Home Colunas Entenda Melhor | Os Óculos do Vovô (1913)

Entenda Melhor | Os Óculos do Vovô (1913)

O mais antigo exemplar preservado de nosso cinema.

por Luiz Santiago
483 views

Os Óculos do Vovô, de 1913, é, até os dias de hoje, o filme brasileiro mais antigo ao qual temos acesso pelo menos parcialmente. Segundo a ficha técnica da Cinemateca Brasileira, a duração original da fita era de 15 minutos, mas o que se conseguiu preservar dela foram apenas 5 minutos (ou, mais precisamente, 4 minutos e 34 segundos). Depois de décadas considerado perdido, esse pequeno pedaço do curta foi encontrado com a neta do diretor, Yolanda l’Huillier, nos anos 1970, e recuperado pela Escola de Comunicações e Artes (USP).

Francisco Santos também dirigiu O Crime dos Banhados (1914), considerado o primeiro longa-metragem do cinema brasileiro. Infelizmente, este longa está inteiramente perdido. Um outro destaque de sua filmografia é A Mulher do Chiqueiro (1913), que fez sensação em Pelotas e em Porto Alegre, por reconstituir, assim como faria em O Crime dos Banhados, um caso real e de grande interesse do público. 

A produção de Os Óculos do Vovô aconteceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em março de 1913, e sua exibição inaugural ocorreu no Coliseu Santa Mariense (Santa Maria), no dia 1º de maio daquele mesmo ano. Mesmo com as limitações técnicas já esperadas (uma tônica dos primeiros cinemas de qualquer nação que desenvolveu a Sétima Arte no início do século XX), entendemos um tantinho da história: um garoto muito traquinas pinta as lentes dos óculos do avô, que não percebe, coloca os óculos e acha que está ficando cego, tendo que chamar o médico porque estava “com a vista inflamada” – segundo diz o intertítulo.

Não há muito mais que podemos falar sobre esse fragmento (além da clara impressão de diversão, leveza e aura familiar da obra), mas sobre os bastidores do filme e sobre o diretor, eu preciso indicar o excelente documentário As Memórias do Vovô, filmado 99 anos depois de Os Óculos do Vovô, e produzido, escrito e dirigido por Cíntia Langie. O excelente contexto de produção, as entrevistas com ótimos depoimentos e a abordagem muito respeitosa sobre o papel de Francisco Santos nos primórdios de nosso cinema são os grandes destaques da fita. Vale muito a pena conferir!   

Os Óculos do Vovô (Brasil, 1913)
Direção: Francisco Santos
Roteiro: Francisco Santos
Elenco: Francisco Santos, Jorge Diniz, Graziela Diniz, Oscar Araújo, Mário Ferreira dos Santos
Duração: 15 min. (original) e 4,3 min. (versão atual, recuperada nos anos 1970)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais