Especial | Joel Coen e Ethan Coen

JOEL COEN

Minneapolis, Minnesota, EUA, 29 de novembro de 1954

&

ETHAN COEN

Minneapolis, Minnesota, EUA, 21 de setembro de 1957

Filhos de professores universitários (mãe historiadora e pai economista), os irmãos Joel e Ethan Coen cresceram em um subúrbio de famílias judaicas em Minneapolis, Minnesota e, desde muito cedo, tiveram grande gosto pelo cinema. Joel, o irmão mais velho, quando ainda era adolescente, economizou dinheiro do trabalho de cortador de grama que executava na vizinhança e comprou uma câmera, onde fazia versões de filmes que viam na televisão (A Prova do Leão foi um deles).

Inicialmente os irmãos seguiram caminhos profissionais diferentes. Joel se formou em Cinema e Ethan e Filosofia. Joel trabalhou como assistente de montagem nos filmes A Classe do Demônio (1981) e Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981). Três anos depois, ele e seu irmão Ethan entraram juntos em uma empreitada arriscada que teria sucesso e definiria a partir dali o caminho profissional dos dois, o longa Gosto de Sangue.

Ambos criaram um pseudônimo com o qual assinam a edição de seus filmes: Roderick Jaynes. Outro fato curioso é que Joel é casado com a atriz Frances McDormand, que já esteve em vários de seus filmes. Ethan é casado com a editora Tricia Cooke, que esteve na equipe de técnica de alguns de seus filmes.

O Especial abaixo aborda os filmes dirigidos pela dupla. Para acessar as críticas para os filmes basta clicar nos links ou nas imagens. Boa leitura e boa sessão a todos!
.

The Ballad of Buster Scruggs

2018

PLANO CRITICO The Ballad of Buster Scruggs

.

Ave, César!

2016

ave cesar

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum

2013

llewyn davis

Bravura Indômita

2010

bravura indômita 2010

Um Homem Sério

2009

um homem serio

Queime Depois de Ler

2008

queime depois de ler joel e ethan coen

Onde os Fracos não Têm Vez

2007

ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ PLANO CRITICO

Paris, Te Amo (segmento Tuileries)

2006

paris 2

Matadores de Velhinhas

2004

matadores de velhinhas

O Amor Custa Caro

2003

o amor custa caro coens

O Homem que Não Estava Lá

2001

O Homem que Não Estava Lá

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

2000

e ai meu irmao cade voce irmaos coen

O Grande Lebowski

1998

o grande lebowski coen

Fargo

1996

fargo_planocritico

Na Roda da Fortuna

1994

na roda da fortuna coen

Barton Fink – Delírios de Hollywood

1991

barton fink delirios de hollywood

Ajuste Final

1990

ajuste final joe e ethan coen

Arizona Nunca Mais

1987

ARIZONA NUNCA MAIS

Gosto de Sangue

1984

gosto de sangue
.

LUIZ SANTIAGO (OFCS) . . . . Após recusar o ingresso em Hogwarts e ser portador do Incal, fui abduzido pela Presença. Fugi com a ajuda de Hari Seldon e me escondi primeiro em Twin Peaks, depois em Astro City. Acordei muitas manhãs com Dylan Dog e Druuna, almocei com Tom Strong e tive alguns jantares com Júlia Kendall. Em Edena, assisti aulas de Poirot e Holmes sobre técnicas de investigação. Conheci Constantine e Diana no mesmo período, e nos esbaldamos em Asgard. Trabalhei com o Dr. Manhattan e vi, no futuro, os horrores de Cthulhu. Hoje, costumo andar disfarçado de Mestre Jedi e traduzo línguas alienígenas para Torchwood e também para a Liga Extraordinária. Paralelamente, atuo como Sandman e, em anos bissextos, trabalho para a Agência Alfa. Nas horas vagas, espero a Enterprise abordar minha TARDIS, então poderei revelar a verdade a todos e fazer com que os humanos passem para o Arquivo da Felicidade, numa biblioteca de Westworld.