Entenda Melhor | Guardiões da Galáxia 2 & Logan – Os Teasers em Detalhes

Logan

Como em Guardiões 2, vamos primeiro rever o teaser:

Preparados? Então vamos lá!

1. Cash, Hurt e Velho Logan

logan-trailer01

Sim, Johnny Cash. Eu sei, eu sei. Muito bacana a escolha de Hurt, que encapsula bem o drama que é a vida do nosso querido Logan em sua longa vida de dor, perdas e violência. Aliás, a tomada inicial do trailer já com os acordes da música é icônica, com a mão tremida do personagem, provavelmente depois de cometer algum ato violento.

É importante também entender a inspiração desse filme. Ela vem do famoso e adorado arco O Velho Logan, escrito por Mark Millar e desenhado por Steve McNiven e publicado originalmente em 2008. Nele, vemos o personagem mais velho, com uma família, morando no interior dos EUA até que um bando de filhos caipiras do Hulk matam sua esposa e filha e o leva a uma road trip pelo país dominado pelos vilões Marvel (quase todos os heróis morreram) ao lado de um Gavião Arqueiro cego e pilotando o buggy do Homem-Aranha (sim, o Homem-Aranha já teve um carro que andava pelas paredes…).

Mas antes que os mais fãs levantem as esperanças de uma adaptação fiel, esqueçam logo de cara. Não tem chance de ser nada nem próximo da HQ. Por isso eu disse que é apenas a inspiração do filme. Calma. Respirem e contem até dez, pois o trailer nos dá um raio de esperança de finalmente ver um filme solo do Wolverine que não machuque as retinas e nem faça o QI cair vertiginosamente… Porque sério, aqueles outros dois filmes do Carcaju são tenebrosos não é mesmo?

2. Os Imperdoáveis

logan-trailer02

logan-trailer03

O estilo fotográfico de faroeste parece predominar no filme, assim como predomina no arco O Velho Logan. Estamos no futuro e Logan (Hugh Jackman) é um dos últimos mutantes vivos (até porque matar o sujeito é bastante difícil). Ele claramente diz a um Professor X (Patrick Stewart) com voz muito debilitada.

Mas as primeiras perguntas que podem vir à cabeça de quem assiste o trailer e não conhece muito bem Wolverine nos quadrinhos são: como Wolverine envelheceu e como ele tem cicatrizes? Afinal, é de conhecimento geral que ele tem um fator de cura sensacional que o faz viver para sempre e se recuperar totalmente de qualquer ferimento.

Bem, essa percepção é comum, mas equivocada. Logan envelhece, mas de maneira muito mais lenta do que o normal. Afinal, não fosse assim, ele teria parado de envelhecer no momento em que seus poderes mutantes se manifestaram pela primeira vez. Nos filmes assim como nos quadrinhos, ele nasceu no século XIX e lutou em todas as guerras possíveis e seu fator de cura sempre o ajudou. Mas ele sempre envelheceu. O que vemos, aqui, é Logan em futuro próximo, mais exatamente em 2024, em momento posterior ao final de Dias de Um Futuro Esquecido, conforme reportado por aí. Seu fator de cura está falhando com a idade e por isso ele tem cicatrizes.

Sobre a linha temporal, pode deixar que voltarei a isso mais para a frente. Mas prepare-se para ter dores de cabeça…

3. Só perda…

logan-trailer04

logan-trailer05

Quem Logan está enterrando no cemitério? Em que momento da linha temporal isso se passa? Nesse futuro distópico do filme ou mais no passado de Logan? Será Jean Grey (novamente) no caixão ou o Professor X. Minha aposta é em uma espécie de flashback em que veremos Logan perder seus amigos e amantes ao longo dos anos, pois o fotograma parece mostrar um período de tempo “normal”, com carros e pessoas ao fundo com guarda-chuvas.

4. E dor, muita dor…

logan-trailer06

logan-trailer07

logan-trailer08

James Mangold prometeu um filme mais terreno, menos super-heroístico. E com Logan podendo se machucar em lutas e tendo até mesmo dificuldade para vestir uma camisa, ele parece estar falando sério.

5. Professor X no more…

logan-trailer09

logan-trailer10

Sabe qual é a idade de Patrick Stewart? 76 anos.

Sim, isso mesmo. 76. Não é absolutamente fantástico ele precisar de maquiagem para parecer idoso? Acho que quem tem fator de cura é Stewart, não Logan…

Mas, repare o melancólico lugar onde ele está? Será Cerebro? Ou o design de produção fez a torre d’água que vemos logo em seguida e que parece ser o esconderijo de Logan parecer com Cerebro? De toda forma é absolutamente tocante ver o Professor X nessa condição debilitada. Segundo Mangold, ele está também perdendo o controle de seus poderes e lutando contra a demência. De cortar o coração, não?

6. X-23, é você?

logan-trailer11
logan-trailer13

E, então, vemos a atriz Dafne Keen vivendo… Bem, não há confirmação oficial, mas tudo, absolutamente tudo indica que a personagem é Laura Kinney, introduzida no Universo Marvel por intermédio da série animada X-Men: Evolution e, depois, incluída no cânone dos quadrinhos. Quem é Kinney? Bem, seu codinome é X-23 e ela é uma clone de Logan, com substancialmente os mesmos poderes que ele, inclusive garras de adamantium, só que duas em cada mão e uma em cada pé.

Porque a dedução? Pelo que o Professor X diz a Logan: “Ela é como você. Muito parecida com você.” E o mais interessante é que, hoje, com o Wolverine original morto nos quadrinhos, X-23 tomou seu manto, o que pode indicar uma passagem de bastão de Wolverine-Jackman para Wolverine-Kinney.

Como isso poderia ser feito considerando que estamos em um futuro sem mutantes? Ora, e aqui mergulhamos em tentativas de explicação da linha temporal: já ficou claramente estabelecimento em Dias de um Futuro Esquecido que viagem temporal é pelo menos teoricamente possível. Considerando os humanos modificados tecnologicamente que vemos mais adiante no teaser, não seria possível imaginar-se viagem no tempo física acontecendo e Kinney entrando na cronologia “normal” dos mutantes. Além disso, absolutamente nada impede que Logan se passe em um futuro alternativo e hajas uma transposição de universos por Kinney em algum momento. Pensem da seguinte forma: a linha temporal da franquia X-Men já está substancialmente esculhambada. Que diferença faria fecharmos os olhos para mais um desvio? Quem lê os quadrinhos sabe que a coisa funciona exatamente assim e hoje em dia, por exemplo, as versões mais novas de determinados personagens coexistem com as versões mais velhas deles mesmos em um mesmo tempo. É de quebrar a cabeça, mas o que interessa é se a história é boa e não se é possível traçar uma linha temporal inquebrantável entre todos os filmes.

7. Caliban!

logan-trailer14

Um dos vilões do filme será o grupo Carniceiros que, nos quadrinhos, é composto por humanos ciberneticamente melhorados (na perspectiva deles) reunidos para dizimar os mutantes. Aqui, a não ser que a sequência se passe no passado, parece que os Carniceiros terão aval das próprias autoridades.

logan-trailer15

Este, muito provavelmente, é Caliban, o mutante albino vivido por Stephen Merchant. Nos quadrinhos, o personagem tem poder de detectar a presença de outros mutantes e, no filme, ele aparentemente ajudará Logan. Mais uma vez a imagética de faroeste se faz presente, em um belo figurino de “bandoleiro” que provavelmente serve para proteger sua pele alva do sol inclemente.

8. O mestre e o pupilo

logan-trailer16

logan-trailer17

logan-trailer18

logan-trailer19

Como é padrão em filmes assim, o herói apenas relutantemente veste seu manto de herói. Aqui, vemos o Professor X tendo que lutar para convencer Logan a embarcar na luta que, aparentemente, inclui fundamentalmente a proteção de X-23 (já me convenci que é ela mesmo….).

9. Carniceiro-chefe

logan-trailer21

E aqui está Donald Pierce (Boyd Holbrook), que parece ser o vilão principal do filme. Nos quadrinhos, assim como no filme, ele é o responsável por reunir os Carniceiros, sendo ele mesmo um humano melhorado com próteses cibernéticas como sua mão de Anakin/Luke Skywalker não me deixa mentir.

10. Família é tudo

logan-trailer23

logan-trailer24

logan-trailer25

logan-trailer26

logan-trailer27

logan-trailer28

Na montagem que segue, o lado familiar é aumentado tremendamente. Vemos Logan carregando o Professor X no colo, mostrando provavelmente suas tarefas diárias para cuidar da figura que para ele é um pai. E o mesmo se vê, depois, de Logan em relação à X-23. Se tivesse que apostar, diria que haverá dua passagens de bastão aqui. Uma de Charles Xavier para Logan e outra de Logan para Kinney. Como isso vai funcionar em um filme só, não faço ideia, mas as imagens são potentes e passam sua mensagem.

11. Todo mundo atrás de X-23

logan-trailer29

logan-trailer30

Mais imagens que reforçam a teoria que a menina é mesmo X-23 ou pelo menos a versão cinematográfica equivalente da heroína. Afinal, ela parece ser muito importante também para os Carniceiros. Será que ela é uma clone que fugiu dos laboratórios deles? Será que ela é mesmo uma clone? Ou é algo diferente? Uma mutante natural? Fato é que os Carniceiros parecem querer ela viva.

12. Carniceiros

logan-trailer31

Essa imagem só está aí para vocês repararem que os Carniceiros todos parecem ser ciberneticamente modificados. Notaram o cara à esquerda de Pierce e sua mão mecânica?

13. As garras

logan-trailer33

Seria inconcebível um trailer de um filme solo de Wolverine sem que suas garras aparecessem em close-up. E aí estão elas! Mas repararam que Logan parece vestido com o mesmo terno do enterro? Fica meio complicado arrumar a cronologia do filme se for isso mesmo, não?

14. Berserk rage

logan-trailer34

Sei que vou me repetir, mas isso não seria um filme de Wolverine sem um momento berserk do personagem. O filme foi prometido como de censura R depois do sucesso de Deadpool. Assim, espero que a tomada seguinte a essa seja um Carniceiro absolutamente destroçado no chão, com Logan pingando sangue e respirando forte…

E isso sem falar no momento seguinte em que vemos X-23 em ação, mas ainda sem mostrar as garras (presumindo que é ela, claro…).

15. Caliban também sofre

logan-trailer35

Parece que Caliban também sofrerá nas mãos dos Carniceiros. Mas o mais interessante nessa tomada é que ela parece se passar durante a mesma cena com um clarão e um homem careca que vimos no item 10. Em tese, o careca óbvio seria o Professor X, mas, de repente, é Caliban.

16. Neurocirurgia

logan

Aqui vemos Logan usar sua precisão no uso de instrumentos de corte para fazer uma breve neurocirurgia em um careca barbudo que provavelmente é um infeliz de um Carniceiro. Minha aposta é que, infelizmente, por mais que o herói tenha tentado não atingir partes vitais do corpo do sujeito, ele não mais aparecerá no filme a partir deste momento aí…

(sugestão de inclusão dos leitores FilmesCP2 e William Alves de Almeida)

17. Garras e mais garras

logan-trailer38

Quase no finalzinho, vemos Logan bloquear, com suas garras, algo que parece ser outra garra ou garras. Alguma chance de ser X-23 em modo berserk contra ele em uma luta épica? Ou seria alguma outra ameça ainda não revelada, como um Carniceiro com esse tipo de melhoria cibernética ou outro clone “wolverinado”? (sugestão de inclusão do nosso leitor Al_gostino.)

18. Um belo encerramento

logan-trailer39

A tomada final é muito interessante, pois deixa quase que um cliffhanger. Logan ferido e X-23 de óculos escuros olhando para baixo com semblante triste. Alguém morreu? Professor X seria minha aposta, marcando o efetivo começo da jornada anti-Carniceiros de Logan. Só o tempo dirá.

XXXXXXXXXXXXXX —————- XXXXXXXXXXXXXX

Ufa, acabou!

Viram mais alguma coisa? Errei algo? Soem as trombetas nos comentários!

Páginas: 1 2

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.