Home EspeciaisDiretores Especial | Federico Fellini

Especial | Federico Fellini

por Luiz Santiago
37 views (a partir de agosto de 2020)

Federico Fellini nasceu e criou-se em Rimini, uma comuna da região de Emília-Romanha, no norte da Itália. Ele era o mais velho de uma família de três irmãos, sendo ele o irmão do meio (Riccardo, que trabalharia com Federico em Os Boas-Vidas e Noites de Cabíria) e Maddalena (que só aos 62 anos iniciaria a sua participação em uma obra cinematográfica, no segmento La Neve sul Fuoco, de Sempre aos Domingos, 1991). Os Fellini passaram todos os anos do fascismo em Rimini. Foi durante esse período que Federico desenvolveu uma enorme paixão pelas tirinhas e histórias em quadrinhos publicadas nos jornais de sua cidade, em especial, Il Corriere dei Piccoli. Personagens como Mickey Mouse, Mandrake, o Mágico; Flash Gordon, O Gato Félix e Buck Rogers eram os seus favoritos.

Juntando a paixão pelos quadrinhos e pelo desenho, Fellini iniciou a sua carreira artística aos 17 anos, como desenhista. Ele começou com uma série de caricaturas de artistas famosos que via no Cinema Fulgor de Rimini e conseguiu, em 1938, que o jornal Domenica del Corriere publicasse os seus primeiros trabalhos (ele então estava com 18 anos). Em 1939, mudou-se para Roma com sua mãe e sua irmã e viveu do dinheiro de seus desenhos nos primeiros anos que passou na cidade. Com a liberação da Itália em junho de 1944, Fellini e alguns colegas abriram a Funny Face Shop, que oferecia caricaturas aos soldados aliados. Mesmo quando se tornou cineasta, Fellini continuou desenhando, fazendo a caracterização de todos os seus personagens e cenários ou de cenas que gostaria de destacar. Todos esses desenhos já foram reunidos e publicados.

Um fato interessante é que Fellini teve um projeto maldito em sua carreira, A Viagem de G. Mastorna, filme que ele nunca realizou por uma série de impedimentos (incluindo um ataque cardíaco), mas que transformou, junto com seu amigo Milo Manara, em uma história em quadrinhos. O mundo felliniano já se fizera presente na obra de Manara, com Viagem a Tulum, álbum onde o artista cria uma história baseada em desenhos, cenários e informações dados por Fellini, após uma visita ao México.

Quando iniciou na direção, em 1950, com Mulheres e Luzes, Fellini já tinha escrito 16 roteiros para diversos diretores e com diversos parceiros de escrita (seu primeiro texto para o cinema foi escrito em 1942, para o filme I Cavalieri del Deserto). A partir de Abismo de um Sonho (1952), o diretor assumiria sozinho os seus projetos. Era o início de uma louvável carreira no cinema e que agora você pode conferir detalhadamente nas análises feitas para este Especial.

.


Mulheres e Luzes

Luci del Varietà, 1950

Abismo de um Sonho

Lo Sceicco Bianco, 1952

Os Boas Vidas

I Vitelloni, 1953

O Amor na Cidade (Agência Matrimonial)

L’Amore in Città (Agenzia Matrimoniale), 1953

 

A Estrada da Vida

La Strada, 1954

A Trapaça

Il Bidone, 1955

Noites de Cabíria

Le Notti di Cabiria, 1957

A Doce Vida

La Dolce Vita, 1960

Boccaccio ’70 (As Tentações do Doutor Antônio)

Le Tentazioni del Dottor Antonio, 1962

Fellini Otto e Mezzo, 1963

Julieta dos Espíritos

Giulietta degli Spiriti, 1965

Histórias Extraordinárias (Toby Dammit)

Histoires Extraordinaires, 1968

Anotações de um Diretor

Fellini: A Director’s Notebook, 1969

Satyricon de Fellini

Fellini – Satyricon, 1969

Os Palhaços

I Clowns, 1970

Roma de Fellini

Roma, 1972

Amarcord

Amarcord, 1973

Casanova de Fellini

Il Casanova di Federico Fellini, 1976

Ensaio de Orquestra

Prova d’Orchestra, 1978

Cidade das Mulheres

La Città delle Donne, 1980

E La Nave Va

E La Nave Va, 1983

Ginger e Fred

Ginger e Fred, 1986

Entrevista

Intervista, 1987

A Voz da Lua

La Voce Della Luna, 1990

Memórias

Stardust Memories, 1980

Nine

Nine, 2009

Tutto Fellini

Fellini, la Grande Parade, 2009

Que Estranho Chamar-se Federico – Scola Conta Fellini

Che strano chiamarsi Federico, 2013

A Grande Beleza

La Grande Bellezza, 2013

Em Busca de Fellini

In Search of Fellini, 2017

Roma, Cidade Aberta

Co-roteirista

Paisà

Co-roteirista

Sem Piedade

Co-roteirista

Viagem a Tulum

Roteirista


Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais