Home Colunas Entenda Melhor | Temporada de Premiações 2022

Entenda Melhor | Temporada de Premiações 2022

Tudo o que você precisa saber da temporada de premiações para o Oscar 2022!

por Iann Jeliel
633 views

Premiações

Ontem (21/03) saiu o resultado do WGA, e com isso, praticamente se deu fim à temporada de premiações, restando-nos apenas esperar o resultado da cerimônia “mais importante”: o Oscar. Fale o que quiser da academia cinematográfica, mas fato é que você, leitor, todo ano entra na cultura de descobrir quem são os cotados às indicações, para depois maratonar todos os indicados e, por fim, investigar as demais premiações prestigiadas de cinema ao longo do ano para poder antecipar quem serão os vitoriosos. Nesse sentido, repetindo a utilidade pública aos bolões alheios feita por nós ano passado (clique aqui para conferir), trazemos mais um resumo COMPLETO de todas as premiações ocorridas nas temporadas 2021-2022. Analisando como elas podem influenciar e direcionar o desfecho da 94ª cerimônia de entrega do Oscar e deixando de brinde umas apostas.

O artigo foi elaborado por mim, colunista do site que vos fala, Iann Jeliel, em parceria com meu amigo Ismael Vilela, fundamental novamente na organização logística dessa imensa pesquisa a ser resumida didaticamente para vocês. Antes de irmos para ela, vale ressaltar algumas observações: cortamos todas as premiações/categorias referentes a séries de TV; cortamos das premiações mais secundárias todas aquelas categorias que julgamos terem pouca ou nenhuma relevância para o Oscar; a retrospectiva será feita em ordem de relevância, da menos influente no Oscar para a mais; adicionamos links das críticas (disponíveis) para todas as citações de filme. Além disso, toda menção a ator/atriz/ diretor(a) será acompanhada de um link com todo nosso material sobre ele/ela.

.

.

Cinema Independente

Premiações

Não que o cinema independente seja “irrelevante”, tanto que o vencedor do ano passado e alguns outros da última década saíram daqui. Não acredito que o mesmo acontecerá este ano, ainda que os favoritos de pelo menos 2 categorias tenham surgido daqui – Documentário e Filme Internacional.  Justamente por isso, vale reservar um espaço para destacar os resultados das duas principais premiações do cinema independente: Gotham Awards e Independent Spirit Awards.

Gotham Awards

Melhor Filme: A Filha Perdida
Melhor Atuação Protagonista: Olivia Colman (A Filha Perdida) | Franking Faison (The Killing of Kenneth Chamberlain) —EMPATE
Melhor Atuação Coadjuvante: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
Melhor Roteiro: A Filha Perdida
Melhor Filme Internacional: Drive My Car (Japão)
Melhor Documentário: Fuga
.

Independent Spirit Awards

Melhor Filme: A Filha Perdida
Melhor Diretor: Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida)
Melhor Ator: Simon Rex (Red Rocket)
Melhor Atriz: Taylour Paige (Zola)
Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
Melhor Atriz Coadjuvante: Ruth Negga (Identidade)
Melhor Elenco: Mass
Melhor Roteiro: A Filha Perdida
Melhor Fotografia: Identidade
Melhor Montagem/Edição: Zola
Melhor Filme Internacional: Drive My Car (Japão)
Melhor Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
.

Premiações da Crítica

Premiações

Por mais que não sejam maioria como votantes da academia, os críticos de cinema têm papel fundamental para moldar campanhas de Oscar em suas várias premiações espalhadas pelas cidades americanas. Ao todo, são mais de 70 organizações particulares distintas, cada uma coroando seus favoritos e dando a eles radares de destaque. Mais para frente, faremos um quadro contabilizando todos os prêmios envolvendo estas associações. No momento, focaremos apenas em 4. As consideradas principais, mais tradicionais e importantes.

São elas: Online Film Critics Society Awards (premiação recente, que vem ganhando muita relevância ao dar espaço a críticos do meio digital), National Society of Film Critics Awards (tradicional desde 1966, envolve basicamente todos os críticos norte-americanos), National Board of Review Awards (primeira premiação de críticos da história, desde 1909, sendo importantíssima na indústria) e o Critics Choice Movie Awards (atualmente a mais popular e que possui o maior número de votantes em comum com o Oscar, ou seja, seu melhor termômetro).

.

Online Film Critics Society Awards

Melhor Filme: Ataque dos Cães
Melhor Diretor: Jane Campion (Ataque dos Cães)
Melhor Ator: Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)
Melhor Atriz: Olivia Colman (A Filha Perdida)
Melhor Ator Coadjuvante: Kodi Smit-McFee (Ataque dos Cães)
Melhor Atriz Coadjuvante: Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)
Melhor Roteiro Adaptado: Ataque dos Cães
Melhor Roteiro Original: Pig – A Vingança
Melhor Fotografia: Ataque dos Cães
Melhor Montagem/Edição: Ataque dos Cães
Melhor Som: Duna
Melhor Trilha Sonora: Ataque dos Cães
Melhores Efeitos Visuais: Duna
Melhor Design de Produção: A Crônica Francesa
Melhor Figurino: Duna
Melhor Animação: A Família Mitchells e a Revolta das Máquinas
Melhor Filme Internacional: Drive My Car (Japão)
Melhor Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
.

National Society of Film Critics Awards

Melhor Filme: Drive My Car
Melhor Diretor: Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car)
Melhor Ator: Hidetoshi Nishijima (Drive My Car)
Melhor Atriz: Penélope Cruz (Mães Paralelas)
Melhor Ator Coadjuvante: Anders Danielsen Lie (A Pior Pessoa do Mundo)
Melhor Atriz Coadjuvante: Ruth Negga (Identidade)
Melhor Roteiro: Drive My Car
Melhor Fotografia: A Lenda do Cavaleiro Verde
Melhor Animação: Wolfwalkers
Melhor Documentário: Fuga
.

National Board of Review Awards

Melhor Filme: Licorice Pizza
Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza)
Melhor Ator: Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)
Melhor Atriz: Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor)
Melhor Ator Coadjuvante: Ciarán Hinds (Belfast)
Melhor Atriz Coadjuvante: Aunjanue Ellis (King Richard: Criando Campeãs)
Melhor Elenco: Vingança & Castigo
Melhor Roteiro Adaptado: A Tragédia de Macbeth
Melhor Roteiro Original: Um Herói
Melhor Fotografia: A Tragédia de Macbeth
Melhor Animação: Encanto
Melhor Filme Internacional: Um Herói (Irã)
Melhor Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
;

Critics Choice Movie Awards

  • IMPORTANTE: por ser a mais importante das premiações da crítica especializada na temporada, é necessário apontar também os seus indicados, para que se tenha uma noção da perda de força dos que não saíram com o prêmio. Confira por tipo de categoria no índice abaixo:

Melhor Maquiagem

Melhor Figurino

Melhor Design de Produção

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Canção Original

Melhor Trilha Sonora

Melhor Montagem | Edição

Melhor Fotografia


.

Outros “Oscares”

Premiações

Aqui estão localizados os principais “concorrentes” do Oscar, mas que acabaram virando alguns fortes termômetros. Quer dizer, nem todos. Diferentemente da última edição desse artigo, e atendendo a pedidos, decidi incluir também os resultados do César Awards, mais conhecido como o “Oscar Francês”, que não influencia uma vírgula no Oscar, até porque já é uma tradicional premiação que tem como característica celebrar somente o cinema francês. Diferente do primo inglês do Oscar: o BAFTA. Esse sim que, apesar de puxar o saco mais para as produções britânicas, serve como parâmetro das decisões da academia pelas indicações semelhantes nas produções hollywoodianas.

Já o Globo de Ouro e o Satellite Awards eu diria que refletem, respectivamente, o lado mais popular e “cult” do Oscar – com o fator comum de ambas serem premiações de TV também. Enquanto a primeira, mesmo com todas as suas recentes polêmicas, serve como primeiro lobby dos filmes em campanha, a segunda busca valorizar aqueles que provavelmente serão desvalorizados pela falta de lobby. Tanto que a apuração dos vencedores só ocorrerá depois do Oscar, no dia 04 de abril. No entanto, deixaremos reservado o espaço para ele e atualizaremos assim que forem anunciados os ganhadores.

.

Cesár Awards

Melhor Filme: Ilusões Perdidas
Melhor Direção: Leos Carax (Annette)
Melhor Ator: Benoit Magimel (Enquanto Vivo)
Melhor Atriz: Valérie Lemercier (Aline)
Melhor Ator Coadjuvante: Vincent Lacoste (Ilusões Perdidas)
Melhor Atriz Coadjuvante: Aissatou Dialla Sagna (La Fracture)
Melhor Ator Jovem: Benjamin Voisin (Ilusões Perdidas)
Melhor Atriz Jovem: Anamaria Vartolomei (O Acontecimento)
Melhor Primeiro Filme: Frequências Magnéticas
Melhor Roteiro Adaptado: Ilusões Perdidas
Melhor Roteiro Original: Onoda– 10 Mil Noites na Selva
Melhor Animação: Viagem ao Topo da Terra
Melhor Curta de Animação: Mild Madness, Lasting Lunacy
Melhor Curta-Metragem: One and Thousand Nights
Melhor Curta-Metragem em Documentário: Maalbeek
Melhor Documentário: O Leopardo das Neves
Melhor Filme Internacional: Meu Pai (Reino Unido)
Melhor Fotografia: Ilusões Perdidas
Melhor Montagem/Edição: Annette
Melhor Som: Annette
Melhor Trilha Sonora Original: Annette
Melhores Efeitos Visuais: Annette
Melhor Design de Produção: Ilusões Perdidas
Melhor Figurino: Ilusões Perdidas
César Honorário: Cate Blanchett
.

Satellite Awards

EM BREVE
.

Globo de Ouro

  • IMPORTANTE: Acesse aqui e confira todos os vencedores do Globo de Ouro!
    .

BAFTA

  • IMPORTANTE: por ser a mais influente no resultado do Oscar, assim como foi no Critics Choice Movie Awards, é também necessário apontar os indicados em todas as categorias. Pelo mesmo motivo: ter uma noção da perda de força de quem saiu sem o prêmio. Confira por tipo de categoria no índice abaixo:

Melhor Documentário

Melhor Animação

Melhor Filme Internacional

Melhor Filme Britânico

Melhor Filme

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Roteiro Original

Melhor Direção


.

.

 Os Sindicatos

Premiações

Enfim, eis que chegamos nos verdadeiros termômetros. Para quem não sabe, cada categoria (ou quase todas) possui a sua premiação isolada, que geralmente bate com o resultado do Oscar. Mesmo que exista a possibilidade contrária (uma vez que na hora de votar em quem vai vencer, não são apenas os especialistas na área que votam – como acontece na definição de indicados –, mas todos os inscritos), os sindicatos continuam sendo uma referência para os votantes escolherem o vencedor. Portanto, mesmo que um filme x tenha dominado a categoria durante os prêmios da crítica especializada e ganhado as demais premiações anteriormente mencionadas, o favoritismo sempre irá para o filme que levou o sindicato.

Abaixo, passarei de categoria em categoria das presentes no Oscar, comparando quem acumulou mais prêmios durante a temporada (no que chamo de “Quadro de Premiações da Categoria”: contando todos prêmios da crítica especializada + as demais premiações mencionadas + alguns festivais importantes – CANNES, Toronto…) com os vencedores dos sindicatos, visando a obter em um “veredito” de quem chega mais forte para levar o Oscar.

  • IMPORTANTE: leiam todos os comentários na ordem que coloquei para facilitar o entendimento das explicações.

.

 

Melhor Filme

Premiações

Claramente tivemos uma reviravolta e tanto no final da temporada acerca dos favoritismos inclusos no prêmio principal. Antes dos sindicatos, a disputa era entre Ataque dos Cães e Belfast, com uma enorme disparidade do primeiro para o segundo (que não ganhou nem mesmo o BAFTA, no qual era o favorito por ser um filme britânico sobre a infância de um grande diretor britânico) e poucos riscos oferecidos por Licorice Pizza e Drive My Car, que estavam correndo por fora como escolhas alternativas. Chega no sindicato dos produtores e quem leva é o simpático No Ritmo do Coração, que também ganhou de Ataque dos Cães no sindicato dos roteiristas (na categoria adaptado, garantindo seu segundo Oscar junto a Ator Coadjuvante para justificar uma tríplice coroa com Melhor Filme) e levou o sindicato de atores de Melhor Elenco (também um bom termômetro para Melhor Filme).

A disputa está em aberto, mas há vários elementos que levam a crer que No Ritmo do Coração tomou a frente do favoritismo: 1) uma clara má vontade da academia em premiar filmes originais da Netflix. Foi assim com Romaque era superfavorito na temporada 2018-2019, mas perdeu força no final para Green Book levar; 2) dificilmente a academia premia seguidamente o Melhor Filme junto a Melhor Direção. Já aconteceu dois anos seguidos com Chloé Zhao e Bong Joon-Ho, não sei se deve acontecer uma terceira. Eles gostam de revezar; 3) oportunidade de ouro para premiarem um filme com representatividade surda e quebrar mais um tabu envolvendo os rótulos de pouca representatividade levantada pela academia; 4) filme leve e esperançoso para contrabalancear tempos sombrios de pandemia e guerra. 5) apesar de não estar indicado em Montagem e em Direção, o filme pode seguir o caminho de Argo, o único vencedor de Melhor Filme sem estar indicado nas duas categorias mencionadas, e ganhou justamente o PGA e o SAG naquela temporada. De todo modo, ainda acho que a aposta mais segura continua em Ataque dos Cães, mas, por essas características, arrisco sem medo que (o meu favorito) No Ritmo do Coração vai ganhar.

PGA – Producers Guild of America Awards

Melhor Produção em Filme

Quadro de Premiações na Categoria

Ataque dos Cães (33) – AACTA, AFCA, AWFJ, BAFTA, BOFCA, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFCS, DFWFCA, FFCC, GALECA, GG, HFCS, KCFCC, LEJA, LFCC, MCFCA, MFCA, NCFCA, NDFS, NYFCO, OAFFC, OFCS, OFTA, PCC, PFCC, SDFCS, SEFCA, SFBAFCC, UFCA, VFCC
Belfast (6) – AARP, IFCA, LVFCS, PFCS, TIFF, WAFCA
Drive My Car (6) – BSFC, LAFCA, NSFC, NYFCC, SFCS, TFCA
Licorice Pizza (5) – AFCC, GFCA, NBR, OFCC, StLFCA
No Ritmo do Coração (5) – CIC, HCA, NFCS, PGA, SAG
A Filha Perdida (2) – GOTHAM, SPIRIT
A Lenda do Cavaleiro Verde (2) – NTFCA, PCA
King Richard: Criando Campeãs (2) – BFCC, BRA
O Acontecimento (2) – ICS, VENICE
Vingança & Castigo (2) – AAFCA, NAACP
A Pior Pessoa do Mundo (1) – IFSC
A Tragédia de Macbeth (1) – CACF
Amor, Sublime Amor (1) – GG
Cyrano (1) – DFCS
Depois do Amor (1) – BIFA
Ilusões Perdidas (1) – CESAR
Noite Passada em Soho (1) – HFCS
Mass (1) – IFJA
Pig – A Vingança (1) – GWNYFCA
Quo Vadis, Aida? (1) – EFA
Titane (1) – CANNES

Melhor Direção

Premiações

A segunda diretora indicada na história do Oscar volta a ser indicada um ano depois da segunda vitória feminina na história da categoria. Além disso, ganhou o DGA e foi a mais premiada ao longo da temporada. O Oscar é 100% da Jane Campion.

DGA – Directors Guild of America Awards

Melhor Direção

Melhor Direção de Estreia: Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida)
Melhor Direção em Documentário: Stanley Nelson (Attica)

Quadro de Premiações na Categoria

Jane Campion (Ataque dos Cães) (50) – AARP, AFCA, AFCC, AWFJ, BAFTA, BOFCA, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFCS, DFWFCA, DGA, FFCC, GALECA, GFCA, GG, GWNYFCA, HCA, HFCS, ICS, IFCA, IFCS, IFJA, IFSC, KCFCC, LAFCA, LEJA, LFCC, MCFCA, MFCA, NCFCA, NDFS, NYFCC, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, PCA, PCC, PFCC, SDFCS, SEFCA, SFBAFCC, StLFCA, TFCA, UFCA, VENICE, WAFCA
Denis Villeneuve (Duna) (6) – AACTA, BFCC, CACF, HCA, NTFCA, VFCC
Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car) (3) – BSFC, NSFC, SFCS
Guillermo Del Toro (O Beco do Pesadelo) (2) – HFCS, NFCS
Jeymes Samuel (Vingança & Castigo) (2) – AAFCA, BRA
Leos Carax (Annette) (2) – CANNES, CESAR
Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida) (2) – GOTHAM, SPIRIT
Aleem Khan (Depois do Amor) (1) – BIFA
Jasmila Zbanic (Quo Vadis, Aida?) (1) – EFA
Kenneth Branagh (Belfast) (1) – PFCS
Lin-Manuel Miranda (Tick, Tick… Boom!) (1) – DFCS
Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza) (1) – NBR
Shaka King (Judas e o Messias Negro) (1) – NAACP
Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor) (1) – LVFCS

Melhor Roteiro Adaptado

Premiações

Como disse no índice de Melhor Filme, No Ritmo do Coração ganhou o WGA de Roteiro Adaptado para garantir mais uma categoria em suas mãos, justificando o Oscar de Melhor Filme com pelo menos três vitórias. Mesmo que Melhor Filme não seja dele, acredito que por ganhar o PGA e o BAFTA de Roteiro Adaptado, é praticamente impossível pensar que ele só volte para casa com Ator Coadjuvante. Sendo assim, mesmo com o acúmulo de Ataque dos Cães no decorrer da temporada e que Jane Campion não tenha sido indicada no sindicato por não ser filiada a ele, este Oscar está nas mãos de CODA.

WGA (Writers Guild of America Awards) 

Melhor Roteiro Adaptado

Quadro de Premiações na Categoria

Ataque dos Cães (33) – AWFJ, BFCC, BOFCA, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFCS, DFCS, DFWFCA, FFCC, GALECA, GFCA, GWNYFCA, HFCS, LEJA, LVFCS, MCFCA, MFCA, NCFCA, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, PCA, PFCC, PFCS, SDFCS, SEFCA, SFBAFCC, StLFCA, WAFCA
Drive My Car (11) – AFCA, BSFC, CANNES, ICS, IFJA, IFSC, LAFCA, LFCC, NSFC, SFCS, TFCA
A Filha Perdida (4) – GOTHAM, SPIRIT, USC, VENICE
No Ritmo do Coração (4) – BAFTA, HCA, HFCS, UFCA
Amor, Sublime Amor (2) – AARP, KCFCC
A Tragédia de Macbeth (1) – NBR
Identidade (1) – BRA
Ilusões Perdidas (1) – CESAR
O Beco do Pesadelo (1) – NFCS
.

Melhor Roteiro Original

Premiações

Diferente da sua outra metade adaptada, Roteiro Original está bem em aberto. A temporada dava como certa a vitória de Paul Thomas Anderson, uma vez que é a única categoria que seu filme pode vencer. Sua disputa era com Belfast, que teve uma baita campanha para a temporada, e por mais que tenha perdido completamente a força, tem a chance de levar para não sair com as mãos abanando – sendo essa também a única categoria em que tem chance. Contudo, Não Olhe Para Cima ganhou o sindicato em cima de Licorice Pizza, entrando para a disputa (sendo também a única categoria em que tem reais chances) ou enfraquecendo Licorice Pizza para fazê-lo perder para Belfast – que não entrou no sindicato pelos mesmos motivos de Ataque dos Cães. Em minha visão, considerando todas essas viradas, a ordem de preferência ficou: Belfast Licorice Pizza > Não Olhe Para Cima, mas todos com praticamente a mesma porcentagem. No feeling, vou no do meio pelo apelo do diretor.

WGA (Writers Guild of America Awards)

Melhor Roteiro Original

Quadro de Premiações na Categoria

Licorice Pizza (12) – AFCC, BAFTA, CFCA, COFCA, GFCA, KCFCC, NCFCA, NDFS, NYFCC, OFCC, PCC, SEFCA
Belfast (7) – AWFJ, CCA, GG, HFCS, LVFCS, PFCS, WAFCA
Mass (6) – CACF, HCA, IFJA, OFTA, SDFCS, StLFCA
Pig – A Vingança (5) – AFCA, CIC, DFCS, OAFFC, OFCS
Não Olhe para Cima (3) – AAFCA, DFCS, VFCC
Sempre em Frente (2) – LEJA, SFBAFCC
A Crônica Francesa (1) – FFCC
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (1) – UFCA
A Pior Pessoa do Mundo (1) – IFSC
Apresentando os Ricardos (1) – AACTA
Benediction (1) – ICS
Judas e o Messias Negro (1) – NAACP
King Richard: Criando Campeãs (1) – BFCC
Onoda– 10 Mil Noites na Selva (1) – CESAR
Um Herói (1) – NBR

Melhor Atriz Coadjuvante

O primeiro musical de Steven Spielberg recebeu muitas indicações para ser ignorado. Assim, fica nas mãos de Ariana Debose a responsabilidade de sublinhar o único Oscar do remake Amor, Sublime Amor. Existe Kirsten Dunst com alguma chance correndo muito por fora, mas é difícil. A vitória do SAG junto ao maior acumulo de premiações e contexto do filme citado, deixa encaminhada a estatueta de Debose.

SAG (Screen Actors Guild Awards) 

Melhor Atriz Coadjuvante

Quadro de Premiações na Categoria

Ariana Debose (Amor, Sublime Amor) (20) – BAFTA, CCA, DFCS, DFCS, DFWFCA, FFCC, GALECA, GFCA, GG, HCA, LAFCA, LEJA, LVFCS, MFCA, OAFFC, OFTA, PCA, PFCS, SAG, SFCS
Ruth Negga (Identidade) (11) – CFCA, CIC, COFCA, GWNYFCA, ICS, LFCC, NSFC, NYFCO, PFCC, SDFCS, SPIRIT
Kirsten Dunst (Ataque dos Cães) (10) – AFCA, AFCC, AWFJ, BOFCA, NDFS, OFCC, OFCS, PCC, SEFCA, SFBAFCC
Ann Dowd (Mass) (9) – CACF, HFCS, IFSC, KCFCC, MCFCA, NCFCA, StLFCA, UFCA, VFCC
Aunjanue Ellis (King Richard: Criando Campeãs) (8) – AAFCA, AARP, BFCC, BRA, CACF, NBR, NFCS, WAFCA
Jessie Buckley (A Filha Perdida) (2) – BSFC, TFCA
Aissatou Dialla Sagna (La Fracture) (1) – CESAR
Caitríona Balfe (Belfast) (1) – IFCA
Gaby Hoffmann (Sempre em Frente) (1) – IFJA
Judi Dench (Belfast) (1) – AACTA
Kathryn Hunter (A Tragédia de MacBeth) (1) – NYFCC
Marlee Matlin (No Ritmo do Coração) (1) – HFCS
Regina King (Vingança & Castigo) (1) – NAACP
Tilda Swinton (A Crônica Francesa) (1) – NTFCA
Vinette Robinson (Boiling Point) (1) – BIFA
.

Melhor Ator Coadjuvante

A categoria de Ator Coadjuvante foi tão mutável ao longo da temporada que só dois nomes do sindicato chegaram no Oscar, os dois que teoricamente estavam em disputa. Mas vocês acham mesmo que a academia perderá a oportunidade de, pela primeira vez, “oscarizar” um ator surdo? Principalmente depois de ele enfileirar todos os prêmios principais da temporada? Beira o impossível. Troy Kotsur ganhará com justiça.

SAG (Screen Actors Guild Awards) 

Melhor Ator Coadjuvante

Quadro de Premiações na Categoria

Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães) (30) – AACTA, AFCA, AWFJ, BFCC, BOFCA, CFCA, COFCA, DFWFCA, FFCC, GG, HFCS, IFCA, LAFCA, LFCC, MCFCA, NCFCA, NDFS, NYFCC, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, PFCC, SEFCA, SFBAFCC, SFCS, StLFCA, UFCA, WAFCA
Troy Kotsur (No Ritmo do Coração) (14) – BAFTA, BSFC, CCA, GOTHAM, HCA, HFCS, IFJA, LEJA, LVFCS, MFCA, NFCS, SAG, SPIRIT, VFCC
Bradley Cooper (Licorice Pizza) (4) – AFCC, CACF, GFCA, TFCA
Ciarán Hinds (Belfast) (3) – KCFCC, NBR, PFCS
Jeffrey Wright (A Crônica Francesa) (3) – CIC, NTFCA, PCA
Anders Danielsen Lie (A Pior Pessoa do Mundo) (2) – ICS, NSFC
Jason Isaacs (Mass) (2) – IFSC, SDFCS
Corey Hawkins (A Tragédia de MacBeth) (1) – AAFCA
Colman Domingo (Zola) (1) – BRA
Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) (1) – NAACP
Jared Leto (Casa Gucci) (1) – AARP
J.K. Simmons (Apresentando os Ricardos) (1) – DFCS
Jon Bernthal (King Richard: Criando Campeãs) (1) – DFCS
Mike Faist (Amor, Sublime Amor) (1) – PCC
Talid Ariss (Depois do Amor) (1) – BIFA
Vincent Lindon (Titane) (1) – LAFCA
Vincent Lacoste (Ilusões Perdidas) (1) – CESAR
.

Melhor Atriz

Eu quero acreditar que essa categoria ainda tem disputa, mesmo que Jessica Chastain tenha ganhado Critics Choice e SAG, descolando com o favoritismo. Contudo, eu me defendo com o argumento de que o Oscar sempre guarda uma surpresa e me arriscaria a dizer que seu nome é Kristen Stewart. Ela vem ganhando força por fora do sindicato, no qual nem foi indicada. Ela entra na característica de Jessica Chastain como esse “Oscar biográfico de atuação” protocolar (podem notar, pelo menos um Oscar de atuação por ano é de um biografado). Ela venceu a maioria dos prêmios na temporada. Ela tem Nicole Kidman (que pode levar também, não está fora da disputa) ao seu lado para dividir os votos com Jessica. Ela tem o elemento do burburinho que vai gerar se ganhar com o povão, e o Oscar precisa disso.

SAG (Screen Actors Guild Awards) 

Melhor Atriz 

Quadro de Premiações na Categoria

Kristen Stewart (Spencer) (26) – AFCC, BOFCA, CFCA, DFCS, DFWFCA, GALECA, GWNYFCA, HCA, HFCS, IFCS, IFJA, MFCA, NDFS, NFCS, NTFCA, OAFFC, OFTA, PCA, PCC, PFCC, PFCS, SEFCA, SFCS, StLFCA, WAFCA, WFCC
Olivia Colman (A Filha Perdida) (8) – AWFJ, GOTHAM, KCFCC, LFCC, OFCS, SFB, AFCC, TFCA, VFCC
Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye) (7) – CCA, DFCS, HFCS, LVFCS, MCFCA, NCFCA, SAG
Alana Haim (Licorice Pizza) (6) – AFCC, BSFC, COFCA, GFCA, FFCC, OFCC
Penélope Cruz (Mães Paralelas) (5) – LAFCA, LEJA, NSFC, SDFCS, VENICE
Tessa Thompson (Identidade) (4) – BFCC, BRA, CIC, NYFCO
Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos) (3) – AACTA, AARP, GG
Renate Reinsve (A Pior Pessoa do Mundo) (3) – CACF, CANNES, IFSC
Jennifer Hudson (Respect: A História de Aretha Franklin) (2) – AAFCA, NAACP
Joanna Scanlan (Depois do Amor) (2) – BAFTA, BIFA
Lady Gaga (Casa Gucci) (2) – IFCA, NYFCC
Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor) (2) – GG, NBR
Agathe Rousselle (Titane) (1) – AFCA
Caitriona Balfe (Belfast) (1) – SDFCS
Emilia Jones (No Ritmo do Coração) (1) – UFCA
Jasna Duricic (Quo Vadis, Aida?) (1) – EFA
Lee Hye-Yeong (In Front of Your Face) (1) – ICS
Taylour Paige (Zola) (1) – SPIRIT
Valérie Lemercier (Aline) (1) – CESAR
.

Melhor Ator

A categoria de Melhor Ator deste ano definirá muitos caminhos. A disputa claramente está entre Benedict Cumberbatch (que levou mais prêmios acumulativos na temporada) e Will Smith (que levou os principais prêmios da temporada, incluindo o SAG). Contudo, considerando que o Oscar de Melhor Filme pode não ir para Ataque dos Cães, factualmente o filme precisará levar algum outro além de direção, colocando Benedict em vantagem. Dá até para argumentar como com a Stewart, que o primeiro Oscar de Will geraria mais burburinho popular, no entanto, não é como se Benedict não fosse um astro constantemente na boca do povo nesses últimos anos. E diferente de Will, ele não possui antipatia por parte de alguns votantes por limitações como ator e histórico de filmes de qualidade duvidosa. Suspeito que, assim como Stallone em Creed, a academia não terá coragem de colocá-lo para vencer. Mas a categoria segue relativamente em aberto.

SAG (Screen Actors Guild Awards) 

Melhor Ator

Quadro de Premiações na Categoria

Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães) (25) – AACTA, AFCC, AWFJ, BOFCA, CFCA, COFCA, DFCS, DFWFCA, HFCS, KCFCC, LFCC, NCFCA, NDFS, NFCS, NYFCC, NYFCO, OFCC, OFCS, OFTA, PCA, PCC, PFCC, PFCS, SEFCA, SFBAFCC
Nicolas Cage (Pig – A Vingança) (13) – AFCA, GFCA, GWNYFCA, HFCS, IFCS, LVFCS, MCFCA, MFCA, NTFCA, SDFCS, SFCS, StLFCA, UFCA
Will Smith (King Richard: Criando Campeãs) (11) – AAFCA, AARP, BAFTA, BFCC, BRA, CCA, GG, NAACP, NBR, SAG, WFCC
Andrew Garfield (Tick, Tick… Boom!) (10) – CACF, CIC, GG, HCA, IFCA, IFSC, LEJA, OAFFC, VFCC, WAFCA
Hidetoshi Nishijima (Drive My Car) (2) – BSFC, NSFC
Simon Rex (Red Rocket) (2) – LAFCA, SPIRIT
Adam Driver (Annette) (1) – FFCC
Benoit Magimel (Enquanto Vivo) (1) – CESAR
Adeel Akhtar (Ali & Ava) (1) – BIFA
Caleb Landry Jones (Nitram) (1) – CANNES
Denzel Washington (A Tragédia de MacBeth) (1) – TFCA
Franking Faison (The Killing of Kenneth Chamberlain) (1) – GOTHAM
Jack Lowden (Calibre) (1) – ICS
John Arcilla (On the Job: The Missing 8) (1) – VENICE
Oscar Isaac (O Jogador) (1) – IFJA
Peter Dinklage (Cyrano) (1) – DFCS
.

Melhor Elenco

Infelizmente não existe (ainda) uma categoria de Melhor Elenco no Oscar. Tanto que o maior vencedor foi um dos filmes esnobados pela academia. Contudo, ela vale um espaço para destacar a vitória no SAG de No Ritmo do Coração como fundamental para gerar a virada de chave no favoritismo da temporada.

SAG (Screen Actors Guild Awards) 

Melhor Elenco

Quadro de Premiações na Categoria

Mass (9) – IFJA, NCFCA, HFCS, AFCC, WAFCA, SFCS, PFCS, OAFFC, SPIRIT
A Crônica Francesa (4) – OFCC, SEFCA, DFCS, AFCA
Ataque dos Cães (3) – AWFJ, COFCA, NYFCC
Licorice Pizza (3) – BSFC, AFCC, GFCA
Vingança & Castigo (3) – BFCC, NBR, AAFCA
Amor, Sublime Amor (1) – BAFTA
Belfast (1) – CCA
Não Olhe para Cima (1) – SDFCS
No Ritmo do Coração(1) – SAG

Melhor Maquiagem e Cabelo

Um Príncipe em Nova York 2

O grande favorito antes do sindicato era Os Olhos de Tammy Faye, considerando os prêmios anteriores e a semelhança na caracterização de Jessica Chastain com a figura na vida real, algo que sempre levam muito em conta para premiar nessa categoria. No entanto, Um Príncipe em Nova York 2 venceu Os Olhos de Tammy Faye nas duas categorias que competiam no sindicato. Sem contar que Os Olhos de Tammy Faye perdeu para Apresentando os Ricardos na terceira, que não tinha Um Príncipe em Nova York 2. Mesmo sendo um filme contestado por muitos (Esquadrão Suicida ganhou o Oscar nessa categoria e também era bem contestado) e sendo um trabalho de maquiagem reciclado do primeiro filme, acredito que ele tenha assumido o favoritismo mesmo. Contudo, devo alertar que se Stewart vencer, o Oscar de Maquiagem deva servir como consolação a Jessica. Ou melhor, se Os Olhos de Tammy Faye vencer, Stewart passa a ter mais chances. Ou será que vão dar dois Oscars para esse filminho? Veremos.

MUAHS (Make-Up Artists and Hair Stylist Guild Awards)

Melhor Estilo de Cabelo de Personagem ou de Época

Melhor Estilo de Cabelo Contemporâneo

Melhor Maquiagem Contemporânea

Melhor Maquiagem de Personagem ou de Época

Melhor Maquiagem em Efeitos Especiais: 

Quadro de Premiações na Categoria

Os Olhos de Tammy Faye (6) – BAFTA, CCA, CIC, HCA, NDFS, OFTA
Cruella (5) – HFCS, IFSC, LEJA, MUAHS, NCFCA
A Vida Eletrizante de Louis Wain (1) – BIFA
Apresentando os Ricardos (1) – MUAHS
Duna (1) – MFCA
Titane (1) – EFA
Um Príncipe em Nova York 2 (1) – MUAHS

Melhor Figurino

Cruella

O ruim de prever Melhor Figurino pelo sindicato é porque ele subdivide a categoria em tipificações. Geralmente, o mais provável de levar é o vencedor de “Filme de Época”, mas não dá para descartar Duna, vencedor em Filme de Fantasia, da disputa. Como ele pretende fazer a rapa em outras categorias técnicas, ainda arrisco em Cruella pelo apelo da Disney.

CDG (Costume Designers Guild Awards)

Melhor Figurino em Filme de Época

Melhor Figurino em Filme de Fantasia

Melhor Figurino em Filme Contemporâneo

Quadro de Premiações na Categoria

Cruella (11) – BAFTA, CCA, CIC, HCA, IFSC, LEJA, LVFCS, NDFS, OFTA, SDFCS, StLFCA
Duna (5) – MFCA, NCFCA, OFCS, PCA, PFCS
A Lenda do Cavaleiro Verde (1) – SFCS
Ammonite (1) – EFA
Casa Gucci (1) – HFCS
Ilusões Perdidas (1) – CESAR
Spencer (1) – CFCA
The Souvenir Part II (1) – BIFA
Vingança & Castigo (1) – BRA
.

Melhor Design de Produção | Direção de Arte

A mesma dificuldade de previsão das categorias de Figurino e Maquiagem por subdivisão acontece em Design de Produção. Nesse caso, está ainda mais difícil de prever porque acho complicado O Beco do Pesadelo ter ralado para conseguir indicações e sair sem nenhuma vitória, especialmente considerando o histórico de Guilhermo del Toro na categoria em especial. Duna é levemente favorito, mas eu iria de O Beco do Pesadelo.

ADG (Art Directors Guild Awards)

Melhor Direção de Arte em Filme de Época

Melhor Direção de Arte em Filme de Fantasia:

Melhor Direção de Arte em Filme Contemporâneo

Melhor Direção de Arte em Filme de Animação: Encanto

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (13) – ADG, BAFTA, CCA, FFCC, GFCA, HFCS, LEJA, MCFCA, NCFCA, OFTA, PCA, SDSA, WAFCA
O Beco do Pesadelo (8) – ADG, CIC, HCA, MFCA, NFCS, PFCS, SDFCS, SFBAFCC
A Crônica Francesa (6) – CFCA, IFSC, NDFS, OFCS, SDSA, StLFCA
007 – Sem Tempo para Morrer (2) – ADG, SDSA
The Souvenir Part II (2) – BIFA, ICS
A Lenda do Cavaleiro Verde (1) – SFCS
A Tragédia de MacBeth (1) – BRA
Amor, Sublime Amor (1) – LVFCS
Apresentando os Ricardos (1) – SDSA
Duas Tias Loucas de Férias (1) – LAFCA
Ilusões Perdidas (1) – CESAR
Luz Natural (1) – EFA
.

Melhores Efeitos Especiais (Visuais)

Se existe um Oscar garantido este ano é o de Duna para Efeitos Visuais. Muito por conta da baixa concorrência, mas também pelo domínio do filme na temporada e no sindicato referente à categoria.

VES (Visual Effects Society Awards)

Melhores Efeitos Visuais

Melhores Efeitos Visuais Complementares: Noite Passada em Soho
Melhores Efeitos Visuais em Filme de Animação: Encanto
Melhor Efeitos & Composição de Personagem: Finch (Jeff)
Melhor Efeitos & Composição de Personagem em Filme De Animação: Encanto (Mirabel Madrigal)
Melhor Efeitos & Composição de Cenários: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Melhor Efeitos & Composição de Cenários em um Filme de Animação: Encanto
Melhor StoryBoard de Efeitos: Duna
Melhores Efeitos de Animação em Live-Action: Duna
Melhores Efeitos de Animação em Animação: Raya e o Último Dragão 
Melhor Composição de Efeitos: Duna
Melhores Efeitos Práticos: Jungle Cruise

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (23) – BAFTA, CCA, CFCA, DFCS, FFCC, HCA, HFCS, IFSC, LEJA, LVFCS, MCFCA, MFCA, NCFCA, NDFS, NFCS, OFCS, OFTA, PCA, PFCS, SDFCS, SFCS, StLFCA, VES
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2) – CIC, HFCS
Annette (1) – CESAR
Dashcam (1) – BIFA
Lamb (1) – EFA

Melhor Canção Original

Aprendemos na última década que se há um novo filme de 007, significa que teremos uma música original para a abertura que ganhará o Oscar. Não tem nem para Disney este ano (que escolheu a canção errada de Encanto para competir na temporada, se escolhessem We Don’t Talk About Bruno era outra história, e seria uma gigantesca briga considerando a popularidade das canções), Billie Eilish leva essa.

SCL (The Society of Composers and Lyricists Awards)

Melhor Canção Original (Drama)

Melhor Canção Original (Comédia)

Quadro de Premiações na Categoria

No Time To Die” de 007 – Sem Tempo para Morrer – Billie Eilish (17) – CACF, CCA, CIC, DFCS, GFCA, GG, HFCS, HFCS, HMMA, IFSC, LVFCS, MCFCA, NCFCA, NDFS, OFTA, PFCS, SCL
“Automatic Woman” de Ferida Van Hunt, H.E.R. and Brittany Hazzard (1) – BRA
“Be Alive” de King Richard: Criando Campeãs  Beyoncé (1) – HCA
“Beyond the Shore” de No Ritmo do Coração  Emilia Jones (1) HMMA
“Dos Oruguitas” de Encanto – Sebastián Yatra (1) – LEJA
“Good Mood” de PAW Patrol: The Movie Adam Levine (1) – HMMA
“Guns Go Bang” de Vingança & Castigo – Jay-Z & Kid Cudi (1) – IFCA
“Just Look Up” de Não Olhe Para CimaAriana Grande & Kid Cudi (1) – SCL
“Secret Sister” de Rebel Hearts Rufus Wainwright (1) – HMMA
.

Melhor Trilha Sonora

Encanto

Duna Ataque dos Cães disputaram equilibradamente a temporada, no entanto, os dois perderam o sindicato principal para Encanto, que, como não deve levar Melhor Canção Original, deve roubar o Oscar de ambos no fim da corrida. Porém ainda está totalmente em aberto.

MPSE (Motion Picture Sound Editors)

Melhor Trilha Sonora

SCL (The Society of Composers and Lyricists Awards)

Melhor Trilha Sonora em Filme de Estúdio

Melhor Trilha Sonora em Filme Independente: A Lenda do Cavaleiro Verde

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (21) – AFCC, BAFTA, BOFCA, CACF, CCA, CIC, DFWFCA, GFCA, FFCC, GG, HCA, HMMA, MCFCA, NCFCA, OFTA, PCA, PFCS, SEFCA, SFCS, StLFCA, WAFCA
Ataque dos Cães (14) – AFCA, CFCA, COFCA, DFCS, HFCS, IFCA, IFJA, NDFS, OFCC, OFCS, PCC, PFCC, SFBAFCC, UFCA
Spencer (4) – BSFC, GWNYFCA, LVFCS, MFCA
Mães Paralelas (3) – HMMA, IFSC, LAFCA
Annette (2) – ICS, CESAR
Encanto (2) – LEJA, SCL
Vingança & Castigo (2) – BRA, HFCS
A Família Addams 2: Pé na Estrada (1) – HMMA
A Lenda do Cavaleiro Verde (1) – SCL
Ali & Ava (1) – BIFA
Great Freedom (1) – EFA
Julia (1) – HMMA
Não Olhe para Cima (1) – HMMA
Sempre em Frente (1) – HMMA
Um Lugar Silencioso: Parte II (1) – HMMA
.

Melhor Som

Outro Oscar absolutamente garantido para Duna. Ganhando os sindicatos de Edição de Som e Mixagem de Som (além de ser o maior acumulador de prêmios da temporada), é praticamente impossível que não ganhe na categoria que junta ambos.

CAS (Cinema Audio Society Awards)

Melhor Som em Filme:

Melhor Som em Animação: Encanto
Melhor Som em Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)

MPSE (Motion Picture Sound Editors)

Edição de Som em Diálogos:

Edição de Som em em Efeitos Especiais:

Melhor Edição de Som em Filme Internacional: Cliff Walkers
Melhor Som em Animação: Raya e o Último Dragão
Melhor Som em Documentário: The Rescue

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (12) – BAFTA, CAS, IFSC, LEJA, MCFCA, MFCA, MPSE, NCFCA, NDFS, OFTA, PCA, SDFCS
Annette (1) – CESAR
Boiling Point (1) – BIFA
Memoria (1) – ICS
Noite Passada em Soho (1) – HFCS
The Innocents (1) – EFA
.

Melhor Montagem | Edição

A vitória de King Richard no sindicato de Edição inclina a pensar que Will Smith deixará de ganhar em Melhor Ator para o filme não sair de mãos vazias com essa categoria. E faz sentido porque na temporada nenhum filme foi dominante. Os principais novamente eram Duna Ataque dos Cães, que ainda têm chances (especialmente Duna pelo fator “Edição de Som” – agora incluso nos critérios da categoria – que ele venceu no sindicato), mas perderam o sindicato para King Richard. Existe a chance de dar uma zebraça e ir para Tick, Tick… Boom!, mas muito improvável. O mais seguro é confiar no rei!

ACE (Ace Eddie Awards)

Melhor Edição em Filme Drama:

Melhor Edição em Filme Comédia:

Melhor Edição em Filme de Animação: Encanto
Melhor Edição em Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (6) – AFCA, BOFCA, MFCA, OFTA, PFCS, SFCS
Ataque dos Cães (6) – AWFJ, GWNYFCA, LEJA, NDFS, OFCS, SFBAFCC
Amor, Sublime Amor (5) – CCA, CIC, COFCA, LVFCS, UFCA
Noite Passada em Soho (4) – HCA, HFCS, MCFCA, StLFCA
A Crônica Francesa (2) – CFCA, NCFCA
Tick, Tick… Boom! (2) – ACE, WAFCA
007 – Sem Tempo para Morrer (1) – BAFTA
Annette (1) – CESAR
Em um Bairro de Nova York (1) – SDFCS
King Richard: Criando Campeãs (1) – ACE
Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada) (1) – LAFCA
The Souvenir Part II (1) – BIFA
The Velvet Underground (1) – BSFC
Titane (1) – IFSC
Unclenching The Fists (1) – EFA
Vingança & Castigo (1) – BRA
What Do We See When We Look At The Sky? (1) – ICS
Zola (1) – SPIRIT
.

Melhor Fotografia

Mais uma vez, Duna Ataque dos Cães brigam por uma categoria técnica. Mais uma vez, Duna em pequena vantagem, por mais que, se for para Ataque dos Cães levar pelo menos uma das categorias técnicas, essa seria a que o filme tem mais chances. A Tragédia de Macbeth pelo fator preto & branco também não deve ser descartado. Deve ser a categoria mais difícil de prever este ano. No entanto, acredito que vão seguir com Duna (BAFTA, Sindicato, mais prêmios acumulados) como o grande vencedor.

ASC (American Society of Cinematographers Awards)

Fotografia em Filme

Quadro de Premiações na Categoria

Duna (19) – BAFTA, BFCC, CACF, DFWFCA, HCA, HFCS, HFCS, GFCA, LEJA, MFCA, NTFCA, OAFFC, OFCC, OFTA, PCA, PFCS, SDFCS, SEFCA, WAFCA
Ataque dos Cães (15) – AFCC, AWFJ, BOFCA, BSC, BSFC, CCA, CFCA, FFCC, LAFCA, NCFCA, NDFS, NFCS, NYFCO, OFCS, StLFCA
A Tragédia de Macbeth (7) – BRA, COFCA, KCFCC, MCFCA, NBR, PCC, SFBAFCC
A Lenda do Cavaleiro Verde (6) – AFCA, CIC, GWNYFCA, NSFC, SFCS, UFCA
Amor, Sublime Amor (2) – LVFCS, NYFCC
O Beco do Pesadelo (2) – NFCS, PFCC
Benediction (1) – ICS
Boiling Point (1) – BIFA
Great Freedom (1) – EFA
Identidade (1) – SPIRIT
Ilusões Perdidas (1) – CESAR
Spencer (1) – IFSC

Melhor Documentário

O mais próximo de um sindicato para documentários é o IDA. Mas ele não é um termômetro tão preciso. No último ano, o vencedor do IDA nem foi indicado ao Oscar. Sendo assim, a vitória no sindicado dos produtores é mais certeza. Nele, deu a lógica, o maior vencedor da temporada. Filmagens arquivadas de um movimento tão importante ganhando luz depois de 50 anos trazem um teor de raridade maior do que um filme indicado em três categorias tão distintas como é o vencedor do IDA, Fuga. O Oscar deve ir para Summer of Soul.

IDA Documentary Awards

Melhor Documentário: Fuga
Melhor Curta em Documentário: A Broken House
Melhor Diretor em Documentário: Questlove (Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada))
Melhor Roteiro em Documentário: North By Current 
Melhor Fotografia em Documentário: Faya Dayi
Melhor Montagem em Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Melhor Trilha Sonora em Documentário: Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)

PGA (Producers Guild of America Awards)

Melhor Produção em Documentário

Quadro de Premiações na Categoria

Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada) (43) – AAFCA, AARP, AFCA, AWFJ, BAFTA, BFCC, BRA, BSFC, CCA, CFCA, CIC, COFCA, DFCS, DFCS, DFWFCA, FFCC, GFCA, GWNYFCA, HCA, HFCS, HFCS, IFCA, KCFCC, LAFCA, LFCC, LVFCS, MCFCA, NBR, NCFCA, NTFCA, OFCC, OFCS, PCA, PCC, PFCC, PFCS, PGA, SDFCS, SEFCA, SFCS, SPIRIT, TFCA, WAFCA
Fuga (20) – AFCC, AWFJ, BOFCA, CACF, CEH, DFCS, EFA, GALECA, GOTHAM, IDA, IFSC, LEJA, NDFS, NFCS, NYFCC, NYFCO, OAFFC, OFTA, StLFCA, VFCC
Attica (1) – DGA
Barbara Lee: Speaking Truth to Power (1) – NAACP
Kurt Vonnegut: Unstuck In Time (1) – IFJA
Mr. Bachmann e Seus Alunos (1) – ICS
O Leopardo das Neves (1) – CESAR
Poly Styrene: I Am A Cliche (1) – BIFA
The First Wave (1) – UFC
.

Melhor Animação

Poderia ser uma categoria mais disputada se não houvesse um histórico do Oscar em sempre premiar o mais óbvio: as animações favoritas dos grandes estúdios. A Sony Animation está começando a ganhar casca de grande, mas ainda não é suficiente para colocar A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, com todas as suas vitórias no Annie Awards e na temporada, à frente da Disney com Encanto, que ganhou o principal sindicato, vulgo o PGA. Existe ainda uma remota possibilidade de Fuga surpreender, levando em conta que ele pode ameaçar levar alguma estatueta por mérito de suas três incríveis indicações. Contudo, o mais seguro é ir em Encanto mesmo.

Annie Awards 

Melhor Animação: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Animação Independente: Fuga
Melhor Direção em um Filme de Animação: Michael Rianda, Jeff Rowe (A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas)
Melhor Roteiro em um Filme de Animação:  A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Atuação de Voz em um Filme de Animação: Abbi Jacobson (A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas)
Melhor Curta-Metragem de Animação: Bestia
Melhor Trilha Sonora em Filme de Animação: Encanto
Melhores Efeitos em Animação: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Animação de Personagem em um Filme de Animação: Encanto
Melhor Design de Produção em um Filme de Animação: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Design de Personagens em um Filme de Animação: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Edição em um Filme de Animação: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Melhor Storyboard em um Filme de Animação: Encanto

PGA (Producers Guild of America Awards)

Melhor Produção em Animação:

Quadro de Premiações na Categoria

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (33) – AFCA, AFCC, ANNIE, AWFJ, BFCC, BOFCA, CACF, CCA, CIC, COFCA, DFCS, GFCA, GWNYFCA, HCA, HFCS, HFCS, KCFCC, LVFCS, MCFCA, NCFCA, NFCS, NYFCC, NYFCO, OAFFC, OFCC, OFCS, OFTA, PCA, PCC, PFCS, SEFCA, StLFCA, WAFCA
Fuga (12) – BSFC, CFCA, DFCS, EFA, GALECA, IFJA, IFSC, LAFCA, PFCC, SFCS, TFCA, UFCA
Encanto (11) – AWFJ, BAFTA, DFWFCA, FFCC, GG, IFCA, LEJA, MFCA, NAACP, NBR, NDFS
A Travessia (1) – ICS
Luca (1) – SDFCS
Raya e o Último Dragão (1) – NTFCA
Viagem ao Topo da Terra (1) – CESAR
.

Melhor Filme Internacional

Quanto melhor a categoria de Melhor Filme Internacional se torna a cada ano, mais sem graça se torna prever seu vencedor. Alguém tem dúvida de que o único dos cinco indicado também a Melhor Filme vai ganhar? Nem Fuga para ameaçar o Oscar 100% garantido de Drive My Car.

Quadro de Premiações na Categoria

Drive My Car (32) – AFCA, AFCC, AWFJ, BAFTA, CCA, CFCA, COFCA, DFCS, DFWFCA, GFCA, GG, GOTHAM, GWNYFCA, HCA, HFCS, IFJA, IFSC, KCFCC, LFCC, MCFCA, NCFCA, NYFCO, OFCC, OFCS, OFTA, PCC, SEFCA, SFCS, SPIRIT, StLFCA, TFCA, WAFCA
A Pior Pessoa do Mundo (4) – BOFCA, NYFCC, PCA, VFCC
Fuga (4) – BIFA, LVFCS, NDFS, UFCA
A Mão de Deus (4) – BFCC, FFCC, HFCS, PFCS
Mães Paralelas (3) – CIC, LEJA, SDFCS
Um Herói (2) – CACF, NBR
Aderir ao VIP (1) – AARP
African America (1) – BRA
Meu Pai (1) – CESAR
Lamb (1) – NTFCA
Pequena Mamãe (1) – LAFCA
Titane (1) – PFCC

Curtas

Como não existe sindicato, e há tão poucas premiações de base para as categorias de curtas – as que existem mal trazem indicados semelhantes –, a aposta mais segura é de acordo com a acessibilidade, temática refletida com a tendência do ano e/ou relevância em esfera atual ou nomes conhecidos por detrás do projeto. Dessa forma, as apostas mais seguras para cada categoria seriam:

Para quem quiser saber o que significa cada sigla do “Quadro de Premiações da Categoria”, aqui está a legenda, com todas as premiações da temporada.

1. AFCC – San Francisco Bay Area Film Critics Circle
2. AWFJ – Alliance of Women Film Journalists
3. BAFTA – EE British Academy Film Awards Longlists Announced
4. BOFCA – Boston Online Film Critics Association Awards
5. BSFC – Boston Society of Film Critics’ Awards
6. CCA – Critics’ Choice Awards
7. CFCA – Chicago Film Critics Association Awards
8. CIC – Chicago Indie Critics
9. DFCS – Detroit Film Critics Society
10. DFWFCA – Dallas-Ft. Worth Film Critics Association Awards
11. GFCA – Georgia Film Critics Association
12. GG – Globo de Ouro
13. GOTHAM – Gotham Awards
14. GWNYFCA – Greater Western New York Film Critics Association Awards
15. HFCS – Houston Film Critics Society
16. IFCA – Iowa Film Critics Association
17. IFJA – Indiana Film Journalists Association Awards
18. IPA – International Press Academy
19. KCFCC – Kansas City Film Critics Circle
20. LEJA – Latino Entertainment Journalists Association Nominations
21. LFCC – London Film Critics Circle Nominations
22. LVFCS – Las Vegas Film Critics’ Society Awards
23. NDFS – North Dakota Film Society
24. NSFC – National Society of Film Critics’ Awards
25. NTFCA – North Texas Film Critics Association
26. OFCS – Online Film Critics Society
27. PFCS – Phoenix Film Critics Society Awards
28. PGA – Producers Guild of America Award
29. SEFCA – Southeastern Film Critics Association Awards
30. SFBAFCC – The San Francisco Bay Area Film Critics’ Circle
31. SFCS – Seattle Film Critics Society
32. StLFCA – St. Louis Film Critics Association
33. TFCA – Toronto Film Critics Association
34. TIFF – Toronto International Film Festival
35. VENICE – Venice Film Festival
36. VFCC – Vancouver Film Critics Circle
37. WAFCA – The Washington DC Area Film Critics Association
38. WFCC – Women Film Critics Circle
39. AACTA – Australian Academy of Cinema and Television Arts Awards
40. COFCA – Columbus Film Critics Association
41. HCA – Hollywood Critics Association
42. KCFCC – Kansas City Film Critics Circle
43. MCFCA – Music City Film Critics’ Association Awards
44. NFCS – Nevada Film Critics Society
45. OAFFC – Online Association of Female Film Critics
46. SCA – School of Cinematic Arts
47. SDFCS – San Diego Film Critics Society
48. WFCC – Women Film Critics Circle
49. AFCA – Austin Film Critics Association
50. NCFCA – North Carolina Film Critics Association
51. NYFCO – New York Film Critics Online
52. OFCC – Oklahoma Film Critics Circle
53. OFTA – Online Film & Television Association
54. PCC – Phoenix Critics Circle
55. UFCA – Utah Film Critics Association
56. BFCC – Black Film Critics Circle
57. PFCC – Philadelphia Film Critics Circle
58. DFCS – Detroit Film Critics Society
59. SAG – Screen Actors Guild Awards
60. NBR – National Board of Review
61. FFCC – Florida Film Critics Circle
62. NYFCC – New York Film Critics Circle
63. AAFCA – African American Film Critics Association
64. EFA – European Film Awards
65. NAACP – National Association for the Advancement of Colored People
66. ICS – International Cinephile Society
67. BIFA – British Independent Film Awards
68. LAFCA – Los Angeles Film Critics Association
69. AARP – Movies For Grownups Awards
70. MSFCA – Minnesota State Fire Chiefs Association
71. DGA – Directors Guild of America Awards
72. CAS – Cinema Audio Society Awards
73. CDG – Costume Designers Guild Awards
74. ADG – Art Directors Guild Awards
75. VES – Visual Effects Society Awards
76. MUAHS – Make-Up Artists and Hair Stylist Guild Awards
77. WGA – Writers Guild of America Awards
78. ASC – American Society of Cinematographers Awards
79. ACE – Ace Eddie Awards
80. SCL – Society of Composers and Lyricists
81. SPIRIT – Idependency Spirit Awards
82. AFCC – Atlanta Film Critics Circle Awards
83. BRA – Black Reel Awards
84. HMMA – Hollywood Music In Media Awards
85. GALECA – Dorian Awards
86. MFCA – Minnesota Football Coaches Association
87. PCA – People’s Choice Awards
88. CANNES – Festival de Cannes
89. CACF – Critics Association of Central Florida
90. IFSC – International Film Society Critics


Premiações Premiações Premiações Premiações Premiações Premiações

Premiações Premiações Premiações Premiações Premiações

O Oscar

Oscar 2022

  • IMPORTANTE: confiram aqui a lista completa e comentada dos vencedores do Oscar 2022.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Com esse super-resumo em mãos, quero ouvir de você: o que achou dessa temporada de premiações 2020/2021? Não deixe de colocar sua opinião!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais