do passado… Nunk existiu dois wolverines no passado.

Responder
Fernando Weissinger 27 de janeiro de 2015 - 15:15

O Wolverine fica espantado ao ver tempestade viva, mas ele não viu isso ele estava trancado do lado de dentro e em transe, estranho isso.

Responder
MC BAIDU Antivirus 29 de abril de 2015 - 18:10

kkkkk nem tinha percebigo kkkk boa cara! eu nao tinha percebido…

Responder
Felicio Rodrigues 1 de maio de 2015 - 20:37

“Super produções”…

Responder
Rico Henize 17 de maio de 2015 - 21:48

Na minha opinião, o wolwerine não ficou espantado com a feiticeira, ele ficou confuso com tudo, pois ele estava no passado, no fundo do rio e todo perfurado com barras de ferro. Resumindo, o cara tava praticamente louco!

Responder
Geovani Honorio 25 de janeiro de 2015 - 02:06

olá,
* Em relação ao Wolverine vi muitas pessoas comentando em relação as garras dele, ele sabia quem era o Striker quando ele voltou pro passado e por isso ele não o Matou pois sabia que precisaria dele para obter as Carras de Adamantiun, e acho que a mistica só se disfarçou para salvar o Logan, ja que nos Quadrinhos o episodio Dinastia M quando e Feiticeira Escarlate enlouquece, e cria uma realidade alternativa o Logan e a Mistica Acabam juntos ou talvez seja so companheirismo mesmo pois o Wolverine ajudou a Mistica.

* E em Relação ao Noturno ter nascido, como ele é fruto da Mistica com o Zazel e o Zazel esta morto já em Dias de um futuro esquecido, porem existi um Hiato de 10 anos entre os Filmes então creio ue que a Mistica gerou o Noturno em algum momento desses 10 anos,

& so uma duvida que eu queria tirar , quando o Logan ja esta na mansão e começa a rever os mutantes eu vi a Vampira eo Bob de mãos dadas, e deppois passou a Kitty sozinha dando aulas, será que como a Vampira não morreu o Bob nunca chegou a se interessar pela Kitty ?

* E eu acho que a garotinha que aparece com o mercurio não é a Feiticeira Escarlate, talvez a menininha seja filha dos pais adotivos dos Gemeos, ja que eles foram dados a um casal de hipes.

Responder
Geovani Honorio 23 de janeiro de 2015 - 17:15

olá,
* Em relação ao Wolverine vi muitas pessoas comentando em relação as garras dele, ele sabia quem era o Striker quando ele voltou pro passado e por isso ele não o Matou pois sabia que precisaria dele para obter as Carras de Adamantiun, e acho que a mistica só se disfarçou para salvar o Logan, ja que nos Quadrinhos o episodio Dinastia M quando e Feiticeira Escarlate enlouquece, e cria uma realidade alternativa o Logan e a Mistica Acabam juntos ou talvez seja so companheirismo mesmo pois o Wolverine ajudou a Mistica.

* E em Relação ao Noturno ter nascido, como ele é fruto da Mistica com o Zazel e o Zazel esta morto já em Dias de um futuro esquecido, porem existi um Hiato de 10 anos entre os Filmes então creio ue que a Mistica gerou o Noturno em algum momento desses 10 anos,

& so uma duvida que eu queria tirar , quando o Logan ja esta na mansão e começa a rever os mutantes eu vi a Vampira eo Bob de mãos dadas, e deppois passou a Kitty sozinha dando aulas, será que como a Vampira não morreu o Bob nunca chegou a se interessar pela Kitty ?

* E eu acho que a garotinha que aparece com o mercurio não é a Feiticeira Escarlate, talvez a menininha seja filha dos pais adotivos dos Gemeos, ja que eles foram dados a um casal de hipes.

Responder
Daniel Vidal 29 de setembro de 2015 - 17:49

seria perfeito se mistica e logan ficassem junto !
minha maior duvida é logan e mistica podem ficar junto no xmen apocalipse ?
eu amo eles dois e amaria vendo eles junto !
minha pergunta é seria possivel ?
se for vou amar ! E senhor que fez esta observação !
Qual o gibi que fala esse lance deles?

Responder
Alexandre Santos 13 de janeiro de 2015 - 23:43

Senhores, eu tenho quase certeza que Stan Lee aparce sim, de relance, como um dos militares durante o confronto numa cena de fuga ! Vou ver o trecho e posto o tempo ! Abssss

Responder
Rich Kevin 5 de dezembro de 2014 - 22:56

Só não consegui entender uma coisa: No fim do filme, quando Wolverine retorna ao futuro, ele vê não só a Tempestade viva, mas a Jean e o Ciclope também. Minha dúvida é: Eles impediram as mortes de Jean e Ciclope (pra que eles aparecam vivos no futuro)? Ou o Wolverine foi para um futuro próximo de X-men 2?

Responder
Henrique Scheffer 22 de dezembro de 2014 - 21:07

Eu imagino q, impedindo a continuação do projeto Sentinela, criou-se um paradoxo temporal, mudando, assim, todo o passado e, consequentemente, alterando o presente. Portanto, para mim, as mortes de Jean e Scott

Responder
Aguinaldo Antunes 2 de dezembro de 2014 - 11:00

Tbem nao entendi no final o Striker é a mistica?

Responder
Guilherme Coral 3 de dezembro de 2014 - 12:29

Sim, aquele que apareceu com o brilho nos olhos é a Mística

Responder
Yuri Santos 26 de novembro de 2014 - 17:41

Alguém pode me tirar uma dúvida? Se Wolverine foi mandado pro passado, criou-se um paradoxo temporal, ou seja, a versão do passado ainda existia… e como a versão do presente dele tinha já adamantium não foi um erro voltar as garras de ossos? Ou o poder de Kitty apenas transferiu a consciência do Logan do futuro pro corpo do Logan do passado? Não ficou claro pra mim…

Responder
Henrique Scheffer 22 de dezembro de 2014 - 21:03

ela deixa claro q apenas a consciencia da pessoa q viaja e habita o próprio corpo do passado

Responder
Rodrigo dos Santos 27 de outubro de 2014 - 19:06

No filme se reparar bem, vemos três versões do Striker. 1° – Logo no começo do filme, quando aparece cenas do Primeira Classe, onde o Xavier e A Mistica estão na sala da CIA, temos o Striker como um dos caras que esta na mesa e a Mistica se transforma nele para provar que mutantes existem. 2° Temos o Striker que faz parte da trama. 3° Quando o Logan se lembra do experimento que passou, e o Xavier pergunta se ele está bem e o Logan diz:” acabei de ver alguém que me fara muito mal “. Só que ae vemos um problema de linha de data, o primeiro, da cena na CIA, se passa em 1962,ano da crise dos misseis em Cuba, e o Striker ja esta meio velho, dae o filmes passa alguns anos depois de 1962, mas o Striker ainda esta jovem no filme O.o e quando o Logan tem suas lembraças, o Striker ta velho tbm, então pelo filme vc vê o Striker velho, jovem e velho.

Não li tds os comentarios aqui, não sei se alguem ja postou isso, mas deixou o meu comentario desse erro que percebi no filme.

Tirando isso, o filme foi muito bom.

Responder
NestorBendo 9 de setembro de 2015 - 01:55

Striker avô é o velho de 1962.
Striker pai é o jovem em 1973, que é o mesmo de X-Men Origens e de X-Men 2.
Striker filho é o que está na cadeira de rodas em X-Men 2.

Responder
Daniel R. Pinheiro 12 de outubro de 2014 - 19:33

Se não me engano. Logo no começo, na cena em que Xavier está explicando para os outros mutantes sobre o Trask, eu vi nas fotos o que parecia ser o Sr. Fantástico do Quarteto Fantástico. Mas sei lá, posso ter me enganado…

Responder
Carlos Victor Cavalcante 12 de outubro de 2014 - 11:56

Eu tenho uma dúvida. No final do filme, Striker é quem pega o corpo de Wolverine e logo em seguida descobrimos que na verdade se trata de a Mística. Existe alguma relação entre estes fatos? A Mística participa da experiência de adamantium no Wolverine?

Responder
K1PP 26 de dezembro de 2014 - 01:14

sim,ela participou,ela era aquela mulher ao lado do cara que o logan disse que queria o nome dele de logan naquele colar-de-metal-que-não-sei-o-nome
se vc realmente reparar muito,muito muito bem,dá pra ver o olho dela no fundo da imagem brilhando,tive que repetir a cena 67 vezes ontem pra perceber,eu li num fórum….

Responder
Patrick 7 de março de 2015 - 00:26

Em qual filme essa cena aparece?

Responder
Claudio Livra 8 de outubro de 2014 - 22:14

Uma coisa me chamou a atenção quando vi: Em uma das primeiras cenas do filme, em que os X-Men encontram-se em uma
grande sala, aparece alguns Sentinelas perfurando o teto exatamente
como no último filme da trilogia Matrix, em que Sentinelas perfuram o teto da cidade subterrânea de Zion com uma espécie de broca para infiltrar-se no
ambiente. Aliás, o próprio nome “Sentinela” é uma referência direta aos “soldados” inimigos no filme Matrix

Responder
Guilherme Coral 10 de outubro de 2014 - 11:14

Certamente dá pra traçar um paralelo interessante entre X-Men e Matrix nesse quesito – os Sentinelas, em ambos, buscam elementos “fora do comum”, em um caso mutantes e no outro os que saíram da Matrix.
Quanto a referência do nome seria mais correto afirmar que Matrix referencia os mutantes, considerando que o filme veio depois dos quadrinhos. Mas em todo o caso a comparação é mais que válida!

Muito obrigado pelo comentário, Claudio!

Responder
Guel Silveira 17 de outubro de 2014 - 22:46

Acho que os sentinelas dos X-Men são bem mais antigos do que os sentinelas do Matrix. Os sentinelas foram criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1965.

Responder
João Pedro 8 de outubro de 2014 - 03:17

sensacional o artigo!

Responder
Guilherme Coral 8 de outubro de 2014 - 09:12

Muito obrigado, João Pedro!

Responder
Guilherme Martins 22 de setembro de 2014 - 15:39

Não entendi por que Logan não se lembra do que aconteceu de 73 até o ano atual, ja que ele viveu todos esses anos, dando aulas na escola e tudo mais. Acredito que o dia em que ele se acordou na Escola foi o mesmo dia em que ele foi mandado para o passado naquele futuro alternativo. Mas naquela manha ele perde a memoria de tudo que aconteceu nos últimos anos e mantem apenas o futuro alternativo. Por que ele esquece?

Responder
Guilherme Coral 23 de setembro de 2014 - 20:18

Isso aqui é um pouco de mindfuck mesmo. Digamos que o Logan que viveu de 73 até a atualidade era outro e o que “voltou” para o corpo é aquela mente da cronologia antiga. Ou seja, ele lembra dos eventos que foram mudados e não dos novos.

Responder
leoleonardo85 5 de outubro de 2014 - 18:00

O que dá a entender no dialogo com o Xavier é que ele lembra de tudo, então ele pede que o Xavier entre em sua mente para também entender o que aconteceu.

Responder
Emerson 21 de outubro de 2014 - 19:26

A mente do Logan tinha as memórias da outra realidade, em que a Jean e o Scott morreram, mas quando ele voltou no tempo ele acabou mudando vários acontecimentos depois de 73. Quando a mente dele voltou pro futuro a mente do passado continuou sem saber de nada que tinha acontecido, nem mesmo conhecia os x-men, então quando ele acordou no futuro a mente do passado foi substituída pela do futuro e ele não sabia oque tinha acontecido depois de 73. (Assistir ao filme “Efeito borboleta” pode ajudar a entender.)

Responder
Ricardo Daniel 21 de setembro de 2014 - 20:29

gostei do filme mas ainda me deixou algumas duvidas, por exemplo:

com esse novo futuro wolverine nao tem mais as garras de adamantium (afinal stryker possivelmente não colocou o adamantium de novo nele nesse novo futuro perfeitinho)?

neturno não é o filho de mistica com azazel? se azazel foi visto na lista de “experimentados” do trask, então quer dizer que no filme a mistica estava gravida ou neturno ja havia nascido?

magneto recuperou totalmente seus poderes desde o conflito final?

alem do que pelo o que eu entendi “dias de um futuro esquecido” aniquilou completamente com toda a saga x-men desde o primeiro filme inclusive origens e wolverine imortal ?

Responder
Guilherme Coral 22 de setembro de 2014 - 14:11

É possível que a experiência com o Adamantium ainda tenha acontecido, não temos como saber por enquanto.
Noturno é filha da Mística com o Azazel nos quadrinhos, mas nos filmes não sabemos.
Quanto ao Magneto, algum tempo se passou desde o Confronto Final, então é provável que ele tenha recuperado os poderes todos.

DoFP acabou com X-Men o Contronto Final com certeza, já o resto não dá pra saber.

Responder
leoleonardo85 5 de outubro de 2014 - 18:02

Acredito que o futuro do Wolverine não mudou, ele ainda participou do programa Arma X, já que a timeline do Stryker pouco foi mudada.

Sobre o Magneto, ele recupera os poderes no final de Xmen 3, mas acho que isso não conta, o Scott e a Jean estão ali, então os eventos do 3 podem não ter ocorrido nessa linha de tempo.

Responder
fabio scarton 23 de março de 2015 - 00:05

eu nao entendi, pq xavier apareceu andando no wolverine origens no final do filme, sendo q ele ficou alejado no xmem primeira classe

Responder
Emerson 4 de maio de 2015 - 15:32

Depois que o corpo do Xavier foi destruído pela Jean no filme “X-Men: O confronto final” a mente dele foi parar em um corpo que estava em uma cama de hospital, que estranhamente era igual ao Xavier mas não era aleijado.

Responder
Mary Silva 28 de setembro de 2014 - 18:59

Ricardo no filme mostra que o Stryker fica com o corpo do wolverine depois que ele o tira da água.

Responder
Tiago Celestino 6 de outubro de 2014 - 10:59

Que na verdade é a Mística.

Responder
Felipe Alves 30 de setembro de 2014 - 18:59

quem é neturno filho? HAHAHHAHAH

Responder
MC BAIDU Antivirus 29 de abril de 2015 - 18:20

o netuno é o filho magneto!!! aqele da irmandade dos desenhos!!!!ele que aparece no filme e solta seu pai da prisao!!!
ele e muito rapido so perde para o flash!!!!

Responder
Djey 9 de setembro de 2014 - 18:50

Achei confuso o governo conter o traje do Havok se na verdade eles dissecaram o Banshee. não sei se tem algo a ver, mas fiquei confuso :$

Responder
Guilherme Coral 10 de setembro de 2014 - 14:29

Vale lembrar que o Havok estava preso naquele acampamento militar que a Mística invade. Provavelmente pegaram o traje dele antes dali.

Responder
VictorMaster 18 de junho de 2014 - 17:11

No próximo filme parece que será usado tanto o elenco do passado e do futuro mas como eles irão interligar tudo isso do Apocalipse se o futuro já está “perfeito”?

Responder
Guilherme Coral 20 de junho de 2014 - 00:04

Em recentes entrevistas disseram que usariam somente o elenco novo, mas vamos ver o que a Fox determina.

Responder
Gabriel Salbé 20 de junho de 2014 - 03:09 Responder
Guilherme Coral 20 de junho de 2014 - 22:07

Olha só! Mas o título engana a frase que importa é essa daqui:
“certamente teremos alguém do elenco original envolvido”

Ainda teremos que esperar um pouco para ver quem vai voltar. Eu colocaria minhas fichas em Wolverine

Responder
Henrique 1 de agosto de 2014 - 23:33

Namoral Bryan Singer se esforçou bastante, muito, muito, muito meesmo para endireitar os X-men..nem assim o coitado conseguiu acho q bagunçou demais então depois do Apocalypse, vamos dar um Reset! Começar do Zero, acho a melhor solução!

Matheus 11 de julho de 2014 - 08:39

a cena final do Wolverine acordando na escola foi uma homenagem e também uma despedida ao elenco da trilogia original.

Responder
Yves Braz 17 de junho de 2014 - 19:30

Em X-men dias de um futuro esquecido na cena em que Magneto levanta o estádio as pessoas em baixo começam a olhar uma delas é uma criança ruiva brincando na grama que parece muito com a Jean Grey.

Responder
Guilherme Coral 20 de junho de 2014 - 00:03

É bem possível que seja ela mesmo, Yves. Descobriremos nos próximos filmes!

Responder
Henrique 1 de agosto de 2014 - 23:34

Parece

Responder
Davidson Alves 17 de junho de 2014 - 00:29

Na cena pós crédito de “Wolverine Imortal”, um pouco antes de Logan pedir pra ser revistado e o margneto aparecer, tem um cara ao lado, q se parece MUITO com o Bishop (dei pausa e zoom e é quase certeza rs) . Ele é o proximo da fila do detector de metais ao lado da fila que o Logan está. Alguém percebeu isso???

Responder
Guilherme Coral 17 de junho de 2014 - 15:17

Não cheguei a ver, Davidson! Vou dar uma olhada na cena depois. Obrigado!

Responder
Tiago Vargas 15 de junho de 2014 - 16:28

Não li os comentários abaixo não, talvez este já tenha sido feito…
Não conheço muito bem quanto vocês, mas 2 observações e ficaria muito agradecido se houvesse resposta.

No segundo filme do Wolverine, Logan perde as garras de adamantium, por que ele as possui neste último filme? (Enquanto ele está do “futuro” sendo controlado para viajar ao passado)

A suposta feiticeira escarlate no colo do Mercúrio, eles não são gêmeos? E no final do Thor 2, com o Colecionador, eles aparecem na “mesma idade”.

Talvez não há relevancia nenhuma esses questionamentos, mas eu acho que não deveria mudar tanto os comic books. O que vocês acham disso?

Responder
Guilherme Coral 16 de junho de 2014 - 01:08

Tiago, muito obrigado pelo comentário!

As garras do Wolverine, acredito que o Singer quis simplesmente ignorar Wolverine: Imortal mesmo (até porque essa dele ter as garras cortadas não faz o menor sentido).

Em relação à feiticeira – mudanças podem ser feitas nessas adaptações mesmo. E sobre ela aparecer no Capitão América 2: são estúdios diferentes (Marvel Studios e Fox), os filmes não tem vínculo nenhum entre si.

Quanto às alterações, tenho uma opinião diferente, acho que tudo pode e deve ser mudado para se obter um resultado melhor. Estamos falando de duas linguagens completamente diferentes, algo que fica bom nos quadrinhos não necessariamente funciona no cinema. Um bom exemplo disso é a aparência de Xerxes em 300.

Responder
Gabriel Salbé 20 de junho de 2014 - 02:49

Em relação as garras do logan, se nao e engano quem concerta é o magneto puxando o resto de adamantium q ainda existe dentro do Logan. Já q no wolverine imortal não da tempo do japinha tirar todo adamantium dele.

Responder
Guilherme Coral 20 de junho de 2014 - 22:08

Mas não há sequer menção disso nos filmes

Responder
Tiago Vargas 16 de junho de 2014 - 21:36

É… Talvez eu que sou mais conservador

Valeu pela resposta =)

Responder
Guilherme Coral 17 de junho de 2014 - 15:18

Perfeitamente compreensível, todos temos aquele produto que não gostaríamos que fosse mexido 🙂

Responder
Cris Melo 14 de junho de 2014 - 21:19

eu consegui repara na 1.3 durante a exibição do filme, só não lembrava e na hora achei que tava vendo coisas. rsrsrs

Responder
Guilherme Coral 16 de junho de 2014 - 01:03

Confesso que só reparei esse na segunda vez que assisti!

Responder
Paulo Matavelli 9 de junho de 2014 - 20:03

Segundo o filme o Wolverine só ganha as garras de adamantium durante os anos 70, ou seja, não luta a segunda guerra, correto?

Responder
Guilherme Coral 11 de junho de 2014 - 01:11

Paulo, ele pode até lutar na segunda guerra, mas não com as garras de adamantium (seguindo a cronologia de DoFP).

Responder
Danilo Freitas 3 de junho de 2014 - 00:14

Só um detalhe, que no filme não fica claro, Banshee não aparece como aliado do Magneto ao final de First Class, como você destaca. Apesar de que o filme sugere que isso pode ter acontecido no lapso de 10 anos que separam Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido, na referida cena em que a Mística constata que ele está morto, junto com os outros da Irmandade.

Responder
Guilherme Coral 3 de junho de 2014 - 12:20

Tem razão, Danilo! Falha minha. Muito obrigado!

Responder
Wesley Ramos 1 de junho de 2014 - 16:37

pessoal, como é o nome da musica que aparece na parte do mercúrio saindo do pentágono com o wolverine, magneto e o xavier?

Responder
Guilherme Coral 1 de junho de 2014 - 18:12

A música é “Time in a Bottle” do Jim Croce. Ótima canção!

Responder
Wesley Ramos 2 de junho de 2014 - 14:18

caraaaa, vlw, essa musica é muito booooooa.

Responder
Guilherme Coral 3 de junho de 2014 - 12:19

Sem problemas, Wesley!

Responder
Isaias Da Silva Sousa 23 de junho de 2014 - 17:12

Já estava quase o dia todo pesquisando pelo titulo desse musica, e em todo site que falava alguma coisa a respeito só encontrava “críticos” de cinema falando e escrevendo asneiras sobre o novo filme da franquia X-MEM. Até agora! posto que, enfim encontrei alguém de fala sensata e que cujo conhecimento veio contribuir em algo ( pelo menos para mim!). Muito obrigado Guilherme Coral por compartilhar aqui conosco, e muito obrigado também à você Wesley Ramos, por lançar a pergunta!

Responder
Júnior Pires 16 de setembro de 2014 - 14:45

Valew mesmo, também não encontrava o nome da música 😀

Responder
Alex 1 de junho de 2014 - 01:15

Aquela garota ruiva que está no parque brincando quando o Magneto sobrevoa com o estádio poderia ser a Jean criança? ou só foi só uma coincidência a menina ser ruiva? não achei tão aleatória a cena, embora seja rapidinha, poderia ser um indicio dela?

Responder
Guilherme Coral 1 de junho de 2014 - 18:13

É possível, Alex, ao menos cronologicamente falando sim. Já se iremos ter certeza disso ou não, só o tempo dirá!

Responder
Gabriel Salbé 20 de junho de 2014 - 02:52

Acho q não vai existir ligação entre os filmes. Acho q foi que nem o the amazing slider man 2. Q na cena extra aparece mistica. Apenas um easter egg

Responder
Diego Santos 1 de junho de 2014 - 22:50

Ou então pode ser a Feiticeira Escarlate que é filha dele (já tava na hora de mostrarem a ligação que existe entre os vingadores e xmen)

Responder
jcesarfe 31 de maio de 2014 - 15:59

Só voltei pra comentar um fato que parece motivo de muitos questionamentos: Como Wolverine possui garras de metal (Note que nem citei de Adamantium)?
A resposta pode ser mais simples do que se pode esperar e ja aconteceu nas HQs.
Colocaram de novo o Adamantium nele, com um processo parecido. Provavelmente, diferente das HQs, quem colocou foi o Magneto para que ele pudesse combater os sentinelas (na HQ quem fez foi o Apocalipse, nem sei o motivo, sei que foi algo bobo e sem nexo).
Mas vale notar que nas cenas de pós créditos de Wolverine Imortal ele já possuía novamente um esqueleto de metal, (o detector de metais disparou), mas isso são apenas hipóteses ja que o diretor afirma que algo tipo aconteceu, mas ficara de fora das próximas histórias, pois o tempo foi alterado, e o método que ele recuperara o Adamantium sera outro.

Responder
Guilherme Coral 1 de junho de 2014 - 18:17

O esqueleto de metal ele nunca perdeu, a questão é ele ter perdido as garras no Wolverine: Imortal. Se foi Magneto ou outra operação, esta poderia ter sido, ao menos, citada em algum diálogo.
Obrigado pelo comentário!

Responder
jcesarfe 2 de junho de 2014 - 11:23

Tem razão, quanto ao esqueleto foram apenas as garras,falha minha.
Eles não citaram por quererem esquecer o filme, foi bem ruinzinho mesmo.

Responder
Guilherme Coral 3 de junho de 2014 - 12:19

Coloca bem ruinzinho nisso! Pelo menos foi levemente melhor que o origens.

Responder
Diovanni Moraes 29 de maio de 2014 - 14:12

Como o Wolverine consegue o adamantium?

Responder
Guilherme Coral 30 de maio de 2014 - 00:32

A única explicação é que o Singer ignorou os eventos de Wolverine Imortal, ou algo aconteceu no meio dos dois (que consistiria em uma falha do roteiro, já que não houve sequer uma citação).

Responder
Cris Ider 27 de maio de 2014 - 21:47

Alguém sabe me dizer se no final é a Mística como W. Stryker ou próprio W. Stryker? Dá a impressão que o W. Stryker é mutante também. Mas dá outro nó na trama.

Responder
Guilherme Coral 28 de maio de 2014 - 01:02

Ao que deu entender é a Mística, por causa daquela mudança no olho igual a ela transformada em Trask. Tanto nos quadrinhos quanto nos filmes o Stryker não é mutante, somente seu filho.

Responder
Márcio Cajahiba 28 de maio de 2014 - 10:20

A Fox quis apagar da mente dos fãs seus dois filmes com maiores críticas: “X-Men: The Last Stand” (ou X-Men 3) e “Wolverine Origens”. Com os fatos ocorridos em “Dias de um Futuro Esquecido”, estes eventos fazem parte de uma linha temporal que nunca existiu. Sendo assim se o Stryker fosse msm o Stryker, o Origens existiria. Sendo a mistica vc deixa a historia do Wolverine em aberto novamente..

Responder
Manu Rosa 14 de junho de 2014 - 01:04

Mas se é a Mística, isso quer dizer que o Projeto X n foi realizado e o Wolverine continua com garras de osso?

Responder
Eduardo Saantos 27 de setembro de 2014 - 22:00

tou querendo saber dissooooooooooooooo ! O.o algn me explicaaaaa ?

Responder
Guilherme Coral 28 de setembro de 2014 - 01:01

Ainda não temos como saber. Só no X-Men: Apocalipse mesmo!

David Wagner de Oliveira Carlo 12 de agosto de 2015 - 15:49

Na minha opinião, o fato de ser a mística não impede os eventos de Origens. A mística deve ter se disfarçado de Stryker para fugir, e no caminho encontrou Logan e o salvou. Por outro lado, quando a consciência de Logan volta para seu corpo no futuro, o seu corpo no passado não faz a menor idéia dos eventos desde o início da viagem temporal, ou seja, não se lembra de ter visto o Stryker em momento algum até seu encontro em Origens, que não deve ter sido apagado após DOFP

Gabriel Salbé 20 de junho de 2014 - 02:56

Naquele momento ela se passa pelo stryker para resgatar o Logan. Em vários momentos eles aparecem juntos a mística e o stryker. Mas acredito que naquele momento ela so utilizou apenas um disfarce

Responder
David Wagner de Oliveira Carlo 12 de agosto de 2015 - 15:47

Na minha opinião, o fato de ser a mística não impede os eventos de Origens. A mística deve ter se disfarçado de Stryker para fugir, e no caminho encontrou Logan e o salvou. Por outro lado, quando a consciência de Logan volta para seu corpo no futuro, o seu corpo no passado não faz a menor idéia dos eventos desde o início da viagem temporal, ou seja, não se lembra de ter visto o Stryker em momento algum até seu encontro em Origens, que não deve ter sido apagado após DOFP.

Responder
Emerson Bispo 15 de setembro de 2014 - 21:03

Se o Stryker fosse um mutante, pra q ele mandaria o filho dele matar todos os mutantes em X2? Então é obivio q é a Mistica…

Responder
Guilherme Coral 16 de setembro de 2014 - 23:00

Entao… no X2 e nos outros anteriores não acho que tenha sido a Mística, até porque eles aparecem juntos em X2. O Stryker ser a mística é coisa dessa nova linha temporal de DoFP

Responder
Emerson Bispo 14 de maio de 2015 - 20:27

Ele perguntou se o W. Stryker era um mutante, e se ele fosse um mutante ele nasceria mutante (antes de DoFP, antes de origens wolverine e antes de X2) e em X2 ele continuaria sendo mutante e ele teria se lascado pedindo pro Psôr X e Jason matar todos os mutantes. Mano viagem no tempo é foda kkkk, mas acho que você entendeu.

Responder
Guel Silveira 21 de setembro de 2014 - 04:17

É a mistica da pra ver pelo habitual brilho amarelo nos olhos, mas quanto a questão do stryker ser mutante tem nexo, na cena em que eles estão trancados no bunker com o presidente e dispara o alarme indicado que havia um mutante junto deles notei que o stryker fica meio assutado, parecendo que seria ele o mutante, no entanto era a mistica. Ou eu que viajei?

Responder
Tiago Celestino 6 de outubro de 2014 - 11:04

Acho que viajou!! rsrsrs

Responder
Guel Silveira 17 de outubro de 2014 - 22:38

kkkk

Responder
Mille Sousaa 27 de maio de 2014 - 20:35

O Apocalipse aparece devido o filho do Xavier ter voltado para matar o Magneto e acabar matando o próprio pai. Estou correta? O Xavier não existe nesse filme?

Responder
Guilherme Coral 28 de maio de 2014 - 01:04

Mille, o Xavier vai estar no próximo filme sendo interpretado pelo McAvoy. Quanto à aparição do Apocalipse no filme ainda não temos nenhum detalhe – só sabemos que sua origem no antigo Egito será mantida e que veremos uma forma mais velha do mutante.

Responder
Tatiana Jimenez Inda 28 de maio de 2014 - 01:33

Mille, acho que não teremos A Era do Apocalipse. Com certeza uma história com os Cavaleiros do Apocalipse e até mesmo com a transformação de algum X-Man no cavaleiro Morte. Talvez a introdução do sr. Sinistro, quem sabe? Seria legal e mais “cara de anos 1980”.

Responder
Guilherme Coral 30 de maio de 2014 - 00:33

Sr. Sinistro seria muito bom! É um ótimo personagem dos quadrinhos.

Responder
Tatiana Jimenez Inda 27 de maio de 2014 - 16:58

Acho que o rapaz no começo que encontra o uniforme “X” é Cable jovem, não acho que seja o X-Man. Pensei que fariam alguma referência, na verdade, à Rachel, mas não a vi.

O que mais curti na cena pós-crédito foi os Cavaleiros do Apocalipse ao longe 🙂

Ink também aparece no começo, mais velho e no campo de concentração (tive a impressão).

E acho que era o Quill mesmo.

E também acho que todos os filmes foram “deletados” nesse reboot, exceto Primeira Classe.

Beijos.

Responder
Guilherme Coral 28 de maio de 2014 - 01:08

Tatiana, concordo com tudo que foi dito, exceto sobre o Cable e o Ink no começo que não cheguei a ver. Preciso colocar as mãos no dvd/ blu-ray desse negócio para ver a cena pausadamente!
Em entrevista recente foi dito que DoFP seria uma “despedida” ao elenco original de X-Men (McKellen, Patrick Stewart, etc), o que pode significar que toda a história vai ser reescrita com o elenco de First Class + (TALVEZ) Hugh Jackman.
Veremos nos próximos meses!

Responder
Tatiana Jimenez Inda 28 de maio de 2014 - 01:31

Oi, Guilherme, obrigada por me responder! Eu fiquei com essas imagens do começo na cabeça, mas devido à ansiedade não tenho certeza, sabe? 🙂 Pretendo conferir posteriormente igual a você (acho que todos os fãs adoram fazer isso!).
Também li sobre a entrevista e se for uma “despedida”, até que ficou legal. Li que estão em busca de atores mais jovens para Tempestade, Ciclope e Jean.
Acredito que com o Apocalipse teremos um enredo sobre a importância e sobrevivência dos “mais fortes”, “superiores” e tal. X-Men versus os quatro cavaleiros, talvez um X-Man como Morte (Gambit?). Mas acho que nada de A Era do Apocalipse, por que, por enquanto, chega de viagens no tempo no cinema hehehe
Beijos e muito obrigada!

Responder
Guilherme Coral 28 de maio de 2014 - 03:10

Sem problemas, Tatiana. Sempre procuro responder aqui!

Quanto a contratarem outros atores, acredito ser o melhor caminho – não só porque precisam de uma pessoal mais novo (anos 80, afinal) como dá uma ainda maior renovada para a franquia sem a necessidade de um reboot propriamente dito (ainda que esse último filme tenha sido quase isso). O primeiro filme saiu há 14 anos e, como alguém que lê quadrinhos e é fã de Doctor Who: um novo visual sempre garante uma nova dinâmica à coisa.

Em relação ao Apocalipse, concordo com essa sua visão. E nada mais de viagem no tempo, realmente – duas seguidas seria uma confusão que só, além de uma total falta de criatividade dos roteiristas!

Beijos e volte sempre!

Responder
Tatiana Jimenez Inda 28 de maio de 2014 - 04:01

Concordo!
Obrigada, retornarei sim ^^

jcesarfe 31 de maio de 2014 - 15:40

Posso afirmar com 100% de certeza que o 1º garoto era o Cable.

Responder
Anderson Barges 28 de maio de 2014 - 03:30

pode crer, parecia mt com o cable mais novo!
Era o Ink mais velho mesmo, no campo de concentração.

Responder
Tatiana Jimenez Inda 29 de maio de 2014 - 13:51

A única coisa que me faz ficar “com o pé atrás” de se é mesmo Cable: Os pais dele não existiram para ele nascer naquele futuro. Então vi como uma “homenagem / brincadeira” apenas. Por isso achava que se fossem homenagear alguém nessa saga, deveria ter sido a Rachel… 🙂

Responder
Márcio Cajahiba 28 de maio de 2014 - 09:50

Tatiana vem ca, vc entendeu a mistica tava transformada no stryker? Meio sem logica, afinal se fosse ele msm, pegaria wolverine e colocaria o adamatium etc Sendo a mistica nao teria isso… Entao como wolverine tem as garras de volta?

Responder
Tatiana Jimenez Inda 29 de maio de 2014 - 13:49

Oi, Márcio! A única coisa que entendi é a óbvia: Não foi Stryker dando a ordem de pegar o Wolverine, e sim a Mística. Creio que parte do primeiro filme do Wolverine foi deletada com esse novo filme, toda a parte em relação ao Arma X. Acho que a intenção é deixar no ar como será que Wolverine receberá o Adamantium nesse reboot.

Hipótese: Mística estava ali “induzindo” Wolverine a parar nas mãos do Stryker. Este irá encontrá-lo e pensará: “Quem trouxe esse cara?” . Então Stryker se lembrará de Wolverine na França e, interessado, iniciará os testes no Logan? Talvez.

Como Wolverine terá as garras novamente só um próximo filme para explicar e preencher lacunas ainda deixadas. Beijos!

Responder
Gabriel Salbé 20 de junho de 2014 - 02:59

Nesse momento ela apenas usa o disfarce do stryker para resgatar Logan. O striker so aplica adamantium nele bastante tempo depois…. Ai ele é bem novo ainda

Responder
Rafael Miranda 27 de maio de 2014 - 12:27

No artigo é mencionado a cena pós créditos de X-Men 3. Quando assisti novamente para conferir, percebi que a cena de dois segundos de Vampira é desse filme. Só que dentro do quarto dela, enquanto que no cinema, vimos Wolverine assistindo à cena no corredor.

Responder
Guilherme Coral 28 de maio de 2014 - 01:09

Muito bom, Rafael! Vpu dar uma checada nisso também, muito obrigado!

Responder
jcesarfe 26 de maio de 2014 - 13:26

A única coisa que posso afirmar deste filme é que os caras apagaram todos os outros filmes exceto o 1ª classe. Assim nem vale a pena discutirmos a lógica dos filmes anteriores, apenas veremos contradições com a era futura apresentada, que pode ser decorrência de uma outra alteração mal sucedida.

Responder
jcesarfe 26 de maio de 2014 - 13:18

Essa do Len nem consegui ver, o cara dos espinhos não é o Spyke é o Quill (que faz os caras desmaiarem e não invadir as mentes), o Magneto cita também os nomes de Angel, Emma e Azazel como mortos (tem mais outro mais num lembro).
Agora o Apocalipse já deveria aparecer como o ator que fara o papel, meio nada haver colocar aquela mulher (que posso estar enganado mas ja vi ela em algum filme).

O Cable aparece como criança logo no começo do filme, e tem outro lá, mas não identifiquei quem é.

Responder
Guilherme Coral 30 de maio de 2014 - 00:36

A explicação dos roteiristas em relação ao ator do Apocalipse é que ele irá aparecer mais velho no filme em si. Talvez o vejamos já tendo absorvido a tecnologia celestial.

Responder
David Rômulo 5 de junho de 2014 - 12:53

Mas quem aparece no pós-crédito é um homem 😛

Deve ser só uma versão mais jovem do personagem, já que ele nasceu no Antigo Egito á 5.000 anos. Acho que vão trocar o ator quando ele aparecer nos anos 80…

Responder
Gabriel Vasconcelos 26 de maio de 2014 - 01:48

Como o Professor Xavier está vivo e como Magneto ainda tem poderes ?

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:18

No fim de O Confronto Final temos um epílogo e uma cena pós-creditos que mostram tanto Magneto retomando seus poderes e Xavier trocando de corpo. Já como o Xavier conseguiu sua aparência de volta é porque o Bryan Singer quis (segundo ele, o Professor X pode alterar a aparência de acordo com sua vontade – licença poética do diretor, em outras palavras).

Responder
Adriano Moscardo 26 de maio de 2014 - 20:50

Talvez o Professor X tenha assimilado esse poder de Cassandra Nova, ainda que de maneira limitada.

Responder
Guilherme Coral 30 de maio de 2014 - 00:36

Realmente é possível!

Responder
David Wagner de Oliveira Carlo 12 de agosto de 2015 - 16:05

Como ele tem poder de entrar nas mentes das pessoas, poderia ele causar um efeito alucinógeno nelas? É uma possibilidade, mas não faria sentido fazer que todos o vissem com seu antigo corpo, pois exigiria muita concentração desnecessária, creio.

Rodrigo Plácido Gonçalez 25 de maio de 2014 - 23:24

E no final quando Stryker acha o Wolverine, mas na verdade é a Mystica? Pra mim esse é um ponto que pode dar interpretação pra muita coisa.

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:20

Com certeza! Pode ser que tenhamos uma nova origem para as garras de Adamantium. E isso quase confirma a aparição de Wolverine em Apocalipse, que, segundo os produtores, se passará na década de 1980.

Responder
O Leiteiro 25 de maio de 2014 - 15:24

O filme do apocalipse se passara nos anos 80? Quer dizer que o próximo filme não seguirá a linha do tempo desse último filme? Prbs pelo Blog, valeus.

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:22

Segundo os produtores sim, irá se passar nos 80, então ainda veremos Fassbender e McAvoy (nenhuma reclamação aqui). Provavelmente irão deixar para trabalhar em cima do futuro de 2020 mais adiante. Muito obrigado!

Responder
Manu Rosa 14 de junho de 2014 - 01:49

Mas se vai se passar em 80, como explicar as ultimas cenas de Dias de Um Futuro Esquecido!?!? Onde tá geral vivo, mesmo depois do Apocalipse!

Responder
Adriano Moscardo 26 de maio de 2014 - 20:52

Se considerar que o filme se passa mais em 1973 do que em 2020, podemos dizer que segue sim a linha do tempo.

Responder
Caio Vinicius 25 de maio de 2014 - 14:48

Eu entro agora aki. Se vocês observarem todos os filmes de wolverine vão até achar estranho o que eu tenho pra revelar. Em X-men dias de um futuro esquecido,logan é o unico que pode voltar no tempo e mudar o futuro,então longan volta no tempo e faz a cabeça do professor e o professor muda mistica que muda o futuro da raça humana. Wolverine aparece com garras de adamantiun por que ele recebe ajuda de Mariko,que é a moça do filme Wolverine Imortal,ela ajuda ele a recuperar as garras de volta,por ocasião de uma luta contra um inimigo novo,cyber. A mariko com a tecnologia do avó o Samurai de prata,ajuda longan e por fim ele recebe de volta o que era o seu poder. Longan tem um filho com a sua primeira mulher,a do filme Wolverine Origens,o Daken. Uma coisa é certa,todos os filmes de X-men foram otimos,e todos tinham questionamentos,tipo,por que em X-men 3 magneto perde o poder e volta com ele em X-men dias de um futuro esquecido? Wolverine,magneto e professor são mutantes 1°classe.

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:24

Caio, muito obrigado pelo comentário! Essa história da Mariko devolver as garras a Wolverine chegaram a aparecer em alguma história relacionada aos filmes? Como uma graphic novel pré-DoFP?

Responder
Rafael Miranda 25 de maio de 2014 - 13:38

E como a cena pós créditos de Wolverine Imortal se encaixa em X-Men dias de um futuro esquecido?

Responder
Guilherme Coral 25 de maio de 2014 - 14:12

Eu diria que não se encaixa, Rafael, tendo em vista que no fim de Imortal, Wolverine termina sem as garras de Adamantium. Enquanto que em DoFP ele está com elas novamente. Parece-me que Bryan Singer ignorou quase que completamente os dois filmes solo do Carcaju.

Responder
Dan Melos 25 de maio de 2014 - 17:35

Na vdd, com Magneto como aliado seria bem fácil devolver as garras, lembrando q o esqueleto ele ainda possui

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:26

Isso é verdade, mas poderíamos ter visto isso em algum lugar – seja uma revista prévia ou alguma citação no filme.

Responder
Jerfson Lins 26 de maio de 2014 - 10:30

O Imortal só acontece porque Wolverine estava abalado com a morte de Jean… Se ela não morreu, como mostrado em DFE, então automaticamente o “Imortal” sai da cronologia de filmes.

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:25

Com certeza! Singer apagou tudo mesmo, só deixou o Primeira Classe.

Responder
Gabriel Ben 26 de maio de 2014 - 18:43

Amigo, isso pode ter sido alterado com a simples volta ao tempo que foi efetuada em DFE. PORÉM… A Vampira teria que ter seus poderes novamente, o que ferra tudo.

Responder
Rubens Francisco Torres 27 de maio de 2014 - 20:06

Entre imortal e DFP muitos anos se passaram, não precisaria explicar tudo o q acontece nesse período, fica subtendido…

Responder
Fred Baskerville 26 de maio de 2014 - 01:48

As garras do Wolverine, nesse novo filme, continuam sendo de ossos. De fato, tem uma “cena-trailer” dele com as garras de adamantium, mas não foi exibida em parte alguma do filme. Embora não muito explícita em questão de tempo passado, a cena pós-crédito de Wolverine Imortal em relação com a Dias de um Futuro Esquecido é simples. Terminou, praticamente, com o anúncio do que estava por vir com Dias de um Futuro Esquecido, com Chavier e Magneto se aliando e avisando sobre o novo inimigo, com o programa de TV fazendo propaganda sobre os famigerados Sentinelas.

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:25

Fred, no passado as garras são de osso sim (ele sequer passou pelo Arma X). Já no futuro são de adamantium, vide a cena que ele acidentalmente corta a Kitty.

Responder
jcesarfe 26 de maio de 2014 - 13:24

Acho que a questão é que seguindo o raciocíno do novo filme, nos pós-créditos de Wolverine imortal, que acontece depois de X-men 3 ou seja uns 30 anos depois de Bolivar apresentar os Sentinelas como uma solução anti-mutante, passa a nítida impressão que ainda não se empregou a tecnologia dos sentinelas e sim seria um projeto a ser criado, o mais lógico seria dizer que o pós-créditos de Wolverine Imortal refere-se a uma história criada na nova linha de tempo apresentada nesse novo filme.

Responder
Camilly Andrade 25 de maio de 2014 - 12:10

Senti falta de um item falando do Stryker, que aparece várias vezes… inclusive comenta sobre Jason, o Mestre Mental, que aparece no segundo filme X-Men.

Responder
Guilherme Coral 25 de maio de 2014 - 13:05

Camilly, sobre o Stryker eu falei no artigo sem spoilers (esse daqui: https://www.planocritico.com/entenda-melhor-x-men-dias-de-um-futuro-esquecido-tudo-que-voce-precisa-saber-sem-spoilers/ ). Mas sobre o filho dele realmente ficou faltando aqui! Irei acrescentar agora mesmo, muito obrigado!

Responder
Tiago Manoel 25 de maio de 2014 - 00:43

Guilherme, você reparou que aparece o Cable em uma das cenas iniciais do filme?

Responder
Guilherme Coral 25 de maio de 2014 - 13:06

O Cable aparece? Rapaz, vou te falar que não vi não. Qual a cena especificamente?

Responder
Dan Melos 25 de maio de 2014 - 17:38

Na cena inicial do futuro aparece um garoto c mecha branca, na vdd todo mundo ta acreditando ser o Nate Grey, o X-Man… ele também aparece na escola do Xavier no futuro alterado

Responder
Guilherme Coral 26 de maio de 2014 - 11:28

Muito bom! Preciso prestar atenção nisso na próxima vez que assistir. Muito obrigado!

Responder
planocritico 12 de junho de 2014 - 01:05

Se for o Cable, então não é o Cable filho de Scott Summers, pois, nesse futuro, o Scott Summers havia morrido em X-3. Pode ser o Longshot… – Ritter.

Denis 24 de setembro de 2014 - 03:03

tambem acho que parecia com o cable logo quando vi o filme pela primeira vez , mas fico incoformado quando pesquiso e nao vejo nada falando sobre isso.

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais