Home ColunasEntenda Melhor Entenda Melhor | Sailor Moon

Entenda Melhor | Sailor Moon

por Melissa Andrade
2.698 views (a partir de agosto de 2020)

Na década de 90, lá na saudosa Rede Manchete, um desenho (que mais tarde viríamos a descobrir chamar-se ‘anime’) faria muito sucesso entre a criançada, principalmente com as meninas. Era Sailor Moon, que contava a história da atrapalhada adolescente Serena Tsukino que ao salvar uma gatinha preta, descobre ser na verdade uma guerreira com uma missão. A gata em questão, Lua, lhe diz que ela é uma sailor e que sua missão e encontrar suas companheiras e também a princesa do Reino Lunar. Começava então uma grande aventura.

Criada por Naoko Takeuchi, não demorou muito para que o desenho caísse nas graças do público, principalmente devido a sua temática simples que envolvia amizade, romance, lutas e humor. A personagem principal, diferente de muitas heroínas, não pode ser tida como exemplo, pois é chorona, desastrada, tira notas baixas e está sempre chegando atrasada na escola. Ainda assim, sua dedicação para com os amigos e seu altruísmo, lhe garantiu um lugar no coração de muita gente (incluindo esta que vos escreve).

Quando Serena resgata Lua e a leva para casa

Mas, Serena não lutava sozinha e ao longo de 200 capítulos, divididos em cinco séries conhecidas como Classic, R, S, Super S e Stars, ela teve a companhia de suas inseparáveis amigas, Ami, Mina, Rei e Lita, as Sailors Inners, pois seus planetas regentes – Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter respectivamente – são mais próximos do Sol e também a fonte de seus poderes.
Essa ligação astrológica com os personagens e suas personalidades, era um dos pontos altos do anime. A Sailor Marte, por exemplo, é mais centrada, um tanto explosiva e possuía poderes com base no fogo, pois o planeta possui altas temperaturas. Já a Sailor Vênus era carinhosa, meiga e bastante romântica, refletindo mais o lado mitológico do planeta e sua associação a deusa Afrodite. Isso serviu basicamente para ditar os poderes das outras sailors e também como seriam suas personalidades, características principais e etc.

Na primeira temporada, Serena lutou contra a Rainha Beryl, junto com as demais sailors que foram surgindo aos poucos, assim como um outro gato, Ártemis que com a Lua (os dois são casados e possuem uma forma humana) auxiliava as meninas em suas missões. Quase no final, descobre-se que a própria Serena é a princesa que eles estavam procurando e que o misterioso Tuxedo Mask é na verdade o Darrien, estudante da faculdade que vivia esbarrando com a Serena pelas ruas. Após a derradeira batalha, elas acabam dando a vida para proteger a cidade de Tóquio e a Princesa, mas todas renascem na segunda temporada (por isso o R, de Return) e tem de enfrentar uma perda de memória – elas não se reconhecem nas ruas – e a misteriosa chegada de uma nova sailor, vinda do futuro, Rini, a Sailor Chibi Moon, que guarda muitos segredos. Conforme as temporadas foram acontecendo, podemos notar o quão vasto é esse universo criado por Takeuchi que a cada novo arco na história ia acrescentando mais aliados, assim como também novos e interessantes vilões. O anime voltou a ser exibido no Cartoon Network (incluindo a última temporada que é bastante controversa) o que alegrou muita gente, mas, depois de inúmeras exibições, saiu da grade de programação. Destaque para os personagens da Sailor Urano e Netuno que eram um casal gay numa época em que se falava pouquíssimo a respeito.

Romance entre Mamoru e Usagi

O mangá por outro lado, segue uma linha completamente diferente do anime, inclusive em relação aos personagens que são mais complexos e a trama é bem mais ágil. As meninas ainda que colegiais, se portam de uma forma mais adulta, incluindo até a própria Serena (que no mangá é chamada de Usagi) e tratam de assuntos mais sérios também. Tal qual o anime, o mangá que possui 12 volumes em suas edições mais recentes, é dividido em cinco arcos e tem pequenas alterações na história e personagens extras. Como o anime foi vítima da dublagem americana, no mangá aprendemos os nomes originais e seus significados, pois a cada aparição de uma sailor a autora (ou mangaká) colocava uma nota de página com todas as informações necessárias sobre o personagem, nome completo, data de aniversário, comida favorita, etc, algo bastante costumeiro em mangás nesse estilo. Fato curioso é que a personagem principal inicialmente seria a Sailor Vênus, tanto que ela possui dois mangás a parte só para ela, Codename Sailor V, que correspondem como um prólogo a série e é muito lindo. O mangá finalmente virá para o Brasil depois de anos de espera, mas ainda não se sabe sobre o lançamento da Sailor V em terras tupiniquins.

Devido ao enorme sucesso, Sailor Moon virou também um live-action musical no Japão e teve até games para diferentes plataformas tais como Super Nintendo e Sega Saturno, que variavam de estilo indo do clássico modo arcade até ao RPG.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais