Home EspeciaisDiretores Especial | Ousmane Sembène

Especial | Ousmane Sembène

por Luiz Santiago
283 views (a partir de agosto de 2020)

Um dos mais famosos diretores africanos, o marxista Ousmane Sembène (1923 — 2007) também foi produtor e escritor, sendo frequentemente chamado de “pai do cinema africano”. Pertencente à etnia Lebu, o artista teve um início de vida ligado à religião Sererê (também grafada como sérère ou serer), mas dela se afastou ainda na adolescência. Expulso da escola francesa onde estudava e após um curto período de trabalho com o pai, mudou-se para Dacar aos 15 anos, em 1938. Durante a 2ª Guerra Mundial serviu na infantaria francesa. Mudou-se para a França em 1947, onde trabalhou na fábrica da Citroën, em Paris, e depois no porto de Marselha, onde inicialmente se uniu ao sindicato e depois entrou para diversas organizações comunistas. Embora já escrevesse há algum tempo, foi só em 1956 que ele conseguiu realmente principiar sua carreira artística, com a publicação de O Estivador Negro, livro inspirado em suas próprias experiências trabalhando nas docas. Antes de sua estreia na direção ele ainda publicaria mais dois romances, um de maior sucesso que o outro: Oh País, Meu Belo Povo! (1957) e Os Pedaços de Madeira de Deus (1960).

Entre 1962 e 1963, o escritor estudou cinema na Gorky Film Institute/Studio, em Moscou, tendo Mark Donskoy como professor. A partir daí, Sembène percebeu o quanto seria mais fácil exercitar sua arte e tanto denunciar quanto criar, através do cinema, uma produção que tivesse a cara de seu país, de seu povo. Grande apreciador da primeira onda do Cinema Soviético, Sembène passou a utilizar esse tipo de linguagem para criticar uma ala do Islã em seu país (mais resistente a mudança), o colonialismo europeu, o papel da mulher na sociedade senegalesa (as mulheres sempre tiveram um grande destaque em sua arte) e a relação entre classes, temas que atravessaram toda a sua obra.

.


O Carroceiro

Borom Sarret

1963

Niaye

Niaye

1964

A Negra De… ou Garota Negra

La Noire De…

1966

Mandabi

Mandabi

1968

Emitaï

Emitaï

1971

Xala

Xala

1975

Ceddo

Ceddo

1977

Campo de Thiaroye

Camp de Thiaroye

1988

Guelwaar

Guelwaar

1992

Faat Kiné

Faat Kiné

2001

Moolaadé

Moolaadé

2004

Sembène: A Criação do Cinema Africano

Sembène: The Making of African Cinema

1994

Sembene!

Sembene!

2015


Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais