Home Colunas Entenda Melhor | Doctor Who: The Five(ish) Doctors Reboot

Entenda Melhor | Doctor Who: The Five(ish) Doctors Reboot

por Luiz Santiago
5 views (a partir de agosto de 2020)

estrelas 5

No dia em que tivemos a exibição do Especial de 50 anos de Doctor Who, The Day of the Doctor, tivemos também um presente e ao mesmo tempo uma homenagem ao aniversário, escrita e dirigida por Peter Davison, o ator que interpretou o 5º Doutor entre 1981 e 1984: The Five(ish) Doctors Reboot. O título do episódio é uma clara referência ao Especial de 20 anos da série, The Five Doctors.

O exercício cômico é obviamente uma produção não canônica, mas completa lindamente e com muito bom humor a semana comemoração de 50 anos de DW, e traz em cena um gigantesco número de pessoas e elementos da série (nas versões clássica e nova), além de 6 Doutores e piadas internas para fazer qualquer whovian adorar Peter Davison ainda mais, por encabeçar um projeto como esse. E se você ainda não assistiu ao episódio, comece pelo trailer a seguir.

A proposta de Davison foi muitíssimo bem executada e teve adesão de fãs famosos e muita gente que esteve ou que está ligado à série de alguma forma. O roteiro brinca com a possibilidade dos Doutores da era clássica serem ou não chamados para participar do Especial de 50 anos, e então, quando percebem que o convite não vai acontecer, empreendem uma jornada épica para tentar falar com Steven Moffat, atual showrunner da série e resolverem o problema.

Qualquer pessoa que conheça um pouquinho da série clássica que seja e tenha amor pela série com certeza riu e se emocionou ao mesmo tempo com o episódio, que tem confissões preciosas dos atores, como essa aqui: “Por quê nós estamos fazendo isso? / É! Por quê estamos fazendo isso? / Pelos fãs!“.

O trailer acima começa com Peter Davison e seus dois filhos mais novos, Louis e Joel Davison, assistindo ao Especial de Natal de 2012, The Snowmen, e é então que surge a conversa sobre o aniversário de 50 anos. Durante todo o Especial teremos a aparição de familiares dos Doutores e outras piadas familiares relacionadas à série.

No início do episódio oficial também temos um familiar importante. Do lado esquerdo da tela está sentado o ator Sean Pertwee, filho de Jon Pertwee, o 3º Doutor. Ao seu lado, temos a atriz Olivia Coleman, que interpretou a mãe-hospedeira do alien-prisioneiro no episódio The Eleventh Hour, que marca o início de Matt Smith em Doctor Who. Também é importante lembrar que a atriz é uma das protagonistas de Broadchurch, série que tem a presença de outros atores importantes de DW: David Tennant (o 10º Doutor), Arthur Darvill (Rory Williams, ou Rory o Romano) e David Bradley (Solomon em Dinosaurs on a Spaceship e William Hartnell em An Adventure in Space and Time).

Sean Pertwee e Olivia Coleman.

Na sequência abaixo, temos algumas caras conhecidas e outras não conhecidas que aparecem no sonho de Davison, logo no início do episódio. Na sequência em que aparecem, do canto superior esquerdo para frente: Matt Smith (11º Doutor); Jenna Coleman (Clara Oswald); Lauren K. (figurinista); Heddi-Joy Taylor (3ª assistente de direção); Louisa Carvell (assistente de direção); Steven Moffat (atual showrunner); James DeHavilland (2º assistente de direção) e Janet Fielding (Tegan Jovenka, companion do 5º Doutor).

E agora a sessão família & amizade. Na mesma sequência de leitura usada nos quadros acima, nós temos: Marion Baker (esposa de Colin Baker); Georgia Moffet (filha de Peter Davison e esposa de David Tennant); Ty Tennant (filho de Georgia Moffet e adotado por David Tennant); Lucy, Bindy, Lally e Rosie Baker (filhas de Colin Baker fugindo dele); Alice Knight e Nick Jordan (a “família secreta” de John Barrowman) e Christian Brassington (amigo de longa data do casal Georgia-David e ator de audiodramas da Big Finish).

Na sequência abaixo temos, ainda na mesma ordem de leitura das colagens anteriores: QUADRO 1 – Gabriela Ricci (coordenadora de assistência de produção), Des Hughes (atual produtor da série), Sandra Cosfeld (secretária de produção); QUADRO 2 – Nicholas Pegg (diretor e autor de inúmeros roteiros de audiodramas da Big Finish), Barnaby Edwards, com Colin Baker ao lado (coordenador de operação dos Daleks e diretor de inúmeros episódios da Big Finish); QUADRO 3 – David Troughton (filho de Patrick Troughton, o 2º Doutor, e ator desde a infância, chegando inclusive a fazer papeis pequenos em arcos protagonizados pelo seu pai. Apareceu em DW pela última vez no episódio Midnight, na era do 10º Doutor), Nicholas Briggs (voz dos Daleks e Cybermen, Produtor Executivo da Big Finish e diretor e autor de diversos audiodramas), Frank Skinner (comediante britânico e fã de DW); QUADRO 4 – Russell T Davies (ex-showrunner da série).

Na colagem abaixo, temos: Jemma Churchill (atriz de áudios da Big Finish); Niki Wardley (companion do 8º Doutor nos áudios da Big Finish); Dan Starkley (Strax, o Sontaran); Ian McKellen (ator, fã assumido de Doctor Who e voz da Grande Inteligência no Especial de Natal de 2012, The Snowmen); David Tennant (o 10º Doutor); John Barrowman (Capitão Jack Harkness); Jon Culshaw (no clipe de Shada, interpretando Tom Baker – também dublando a voz do ator); Peter Jackson (diretor de O Hobbit e fã assumido de DW, tendo inclusive comentado em seu twitter que gostaria de dirigir um episódio da série) e Bruno Du Bois (assistente de direção de O Hobbit e fã da série, que pediu para aparecer nas filmagens desse Especial).

Por fim, a sequência onírica de Steven Moffat, onde vemos aparecer um montão de companions da série clássica. Eu tomei a liberdade de marcar cada um com um número para que não houvesse confusão na hora de nomeá-los e na hora do leitor identificá-los. Também é importante dizer que essa sequência foi inspirada na regeneração do 5º Doutor. Quem tiver a curiosidade de ver, há um vídeo abaixo.

Clique aqui para ver a regeneração do 5º Doutor

Nesse sonho, temos a presença dos seguintes companions: 1. Sarah Sutton (Nyssa, companion do 4º e 5º Doutores); 2. Sophie Aldred (Ace, companion do 7º Doutor); 3. Deborah Watling (Victoria, companion do 2º Doutor); 4. Lalla Ward (Romana II, companion do 4º Doutor); 5. Carole Ann Ford (Susan, neta do Doutor e companion do 1º Doutor); 6. John Leeson (K9, o cão androide que possui 4 modelos, teve sua própria série, foi companion do 4º Doutor, de Sarah Jane e doado para diferentes companions em seus diferentes modelos); 7. Lisa Bowerman (Bernice,  companion do 7º e do 8º Doutores em livros, quadrinhos de audiodramas da Big Finish); 8. Anneke Willis (Polly, companion do 1º e 2º Doutores); 9. Katy Manning (Jo Grant, companion do 3º Doutor); 10. Louise Jameson (Leela, companion do 4º Doutor); 11. Janet Fielding (Tegan, companion do 5º Doutor); 12. Matthew Waterhouse (Adric, companion do 4º e 5º Doutores).

Depois de toda essa viagem e ainda depois de ouvir as piadinhas internas, a brincadeira com o “Who?” e a citação de Peter Cushing (o Doutor dos dois filmes não canônicos da série), não tem como não se apaixonar por esse The Five(ish) e perceber que ele realmente foi feito para fãs e por pessoas que estão relacionadas à série, o que lhe aumenta ainda mais o significado.

Mais uma ideia genial de um dos Doutores e uma ótima homenagem aos 50 anos. Que muito mais dessas produções fantásticas venham por aí!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais